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"Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qua Set 24, 2008 12:00 pm
por mkk
Quando estou na segunda marcha e dou uma pisada forte no acelerador, ao alcancar uns 3500 rpm, o carro da uma "estilingada" q da ate uma certa "colada" (tranco) no banco. Quero dizer, a aceleracao nao e` "linear". Acontece isso c/ todos os 1.4?
Abrcs

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qua Set 24, 2008 12:26 pm
por sepacheco
Sim e normal Esse motor funciona melhor entre 3500 e 4500 ate 5500 ele ta "quente" depois vai caindo em 6200 começa a morrer (a troca para maximo desempenho e nessa faixa de 6200)
A Rotaçao de torque maximo e 3750 e o corte vem em 6750
Gosto desse comportamento dele, demonstra personalidade, pena que nao tem 8 kg de torque e uns 25 CV a mais... Ai teria reserva de força pra andar bem em baixas rotaçoes tambem.
Se esse 1.9 16 V da Fiat tiver esse comportamento... um Punto com esse motor ficara uma delicia de guiar !
Ja o 1.8 o soco e imediato e a morte tambem... em 4000 acabou o motor...
Pra quem nao ta acostumado a usar o motor do carro, torque mais cedo faz parecer que o carro anda mais... Alem de reduzir o trabalho com o cambio (eu gosto de trocar marchas)
Mas pense em 120-130 por hora numa estrada... que faixa de rotaçao vai trabalhar ? Ou seja exatamente onde o 1.4 esta na sua melhor faixa. Pena que nao seja um pouquinho mais forte pra dar conta do peso do Punto...

[]

Sandro

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qua Set 24, 2008 9:17 pm
por socket
Exato...
O Sandro falou bem aí...

Eu mesmo quando viajei com meu 1.4 percebi que após os 4mil giros ele dá um GÁS a mais...
Seja em que marcha for...

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qua Set 24, 2008 9:57 pm
por mkk
Valeu Sandro (Sepacheco)!
Comentei sobre a 2 marcha pq tem uma subida #@% perto de casa q tem um semafaro bem no meio q geralmente ta vermelho...Quando fica verde, tem sempre um engracadinho q vem no embalo, e p/ nao "atrapalhar" tenho q dar uma pisada "de leve" kkkkkk e nessa hora q percebo a estilingada na 2 marcha. Ate ja comentei em outro post sobre um Celta q veio no embalo, mas acelerei e o Celtinha ficou la atrasssss. kkkkkkk

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qui Set 25, 2008 12:18 am
por sagatiba
então o 1.8 não deve passar de 4000 rpm??

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qui Set 25, 2008 10:44 pm
por GustavoBH
É impressionante.. No 1.8, a partir dos 2800 giros (torque máximo) ele da uma puxada bem forte de até colar no banco um pouco... Mas acho que as vezes já senti tipo um ''falseio'' esticando a segunda marcha...

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Qui Set 25, 2008 11:42 pm
por AndreBsB
sagatiba escreveu:então o 1.8 não deve passar de 4000 rpm??


Não é isso... é que a partir daí ele começa a perder força, mas pode pisar 5.500-6000rpm de boa!

GustavoBH escreveu:É impressionante.. No 1.8, a partir dos 2800 giros (torque máximo) ele da uma puxada bem forte de até colar no banco um pouco... Mas acho que as vezes já senti tipo um ''falseio'' esticando a segunda marcha...


É engraçado meter o pé no acelerador de repente... geralmente o pessoal acha um #@%&! motorzão. :P

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 9:43 am
por sepacheco
A faixa de utilizaçao do 1.0 e entre 2500 e 3800 RPM, e um motor para conduçao tranquila prevendo poucas trocas de marcha na cidade.

Não adianta esticar mais de 5.000 nele que so vai estar esgoelando, e o consumo sobe na estratosfera sem devolver em desempenho.

Uma conta rapida pra saber onde trocar marchas com mais desempenho e somar 10% a rotaçao de potencia maxima, passou disso a curva ja nao ajuda. Importante e ver tambem a rotaçao que entra a proxima marcha se vier abaixo da rotaçao do torque maximo ta muito cedo.. Os stilos tem esse problema, o corte vem muito proximo d arotaçao de potencia maxima (5600 o corte) ai quando a proxima marcha entra entra xoxo de tudo...
mas tem motores e motores alguns caem muito rapido o torque depois do pico, ai nao adianta ficar esticando porque so ta jogando combustivel fora... caso por exemplo do 4.1 da GM.

Com a convivencia voce vai aprendendo como utilizar corretamente seu motor.

[]

Sandro

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 1:28 pm
por Guilherme
para quem mora em BH deve conhecer, estes dias pegando o punto da revisao, ali na fiat sinal, do lado do carrefour, perdo do del rey...

seguindo ali, quando chega no mineirao, tem uma curva quase 90º, apos a curva e uma boa subidinha,

entrei de 3º, joguei 2º e deixei, ate o corte do giro, para minha supresa o carro deu uns 85km/h e subindo com muita pressao!!! joguei 3º e ele ainda puxou bastante!!! o carro se pisar, anda sim!!!!!!

Re: "Estilingada" na segunda marcha

MensagemEnviado: Sex Set 26, 2008 6:26 pm
por pexe
sepacheco escreveu:Sim e normal Esse motor funciona melhor entre 3500 e 4500 ate 5500 ele ta "quente" depois vai caindo em 6200 começa a morrer (a troca para maximo desempenho e nessa faixa de 6200)
A Rotaçao de torque maximo e 3750 e o corte vem em 6750
Gosto desse comportamento dele, demonstra personalidade, pena que nao tem 8 kg de torque e uns 25 CV a mais... Ai teria reserva de força pra andar bem em baixas rotaçoes tambem.
Se esse 1.9 16 V da Fiat tiver esse comportamento... um Punto com esse motor ficara uma delicia de guiar !
Ja o 1.8 o soco e imediato e a morte tambem... em 4000 acabou o motor...
Pra quem nao ta acostumado a usar o motor do carro, torque mais cedo faz parecer que o carro anda mais... Alem de reduzir o trabalho com o cambio (eu gosto de trocar marchas)
Mas pense em 120-130 por hora numa estrada... que faixa de rotaçao vai trabalhar ? Ou seja exatamente onde o 1.4 esta na sua melhor faixa. Pena que nao seja um pouquinho mais forte pra dar conta do peso do Punto...

[]

Sandro


FAlou tudo!!!