bom, antes de mais nada, muita calma. Como ito e para voce ter uma ideia melhor, faça o seguinte (voce mesmo e aí, evita ser explorado por mecânicos, CCs e mechânicos, doidos para colcoar defeitos, fazer de conta que foi feito algo e cobrar por isso, com uma solução mais barata para eles):
1. "fumando" em alta geralmente pode ser aneis ou anel de pistão que nem precisa estar ruim e sim, só ter virado - os aneis têm uma ranhura cada um que não ficam alinhadas justamente para evitar a queima de óleo e aí, só mesmo tirando o cabeçote para poder ter acesso aos pistões; só que antes de mais nada, com motor frio e no plano, verifique o nivel do óleo pelo menos uma vez ao dia - melhor se for pela manhã. faça esse acompanhamento pelo menos por uns 5 dias para ver se abaixa. Se não abaixar, não está queimando óleo;
2. Retentor de válvula costuma fumar na primeira partida, com motor frio e isso porque um retentor que não eesteja vedando permite que o óleo do motor que está na tampa de válvulas, goteje para cima do pistão e isso faz fumar pela mnhã, mas em alta, pára;
3. Verifique se existe uma espuma marrom-esbranquiçada no óleo. só tirando a vareta para ver o nível já dá pra ter idéia se está misturando e se sim, existe alguma folga na junta do cabeçote (entre ele e o bloco);
4. Tente ouvir o motor quando vc estica a marcha e fuma: se ouvir um barulho metálico como metal arranhando ou batendo, é sinal de que o problema está mesmo nos pistões ou aneis;
5. Tente usar todo o combustível do tanque e aí, colocar outro por exemplo, se estiver com gasolina, use-a quase toda e coloque um pouco de etanol e aí, rode com esse combustível, esticando e veja se a fumaça ainda está ali. Se parar, pode ser combustível adulterado.
6. Como sugeriram, examine as velas. A cor delas deve estar entre o castanho claro e um marrom médio. Branca indica mistura pobre e marrom escuro, rica e quando está queimando óleo ela fica preta e melada ao redor do eletrodo e, nesse caso, se for só uma é a do cilindro que está com problema, provavelmente de anel.
Só com esse diagnóstico relativamente simples já dá pra ter uma pista do que está acontecendo e se o mecânico por exemplo e de cara, já condenar o motor dizendo que tem que fazer cabeçote e retífica completa, pula pra outro mecânico que esse tá querendo arrancar o fígado.
Boa sorte e depois, coloca o que era.
