O COMPUTADOR CONSIDERA A RESERVA PARA COMPUTAR A AUTONOMIA?
Re: O COMPUTADOR CONSIDERA A RESERVA PARA COMPUTAR A AUTONOMIA?
ric181 escreveu:Aldair87 escreveu:No domingo eu sai, fui até um barzinho na Faria Lima. Moro na região do Ipiranga. Não é longe mais na ida avisou reserva.
Como na volta ia deixar uma amiga em casa, resolvi abastecer pra não ter nenhum problema.
Estranho é que quando avisou reserva eu estava quase chegando já, ou seja, o ponteiro estava só começando a tocar no vermelho.
Quando liguei ele pra voltar, estava lá no final do vermelho. Fiquei preocupado e tratei logo de abastecer ali na faria lima mesmo.
Duro foi pagar R$2,99 no litro da gasolina.
DÚVIDA: Já ouvi falar que o carro é mais econômico se andarmos de tanque cheio. É verdade ou isso é mito?
Nao é mais econimico nao...
POREMMMMMM
com o tanque xeio ele está usando o combustivel "limpo" ... já quando esta na reserva ele usa para combustão aquele combustivel um tanto qto "sujo" que fica no final do tanque e porisso consome mais e em alguns casos rende menos.
e realmente... PARAR 2,99 eh #@%&!... mas ali na Faria lima é tenso.... mto caro msm.. perto do mac donalds ali ??
Galera qdo que tem encontro EM SAO PAULO...
nunca fui e nunca ser qdo vai ter hsuahsua
Eu não reparei se tinha Mc por ali mais fica um pouco depois do cruzamento com a Juscelino. Perto de casa pago em média R$2,50.
Página do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=14892
- Roda dura de Auto Escola
AUTONOMIA - COMPUTADOR DE BORDO!
Pessoal, não achei nada muito esclarecedor na minha busca aqui pelo portal... Eu queria tirar um dúvida, de quem souber realmente me explicar o porque disso...
Pelo que eu entendo eu preciso saber a autonomia justamente quando o carro entra na reserva e tem pouco combustível, pra saber se consegue chegar em tal lugar com o q tem ainda... e justamente pra baixo dos 50km a autonomia não marca mais... me digam isso é feito de propósito pra te obrigarem a ficar receoso e abastecer quando chega nesse patamar? Pois achei muita estupidez esse tipo de coisa... No Honda City da minha namorada a autonomia marca quando falta 15, 10, 5, 3 km pra acabar o combustível, porque cargas d´agua o do punto para nos 50km??? To indignado com isso, não esperava isso da Fiat! Isso faz uma enorme diferença para o seu controle, quero saber já de quebra onde eu consigo reclamar disso pra eles... muito obrigado desde já aos amigos puntaneiros...
.
Pelo que eu entendo eu preciso saber a autonomia justamente quando o carro entra na reserva e tem pouco combustível, pra saber se consegue chegar em tal lugar com o q tem ainda... e justamente pra baixo dos 50km a autonomia não marca mais... me digam isso é feito de propósito pra te obrigarem a ficar receoso e abastecer quando chega nesse patamar? Pois achei muita estupidez esse tipo de coisa... No Honda City da minha namorada a autonomia marca quando falta 15, 10, 5, 3 km pra acabar o combustível, porque cargas d´agua o do punto para nos 50km??? To indignado com isso, não esperava isso da Fiat! Isso faz uma enorme diferença para o seu controle, quero saber já de quebra onde eu consigo reclamar disso pra eles... muito obrigado desde já aos amigos puntaneiros...
.

- Piloto de Autorama
Re: AUTONOMIA - COMPUTADOR DE BORDO!
A Fiat não quer ser responsabilizada em caso de pane seca no meio de estrada.
Principalmente se a resposta for: Mais no CB estava marcando que eu ainda tinha 10km de combustível e o carro parou ao subir esse morro.
Existem situações em que 2-3L de combustível (autonomia de 20km) o "pescador" da bomba não consegue puxar e mandar pro motor. (Ladeiras principalmente)
Tem um outro porem, andar com pouco combustível no tanque literalmente fde a bomba, Pois é justamente o combustível que refrigera o componente.
Então o melhor é abastecer o quanto antes.

Principalmente se a resposta for: Mais no CB estava marcando que eu ainda tinha 10km de combustível e o carro parou ao subir esse morro.
Existem situações em que 2-3L de combustível (autonomia de 20km) o "pescador" da bomba não consegue puxar e mandar pro motor. (Ladeiras principalmente)
Tem um outro porem, andar com pouco combustível no tanque literalmente fde a bomba, Pois é justamente o combustível que refrigera o componente.

