Página 1 de 2
Barulho da turbina!

Enviado:
Seg Set 14, 2009 6:50 pm
por raphtrinmac
Alguém sabe dizer se o ronco do T-Jet é muito diferente do punto 1.8 hlx?
Tenho o 1.8, e estava pensando colocar um filtro K & N para ficar com um ronquinho mais gostoso, e talvez aumentar um cavalinho....
Enquanto se acelera o T jet se ouve o barulho da turbina soprando? Já cansei de ver vídeo no youtube, mas é quase imperceptível a diferença..e olha que vi os vídeos on board....existe válvula de prioridade no t-jet? abs...
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Seg Set 14, 2009 9:57 pm
por socket
raphtrinmac escreveu:Alguém sabe dizer se o ronco do T-Jet é muito diferente do punto 1.8 hlx?
Tenho o 1.8, e estava pensando colocar um filtro K & N para ficar com um ronquinho mais gostoso, e talvez aumentar um cavalinho....
Enquanto se acelera o T jet se ouve o barulho da turbina soprando? Já cansei de ver vídeo no youtube, mas é quase imperceptível a diferença..e olha que vi os vídeos on board....existe válvula de prioridade no t-jet? abs...
Não se ouve a turbina soprando não...
Mas se instalar a válvula de prioridade... aí sim...
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Ter Set 15, 2009 12:34 pm
por jaydee_ro
é diferente sim... o ronco do T-Jet é meio "aspero"... mais macio até no pé... e a turbina não espirra... só se vc estiver em silencio absoluto vc ouve ela enchendo... mas é mto sutil...
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 10:32 am
por DinhoAlves
A turbina do T-jet é roletada? Se sim o barulho de aspiração é menor mesmo.
O barulho de aspiração-compressão mais bonito que já vi em turbina são as das Master Power que só tem resfriamento por óleo (ou seja, não tem resfriamento a água). As do Marea original são Garret com refrigeração à água, e o barulho tb é baixo. Qd coloquei a Master Power o barulho ficou alto e bonito...
Todo carro turbo tem válvula de prioridade. A diferença é que o turbo de fábrica vem com a prioridade tipo "by-pass" (creio que é esse o nome técnico), que libera o ar pressionado não utilizado de volta para a linha da tomada de ar. Enquanto que as válvulas de prioridade que "fazem barulho" comprimem o ar numa membrana e o liberam para fora da linha de tomada de ar, daí é que vem o barulho (tshiiiiii).
Agora, não acredite que filtro esportivo vai ser milagroso para te dar um barulho bonito de tomada de ar. Isso não acontece... Pode até da ruma diferença, mas é quase imperceptível e só virá em altas rotações (ou seja, pé mais fundo, mais consumo de combustível)...
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 1:11 pm
por JRFabbi
No T-Jet dá pra ouvir o barulho da turbina enchendo, tipo um assobio baixo, conforme mais você pisa e o gráfico da turbina enche mais agudo é o assobio mas é o máximo que dá pra ouvir de "diferente" no ronco do T-Jet (além do som grave do escape por causa da ponteira dupla).
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 4:06 pm
por jaydee_ro
Mas é beeeeem sutil esse assobio...
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 6:03 pm
por socket
Eu mesmo já estive com o ouvido enfiado naquele motor do TJET enquanto o dono acelerava o bicho...
E não ouvi, com o perdão da palavra, porr* de espirro nenhum...
Além de já ter dirigido o Linea TJET e puxado bastante...
Que tb não me rendeu nada aos ouvidos...
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 7:23 pm
por phabio
O assobio da turbina enchendo é bastante notado e achei bem mais interessante do que o espirro!
Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 10:15 pm
por luizeduardo
No T-Jet, com o som baixo e os vidros abertos ouvi-se bem a turbina "soprando" quando está entre 2000 e 3500rpm, faixa de rotação em que a pressão é mais alta (1,0 até 1,1 bar), principalmente em súbidas com o "pé em baixo" pois mantem-se a carga elevada e o motor demora mais a sair desta faixa de rotação.
Com os vidros fechados só se escuta o ronco grave do sistema de escape, até ~3000rpm.
Original, não espirra nada! Mas se soltar a mangueira de retorno ao filtro de ar ele passa a espirrar sim! Mas dizem que não é bom pois gera diferença de massa de ar p/ ECU.

Re: Barulho da turbina!

Enviado:
Qua Set 16, 2009 11:31 pm
por jaydee_ro
É socket... dá pra ouvir, mas só de dentro do carro, com vidros abertos e sem som (e sem outros barulhos de fora)...
Ela enchendo é bem interessante... mas nada mto forte... (o som, claro)