Bob Heimer escreveu:O problema é que eu não achei o 1.6 essence a um preço bom na minha região. To negociando um 1.4 Attractive, 12/13, modelo novo, muito bem cuidado, por R$ 29,500. Acredito que seja um bom negócio, pois a FIPE do carro é R$ 34,700. O que vcs acham?
Já rodei mais de 40mil km em menos de um ano, então posso opinar um pouquinho...
O 1.6 é mais caro mesmo. Passei pela mesma coisa quando fui comprar o meu.
Sempre bate a dúvida tremenda em pegar um mais novo, mesmo que em versão "inferior".
Eu deixei de pegar um 1.4 2013 (evo) pra pegar um 1.6 2011 (giugiaro), e não me arrependo em momento algum.
Tabela FIPE não é referencia exata de mercado para alguns carros, como os Peugeot/Citroen que costumam ser anunciados por valores bem inferiores.
Até mesmo porque, com a situação econômica atual do país, muita gente ta precisando de grana, e isso joga o preço dos usados lá embaixo para que haja liquidez.
Reúna alguns anúncios e veja se o carro que você quer costuma ser ofertado na tabela fipe ou abaixo/acima.
A partir daí você tem uma estimativa melhor de valor.
E uma coisa é certa: quem tem um carro bom, não costuma vendê-lo por qualquer mixaria, a não ser que esteja enforcado precisando de dinheiro.
Se você achar um carro bom, de alguém que esta disposto a perder um bom valor, pode até ser um bom negócio, mas exige cautela.
Portanto, à princípio, desconfie de carros com valores abaixo do mercado. Entendo que até 1.000 reais abaixo é um preço interessante para venda rápida, tanto pra quem compra quanto pra quem vende.
Um carro com valor R$ 5.000,00 abaixo do mercado é bem suspeito...
Eu mesmo não vendo o meu por valor abaixo da Fipe... Por valor baixo, prefiro ficar com ele mesmo.
Um amigo meu que trabalha com compra e venda de carros sempre me diz: "Quem tem carro bom, não vende. E quando vende, quer valor justo."
Pra ele conseguir botar pão na mesa, precisa lucrar em cima da venda/compra. Carro bom não entra, porque o dono não se dispõe a vender barato.
Aí ele só pega carro "time bomb". É só questão de tempo pra começar a dar chateação. Ele sabe disso e só administra o risco da bomba não explodir antes do término da garantia...
Raras exceções aparecem. As vezes é alguém que se empolga e faz mal negócio, mas te digo que a cada 100 negócios que ele faz, apenas 1 carro bom entra.
E esse 1 que entra, acaba indo parar na mão dele ou de familiar, pois é a famosa "galinha morta".
Eu procuro sempre carro de particular, de pessoa que cuida e que pede valor justo.
E ainda assim, puxo a "capivara", levo em funileiro de confiança e faço uma avaliação minuciosa da parte mecânica.
Se passar por esses crivos, vai pra garagem. Talvez por isso que eu nunca tive carro "bomba", e olha que já fui dono de um Peugeot 206 - que todo mundo mete o pau - e nunca tive qualquer chateação, muito pelo contrário.
Por este valor que você esta dizendo (casa dos R$ 29~30k), pelo menos aqui em SP, tem bastante essence 1.6 2011~12 (modelo giugiaro) pra vender. Com sorte, talvez até ache um 2013.
Estou ajudando um amigo a encontrar um Atractive 1.4 2013.
Não achei nada pra ele que preste por menos de R$ 32K, e nesse valor ainda só bem básico, com calotas, retrovisor com regulagem manual, vidro traseiro na manivela, etc... Completinho, o melhor que achei era 35k, mas o dono aceitava 34k.
Prefira um mais antigo e cuidado do que um novo com algumas coisinhas pra fazer. Eu tenho em mente que o carro ideal pra comprar é aquele que eu não vejo defeitos (pois eles sempre existem e aparecem com o uso).
Sempre quando a gente compra um carro, por melhor que ele pareça, logo no primeiro mês a gente começa ver um monte de detalhezinho pra fazer... agora imagina num carro que se notam problemas logo de cara...
A questão é garimpar bem e saber escolher...
Abs!