- Velha Guarda
Ferranda escreveu:A Fiat não quer ser responsabilizada em caso de pane seca no meio de estrada.
Entendi, mas nesse caso acho q pelo menos poderiam colocar um limite de marcação de 20 ou 15 km pra parar de marcar... Claro que a situação IDEAL é não andar com pouco combustivel no tanque, porém na real as vezes nós sabemos que não é isso que acontece... as vezes entra na reserva mesmo e esperamos um pouco mais pra encher de novo.. e é nessa situação q eu digo...
- Piloto de Autorama
O problema é que no caso do Punto, o sensor de combustível é extremamente impreciso. Quando você estaciona numa subida você "ganha" gasolina e quando estaciona descendo você "perde" ao nivelar o carro, se você não desligar o motor ele demora a voltar para o normal (demora mesmo, as vezes saio de Petrópolis, com o carro tendo ficado um tempinho parado em descida e venho ganhando gasolina até o Rio de Janeiro, o ponteiro sobe bem aos poucos).
Outra coisa é que essa autonomia é calculada com base no consumo médio. Quem pode garantir ao CB que o seu padrão de consumo não vai mudar justamente na reserva? Justamente quando chegar a reserva você tem uma subida pra encarar. Assim, o CB Faz uma conta cujo erro é grande, e por isso, eles jogam a faixa lá pra cima, para evitar justamente que você confie demais nele. O CB deve ser bem mais preciso do que 50km, mas a Fiat achou por bem não arriscar, justamente porque o fator usuário pode encrencá-los.
Outrossim, tem um tópico aí que fala disso, podia ter ressuscitado ele e perguntado lá.
Outra coisa é que essa autonomia é calculada com base no consumo médio. Quem pode garantir ao CB que o seu padrão de consumo não vai mudar justamente na reserva? Justamente quando chegar a reserva você tem uma subida pra encarar. Assim, o CB Faz uma conta cujo erro é grande, e por isso, eles jogam a faixa lá pra cima, para evitar justamente que você confie demais nele. O CB deve ser bem mais preciso do que 50km, mas a Fiat achou por bem não arriscar, justamente porque o fator usuário pode encrencá-los.
Outrossim, tem um tópico aí que fala disso, podia ter ressuscitado ele e perguntado lá.

- Piloto de Kart de feriado
acho tranquilíssimo o cb informar a autonomia até os 50km (pra falar a verdade nunca deixei baixar de 70km, e foi numa emergencia).... se a diferença no consumo instantaneo pode variar de 4 a 50 km/l, quem na equipe de desenvolvimento da fiat seria louco a ponto de garantir uma autonomia menor que isso, ainda sem considerar curvas, ladeiras, etc onde o combustivel "dança" dentro do tanque?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Fernando Vieira escreveu:O problema é que no caso do Punto, o sensor de combustível é extremamente impreciso. Quando você estaciona numa subida você "ganha" gasolina e quando estaciona descendo você "perde" ao nivelar o carro, se você não desligar o motor ele demora a voltar para o normal (demora mesmo, as vezes saio de Petrópolis, com o carro tendo ficado um tempinho parado em descida e venho ganhando gasolina até o Rio de Janeiro, o ponteiro sobe bem aos poucos).
Então Fernando vi vários tópicos e fiquei na dúvida em qual ressuscitar... Sobre essa imprecisão do sensor de Combustivel, creio então q eles recebem críticas desse quesito não é de hoje, são 4 anos de punto já e não melhoraram nada nesse ponto? Faz sentido o que vc diz, jogaram a margem lá em cima pq nao quiseram problemas, mas na verdade ao inves disso eles teriam q ter ajustado melhor o sensor pra uma margem melhor, pra todos os usuários.. pq outros sensores de outros carros com a faixa de preço igual nao tem esse problema? É complicado isso... Já aconteceu isso comigo de ir "ganhando" gasolina tbém... mas cá pra nós, eles já deviam ter melhorado o sensor.. isso acontece com todas as versões né...
- Piloto de Autorama
ma isso é feito por aquela luz amarela, que fica em cima da marcação do zero que, normalmente, acende quando restam no tanque aproximadamente 5 litros de combustível.
bseven escreveu:Ferranda escreveu:A Fiat não quer ser responsabilizada em caso de pane seca no meio de estrada.
Entendi, mas nesse caso acho q pelo menos poderiam colocar um limite de marcação de 20 ou 15 km pra parar de marcar... Claro que a situação IDEAL é não andar com pouco combustivel no tanque, porém na real as vezes nós sabemos que não é isso que acontece... as vezes entra na reserva mesmo e esperamos um pouco mais pra encher de novo.. e é nessa situação q eu digo...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
o CB por melhor que seja, faz contas baseadas em diversas aproximações...entao 50km de autonomia é uma margem segura pra eles assegurarem a funcionalidade do CB e também pro motorista achar um posto e abastecer....abaixo de 50km seria muita responsabilidade o CB informar com precisão, e como pane seca é passível de multa, imagina o monte de processos que a Fiat teria?!?!.....
e não é só eles que fazem isso.., todos os CBs informam a autonomia até um limite mínimo de cerca de 50km
agora, cá entre nós amigo...50km, levando em consideração que vc está num consumo ótimo de 10km/l , significa que vc tem cerca de 5L de combustível no tanque, como vc não está andando de Honda Biz, tá mais que na hora de abastecer mesmo não acha?
informar uma autonomia de 10, 5, 3km significaria estimar que o tanque tem entre 0 e 1L...um CB que faça essa conta com precisão com certeza ia aumentar o preço do carro em uns R$5.000,00...hehehe
e não é só eles que fazem isso.., todos os CBs informam a autonomia até um limite mínimo de cerca de 50km
agora, cá entre nós amigo...50km, levando em consideração que vc está num consumo ótimo de 10km/l , significa que vc tem cerca de 5L de combustível no tanque, como vc não está andando de Honda Biz, tá mais que na hora de abastecer mesmo não acha?

informar uma autonomia de 10, 5, 3km significaria estimar que o tanque tem entre 0 e 1L...um CB que faça essa conta com precisão com certeza ia aumentar o preço do carro em uns R$5.000,00...hehehe

XV,XR,XS
- Velha Guarda
shadowcps escreveu:ma isso é feito por aquela luz amarela, que fica em cima da marcação do zero que, normalmente, acende quando restam no tanque aproximadamente 5 litros de combustível.
exatamente. Some a isso a mensagem constante e irritante do CB te mandando abastecer. "Necessário Abastecimento"

- Piloto de Kart de feriado