Porque o Motor 1.4 é tão "manco"?!

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Porque o Motor 1.4 é tão "manco"?!

por RodrigoCA » Dom Set 12, 2010 11:54 am

Acompanho o Fórum já há um tempinho e sempre vi os comentários, na grande maioria negativos, sobre o Punto 1.4. Claro que isso tem a ver com o peso do carro, muita gente fala que esse motor serve bem o Palio e Uno. Mas olhando as especificações técnicas do 1.4, vi que a potência específica é de 60,7cv e torque específico é 8,9kgfm. Já para o 1.6 os números são 71,9 e 10,1. Tudo bem que o E-torQ é um motor mais moderno, 16v e tal, mas porque o 1.4 Fire é tão "manco" em comparação com outros motores 1.4? Esse motor não deveria gerar uns 100cv e 14kgfm? Alguém pode explicar ou dar opinião sobre isso? Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Porque o Motor 1.4 é tão "manco"?!

por andretissot » Dom Set 12, 2010 11:59 am

Vamos aguardar nossos amigos eng. de plantão pfra nos ajudarmos hehehe.

Mas isso é uma coisa que sempre pensei, porque a tão sempre criticada por aqui GM fez com que seus motores 1.4 econoflex rendessem 96cv, 10 a mais do que os 1.4 fire da FIAT, também acho que os Fire deveriam render mais, ainda mais pro punto que é um carro mais pesado que o uno e o palio como vc comentou !!!

TISSOT
Velha Guarda
Velha Guarda

por qsboy » Dom Set 12, 2010 12:25 pm

Peso do carro.
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por sepacheco » Dom Set 12, 2010 12:29 pm

Simplesmente porque 85 CV de potencia e 12,5 Kgfm de torque ficam bons em carros de 900Kg quando põe no lombo desse cara 1490 Kg (peso do carro + carga a maioria dos 1.4 roda com +- 1200 Km 75 do motorista + som e rodas)... Fica lento e consome um monte. E como é lento você tende a utilizar o motor em rotações mais altas (o 1.4 roda bem acima de 3000 RPM na estrada 120 á 145 em 5.a é a melhor faixa) O QUE FAZ CONSUMIR MAIS.
Chaga a ser interessante quando digo que meu Marea de 272 CV (usam 20 % de perda, que acho muito, daria 326 CV no motor)na roda gasta a mesma coisa ou menos que meu punto 1.4... as pessoas não acreditam ai mostro as notas de abastecimentos....
Um carro para ficar legal deve ter relação peso potencia proximo ou abaixo de 10 Kg Por CV e de 67 Kg de torque por Kgfm de torque, caso contrario é um carro lento e que só vai ter boas medias de consumo se usar como carrinho de rolimã, ou seja embalar na descida e deixar subir no embalo, se começar a forçar nas subidas e arrancadas vai gastar e bastante (faça uma viagem á media de 140 Km/h num carro 1.0 e veja ele fazer 7 km/l na gasolina onde faço 12,8 com o Marea)

Mas pera ai, e o 1.8 da GM ? Esse gasta devido ao projeto antigo.

Portanto um Punto legal tem que ter proximo de 120 CV e 16 Kgfm de Torque. O 1.6 já é mais economico e anda mais que o 1.4 :) e o 1.8 novo é capaz de gastar a mesma coisa que o 1.6...

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por sepacheco » Dom Set 12, 2010 12:40 pm

andretissot escreveu:Vamos aguardar nossos amigos eng. de plantão pfra nos ajudarmos hehehe.

Mas isso é uma coisa que sempre pensei, porque a tão sempre criticada por aqui GM fez com que seus motores 1.4 econoflex rendessem 96cv, 10 a mais do que os 1.4 fire da FIAT, também acho que os Fire deveriam render mais, ainda mais pro punto que é um carro mais pesado que o uno e o palio como vc comentou !!!

Andre não tome por referencia o numero total de potencia.. alias eles não andam com essa potencia toda não, você só vai conseguir isso com gasolina podium, e esse motor requer manutenção bem intensiva pois é facinho de criar borra por conta da alta taxa de compressão. Alem disso anda bem de alta de retomada não é la essas coisas.. e a referencia que todo mundo tem é dele no celta... que pesa por volta de 900 Kg...
O Punto 1.4 pede muito menos marcha que o corsa 1.4 e retoma melhor (isso que o corsa é mais leve), sim anda menos, se por os dois lado a lado o corsa vai ganhar numa arrancada, mas o fire é bem mais linear e elastico ou seja mais confortavel no dia a dia e dura bem mais. questão de compromisso. O fire tem curva de entrega de torque e potencia bem mais suave. No palio ele fica fantástico !

O 1.4 na europa (gasolina boa) e cabeçote 16V já roda há muito tempo com 112 CV (veja especificações do cinquecento)

Se comparar com um PUG 1.4 ou um C3 1.4 vai ver o que realmente o fire tem pra mostrar.

Mas que esse fire 1.4 nunca devia ter feito parte do ELX.... não devia. Agora com o atractive vendido por 36 K com desconto, OK (não tem coisa ruim tem coisa cara)! Mas no meu caso que paguei 49K no meu ELX fico até hoje com a sensação de ter sido roubado pela fiat....

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Weliton » Dom Set 12, 2010 12:42 pm

Resume a peso do carro. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por andretissot » Dom Set 12, 2010 1:20 pm

sepacheco escreveu:
andretissot escreveu:Vamos aguardar nossos amigos eng. de plantão pfra nos ajudarmos hehehe.

Andre não tome por referencia o numero total de potencia.. alias eles não andam com essa potencia toda não, você só vai conseguir isso com gasolina podium, e esse motor requer manutenção bem intensiva pois é facinho de criar borra por conta da alta taxa de compressão. Alem disso anda bem de alta de retomada não é la essas coisas.. e a referencia que todo mundo tem é dele no celta... que pesa por volta de 900 Kg...
O Punto 1.4 pede muito menos marcha que o corsa 1.4 e retoma melhor (isso que o corsa é mais leve), sim anda menos, se por os dois lado a lado o corsa vai ganhar numa arrancada, mas o fire é bem mais linear e elastico ou seja mais confortavel no dia a dia e dura bem mais. questão de compromisso. O fire tem curva de entrega de torque e potencia bem mais suave. No palio ele fica fantástico !

O 1.4 na europa (gasolina boa) e cabeçote 16V já roda há muito tempo com 112 CV (veja especificações do cinquecento)

Se comparar com um PUG 1.4 ou um C3 1.4 vai ver o que realmente o fire tem pra mostrar.

Mas que esse fire 1.4 nunca devia ter feito parte do ELX.... não devia. Agora com o atractive vendido por 36 K com desconto, OK (não tem coisa ruim tem coisa cara)! Mas no meu caso que paguei 49K no meu ELX fico até hoje com a sensação de ter sido roubado pela fiat....

[]

Sandro

Sandro

Valeu pelas explicações, mas na minha opinião o 1.4 da GM ainda anda mais, já vi várias pessoas aqui que apanharam pra prisma e corsa 1.4, mas acredito que o fire seja um motor mais linear e que proporciona um maior conforto sim !!!

Agora que estamos falando de aberrações, não podemos deixar de citar o pandero 1.0, imagine, um carro pesado daquele com motor 1.0 !!! Muito sem noção !!!

TISSOT
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniat » Dom Set 12, 2010 1:27 pm

Logan 1.0 carregado subindo serra voltando da praia com 4 nego dentro com os vidros abertos e prancha no teto (=D>)

Enfim... eu acho que falta TAXA nesse nosso 1.4... no mais, ta de boa...

Ei, qual seria o tamanho da c4gada em atrasar 1 dente do comando??
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por sepacheco » Dom Set 12, 2010 1:28 pm

HEHE só lembra que o pandeiro é oco...

Sim o GM 1.4 anda mais que o fire sem duvidas. è que os puntos estão muito novos mas quem tiver problema de cabeçote , basta aumentar um ponto na taxa e vai andar igual á um corsa 1.4

[]

Sandro
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por sepacheco » Dom Set 12, 2010 1:29 pm

viniat escreveu:Logan 1.0 carregado subindo serra voltando da praia com 4 nego dentro com os vidros abertos e prancha no teto (=D>)

Enfim... eu acho que falta TAXA nesse nosso 1.4... no mais, ta de boa...

Ei, qual seria o tamanho da c4gada em atrasar 1 dente do comando??

1 dente de polia é de mais para QUALQUER carro... o enquadramento é um assunto muito complicado... depende do fluxo de admissão e escape, não é só ir lá e fazer não..
No 1.4 não vale a pena mexer não..

[]

Sandro
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Próximo