Página 1 de 2

Troca de marchas

MensagemEnviado: Seg Out 25, 2010 5:30 pm
por felipe
Fala galera,.
Tenho uma dúvida aki há algum tempinho..
Qndo a gnt troca da 1ª pra 3ª direto, ou da 2ª pra 4ª, 2ª pra 5ª, etc etc..
isso é ruim? Pode causar algum dano a alguma coisa..?
Pq no meu pensamento (leigo no assunto), eu vejo isso como uma economia de embreagem e de caixa de marchas.. já q vc estaria hipoteticamente deixando de usar essas duas coisas.. assim aumentando o tempo de vida útil delas e até economizando combustivel..

alguem tem o dom da palavra?

valeu.

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Seg Out 25, 2010 5:36 pm
por shadowcps
veja bem: para "pular" marchas seria preciso dar uma esticadinha a mais para a velocidade não cair tanto, ainda mais em se tratando do 1.4. Em subida, mesmo pequena então, cairia muito. E não me refiro so a velocidade mas principalmente, ao torque, que já não é lá gde coisa. No plano por exemplo, dá pra sair em segunda e passar para a 4a. ou então, de primeira para terceira, mas a coisa pega se tentar passar de 2a. para 5a. direto. Em resumo: não torne uma regra, sempre, a possibilidade de pasar marchas e, sinceramente, acho que nem compensa por aumentar o consumo devido as esticadas.

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Seg Out 25, 2010 6:29 pm
por AndreBsB
Já li em algum site especializado que era prejudicial sim, mas não lembro exatamente o porquê.

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 4:24 pm
por Ferranda
Não acho que vai gerar nenhuma economia. Muito pelo contrario. :roll:
1 - Se for pular marchas, vai gastar mais combustivel (esticar muito as marchas, e forçar) Conforme já foi dito.
2 - Em algumas situações vai acabar tendo que "queimar" embreagem
3 - Caixa de cambio não é item de desgaste (Item não previsto de ser substituido) Vai muito do uso. (Nem se deve preocupar com desgaste do cambio).
Já tive carro com mais de 230.000km e o item de desgaste de cambio que pediu substituição foi 1 rolamento.
4 - Vai forçar o motor, aumentando desgaste de aneis, carbonização e etc.

Até faço isso, mas em situação fora do normal. Ex. Descida de serra com transito, ou semaforo no meio de uma avenida em descida, porem sem forçar.
Abçs

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 4:32 pm
por shadowcps
e o dono do tópico sumiu ,kkkkkk

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 4:36 pm
por Ferranda
shadowcps escreveu:e o dono do tópico sumiu ,kkkkkk



Logo, logo ele aparece.
Deve ter ido no pipi-room. Rsrsrsrs :lol:

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 7:47 pm
por felipe
shadowcps escreveu:e o dono do tópico sumiu ,kkkkkk


hahahaha.. não, não..
tava esperando mais opiniões pra ver de qualé..
bom, depois de uma aula, entendi sobre o assunto.
Não fico pulando marchas toda hora.. apenas em casos que nem o Ferranda falou aí.. principalmente em estradas..

valeu aí.
abs

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Ter Out 26, 2010 8:12 pm
por shadowcps
(>:D<)

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Qua Out 27, 2010 8:21 am
por Lbonetto
" cde papai ? "


ahh, eu faço isso com frequencia caras, mas não pensando em economia nem nd, eh habito
as vezes estou em quinta, reduzindo a velocidade e ja jogo terceira...
ou estou em primeira, e acabo dando uma esticadinha por algum motivo, e acabo tendo força pra jogar terceira direto
mas não faço isso "pensando", eh mais instintivo, obra do acaso xD

Re: Troca de marchas

MensagemEnviado: Qua Out 27, 2010 3:24 pm
por Ferranda
Se não forçar, beleza !!!!
Sempre vale o bom senso.
Na redução, não dando over rpm, tambem beleza....
:wink: