O seu Punto motor e-torq consome água?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: O seu Punto motor e-torq consome água?

por felipebm86 » Ter Ago 25, 2015 4:20 pm

Quanto ao valor do radiador é bem difícil conseguir um preço melhor que a concessionária, na época que troquei o meu o preço de tabela também era 560,00 mas no fim das contas pechinchando um pouco consegui por 400,00, o ruim de trocar esse radiador é que é um pouco chato de retirar todo o para-choque dianteiro e ainda soltar o radiador do a/c pra acessá-lo, além disso as mangueiras principais são um tipo de angate-rápido presas com chavetas e vedadas com anel do tipo o-ring que depois de um tempo praticamente colam uma na outra, na hora de desconectá-las tome cuidado pra não forçar demais, no mais é só ter bastante paciência e um dia de folga, se tiver alguma dúvida que eu puder ajudar é só pedir.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por rgapski » Ter Ago 25, 2015 4:44 pm

felipebm86 escreveu:Quanto ao valor do radiador é bem difícil conseguir um preço melhor que a concessionária, na época que troquei o meu o preço de tabela também era 560,00 mas no fim das contas pechinchando um pouco consegui por 400,00, o ruim de trocar esse radiador é que é um pouco chato de retirar todo o para-choque dianteiro e ainda soltar o radiador do a/c pra acessá-lo, além disso as mangueiras principais são um tipo de angate-rápido presas com chavetas e vedadas com anel do tipo o-ring que depois de um tempo praticamente colam uma na outra, na hora de desconectá-las tome cuidado pra não forçar demais, no mais é só ter bastante paciência e um dia de folga, se tiver alguma dúvida que eu puder ajudar é só pedir.

Felipe,

Obrigado pelas dicas.

Estava precisando mesmo sacar o parachoques dianteiro, pois a grade inferior "saltou" pra fora e não consegui reencaixá-la por fora.
Quanto às mangueiras, eu já havia sacado quando fui fazer a limpeza do sistema e elas saíram fácil. Espero que saiam assim novamente.

Qualquer coisa eu dou um grito aqui! rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rgapski » Sáb Ago 29, 2015 1:42 pm

Pessoal,

Radiador trocado. Serviço facil.
Levei duas horas no total, incluindo teste de vazamento.

Abs.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rgapski » Seg Ago 31, 2015 3:21 pm

rgapski escreveu:Pessoal,

Radiador trocado. Serviço facil.
Levei duas horas no total, incluindo teste de vazamento.

Abs.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Apenas para complementar o tópico anterior (enviei do celular).

Consegui na Mercadocar o radiador original, que no meu caso (e.torq) é feito pela Denso, por R$ 513,00. Veio na caixa da fiat.
Usei 3 litros de aditivo orgânico RadCool long life da bardhal, por R$ 19,00 cada (Total R$ 57,00).
Usei 3 litros de agua desmineralizada da radiex, por R$ 2,00 cada (Total R$ 6,00).
Valor gasto: R$ 576,00 (parcelado em 6x no cartão).

Não troquei o vaso expansor e a tampa. Fiz teste de estanqueidade da tampa e ela esta perfeita.
Vou trocar só na próxima revisão.

A troca do radiador foi tranquila. Não é difícil. Dá um pouco de trabalho, mas o nível de dificuldade é baixo.
O que pega é que é preciso desmontar a frente todinha pra poder mexer ali.
Eu não precisei levantar o carro pra fazer o serviço.

Os passos para desmontagem foram os seguintes:
1) Tirar o parachoque. São 12 parafusos torks, e seis philips. Exige bastante exercício, mas é de baixa complexidade.
2) Tirar a caixa do filtro de ar. Facilita o acesso às mangueiras. Tem uma presilha especial que exige um alicate diferente pra colocar. Eu comprei a ferramenta por R$ 20,00. Vale à pena ter.
3)Remover a barra inferior onde se parafusa o parachoque. Ela permite a descida do condensador do AC e do radiador.
4) Soltar o condensador do AC e afastá-lo para lateral.
5) Desplugar os conectores da ventoinha, mangueiras e tudo o mais que estiver no radiador/ventoinha.
6) Soltar os suportes e descer o radiador + conjunto da ventoinha.
4) Com o radiador fora, soltar o suporte da ventoinha. São dois parafusos 8mm.

A montagem é feita na ordem inversa.
Na hora de recolocar as mangueiras do radiador (principalmente aquelas com engate rápido), passar um pouco de graxa de silicone (só esse tipo, nada de graxa comum).
A graxa facilita a recolocação da mangueira (fica bem fácil encaixar) e cria uma proteção contra ressecamento. No futuro, se precisar soltar, ela não vai estar colada ali, além de que, se ela não resseca, não dá vazamento.

Depois de tudo montado, encher o sistema com água comum para verificar se existem vazamentos.
Não se preocupe, não da tempo de estragar nada, pois essa água é só pra testar.

Na hora de abastecer o sistema, sempre fazer a sangria através dos respiros do radiador e da mangueira superior. Primeiro o do radiador, depois o da mangueira superior.
Deixar o motor ligado até a ventoinha ligar duas vezes.
Esperar 15min para o motor esfriar. Abrir o reservatório bem devagar para não espirrar água quente.
Colocar medidor de pressão, ajustar para 1.4 bar e aguardar por 10~15min. Se tudo estiver tudo ok, deve baixar no máximo 0,05, no máximo 0,5bar por conta do resfriamento do líquido. Se cair algo como 0,8 bar ou mais, existe vazamento.
Quem não tem manômetro, basta esperar uns 20 min depois de ligado e abrir a tampa, se tiver alguma pressão, sinal de que não há vazamento, mas este teste é bem genérico.

Se estiver tudo ok, pode esgotar a água utilizada para testes e encher o sistema com mistura de aditivo e água (na ordem de 1:1).
Observar nos próximos dias se não há queda do nível.

Um pouco de queda (0,5~1 cm na marcação) é até normal no primeiro/segundo dia , pois sempre fica um pouco de ar dentro do sistema que só acaba saindo depois que roda um pouco. Depois não é pra baixar mais nada.

Importante:
A degradação do sistema de arrefecimento é causada basicamente por oxidação e cavitação.

A oxidação é causada pelo oxigênio presente água, que ao reagir com o calor, causa a oxidação dos metais do motor, inclusive do alumínio do radiador, causando entupimentos, borras, etc.
A cavitação ocorre quando aquelas bolhas formadas na agua quente colidem contra a bomba dágua, galerias do radiador, junta do cabeçote, etc. Essas bolhas transformam a água numa espécie de abrasivo, "lixando" tudo por onde ela passa.

Juntando estes dois fenômenos, não fica difícil entender porque carros que não usam aditivo formam uma "lama" dentro do sistema. O metal oxida e as bolhas fazem o serviço de remover esta oxidação e faze-la passear dentro do sistema, causando entupimentos, dificultando a troca de calor, etc.

O aditivo, além de baixar o ponto de congelamento da água, que pra nós não importa, não deixa formar bolhas (evita a cavitação) e não permite a oxidação do metal. Por isso que sistemas que usam aditivo estão sempre limpos e com aquela água colorida, que é um sinal de que não há sujeira no sistema.

O aditivo, como tudo nessa vida, tem prazo de validade, logo, sua troca deve ser observada, igual fazemos com o óleo.

Os aditivos orgânicos (mais eficientes e duradouros), devem ser trocados ao completar 2 anos dentro do sistema.
A fiat não fala, mas eu não passaria dos 40mil km com o mesmo aditivo, ou seja, troco quando qualquer uma das situações ocorrer.

Tive um vectra 2001 que, ao chegar nos 130mil km rodados, a bomba d´água original ainda parecia nova, pois o carro nunca andou sem aditivo ou com ele vencido.
Só troquei a peça porque criou uma folga no eixo, coisa normal pra tanto uso, mas aparentemente, parecia novinha, provando que o uso correto do aditivo poupa muito o desgaste dentro do motor.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipebm86 » Seg Ago 31, 2015 3:28 pm

Parabéns Raphael muito bem detalhado! (=D>) (=D>) (=D>)
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por bOiv8 » Dom Set 06, 2015 11:44 am

Vejam como fica o reservatório de expansão do meu Imagem

A foto é do dia q fui na concessionária ver o preço de uma nova tampa, o rapaz da peça mostrou uma tampa mais simples e mais barata que a tampa q vem com uma espécie de válvula em baixo...posso usar essa ou tem que ser a com válvula?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por bondstrike » Seg Set 07, 2015 1:33 am

bOiv8 escreveu:Vejam como fica o reservatório de expansão do meu Imagem

A foto é do dia q fui na concessionária ver o preço de uma nova tampa, o rapaz da peça mostrou uma tampa mais simples e mais barata que a tampa q vem com uma espécie de válvula em baixo...posso usar essa ou tem que ser a com válvula?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Utilize o original, ele tem os dentes q travam tanque e aguenta mais pressao...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por Carlos Renato Silva » Ter Set 08, 2015 10:50 am

Olá!

O meu Punto 1.6, com 52.000, começou a baixar o nível da água. Até há umas semanas, levava meses para completar e era bem pouco. Notei sinais de vazamento na tampa do reservatório e troquei. Mesmo assim, continua baixando. O problema é que, mesmo baixando mais do que o de costume, dessa vez foram apenas 200, 250ml em uma semana. Talvez haja uma tolerância em que se considera normal baixar o líquido. Não notei mal funcionamento ou óleo contaminado. Achei a importante a dica de ver dentro do carro, no sistema de aquecimento. A minha maior dúvida mesmo, como já disse, é se há uma tolerância no tano que baixa. No manual, claro, não fala. Mas o manual fala em "Restabelecimento dos níveis". Dá pra pensar que há sim uma pequena perda. Se alguém puder dizer algo mais, ficarei grato!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rgapski » Ter Set 08, 2015 11:40 am

Carlos Renato Silva escreveu:Olá!

O meu Punto 1.6, com 52.000, começou a baixar o nível da água. Até há umas semanas, levava meses para completar e era bem pouco. Notei sinais de vazamento na tampa do reservatório e troquei. Mesmo assim, continua baixando. O problema é que, mesmo baixando mais do que o de costume, dessa vez foram apenas 200, 250ml em uma semana. Talvez haja uma tolerância em que se considera normal baixar o líquido. Não notei mal funcionamento ou óleo contaminado. Achei a importante a dica de ver dentro do carro, no sistema de aquecimento. A minha maior dúvida mesmo, como já disse, é se há uma tolerância no tano que baixa. No manual, claro, não fala. Mas o manual fala em "Restabelecimento dos níveis". Dá pra pensar que há sim uma pequena perda. Se alguém puder dizer algo mais, ficarei grato!

Carlos,

Um sistema em perfeito estado não baixa o nível.
Uma perda mínima por vazamento (as vezes eu alguma junção de mangueira, tampa, etc) pode até ser tolerável, mas não esta correto.
250ml em uma semana eu acho um vazamento grande, e já me preocuparia em buscar o local de vazamento e saná-lo.
Eu não me importaria de completar 250ml em um ano, mas em um semana, acho demais.

Seu carro tem aditivo no sistema?
Se tiver, procure olhar o radiador e veja se não tem alguma parte que esta "colorida". Se estiver, ele esta vazando.
Não é um problema raro nos puntos, infelizmente.
Outrossim, verifique todos os terminais e conexões para ver se não tem "baba" de liquido de arrefecimento.
O aditivo é um pouco oleoso, e deixa vestígios quando vaza.

Para o restabelecimento do nível e avaliar se realmente há queda deste, restabeleça o nível do reservatório sempre pela manhã, com carro totalmente frio.
Para verificar o nível, faça no dia seguinte, nas mesmas condições.
O sistema, quando esta um pouco aquecido, faz o nível da água subir um pouco, principalmente se abrir a tampa.

No punto eu notei que, após alguma manutenção no sistema, onde é preciso drenar o líquido, ele altera o nível após uns 2 ciclos de "esquenta e esfria". Mas após o restabelecimento do nível com motor frio, ele não baixa mais.

Fiz a troca do radiador do meu há pouco mais de uma semana.
Aproveitei para fazer uma limpeza extra no sistema e nas conexões de borracha (limpeza e aplicação de graxa de silicone).
Rodei pouco mais de 1.200 km nesse período (precisei viajar).
Não houve qualquer baixa no nível.

O que eu notei é que muito, mas muitos, puntos, principalmente com motor e.torq, estão com o sistema de arrefecimento sujo ou com vazamentos.
Quando fui procurar um para comprar, me deparei com vários com esse problema. Alguns até tinham vazamentos bem visível.
O meu mesmo estava com uma lama no sistema, pois misturaram aditivo orgânico com inorgânico.

O importante é resolver o vazamento e usar aditivo + agua destilada no sistema para protegê-lo.
Qualquer aditivo orgânico na proporção de 50% com agua destilada já garante total proteção.
E nada de jogar aditivo e depois a agua. Faça a mistura do aditivo com a agua destilada e só depois adicione a mistura no sistema.
Use uma garrafa 2l para fazer a diluição.
3l de aditivo + 3l de água destilada são suficiente para restabelecer o sistema.

Eu tive um vectra 2001, 2.2 16v, que sempre usou aditivo.
Foram 14 anos de uso e 130mil km rodados. Quando tirei a bomba d'agua, ela parecia nova!
O radiador era original de fábrica, sem qualquer sinal de vazamento. Borrachas também estavam perfeitas ainda, apesar da idade e quilometragem.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipebm86 » Qua Set 09, 2015 10:31 am

rgapski escreveu:Usei 3 litros de aditivo orgânico RadCool long life da bardhal, por R$ 19,00 cada (Total R$ 57,00).

Raphael, 19,00 o litro do RadCool long life concentrado?
Está muito barato, dei uma pesquisada aqui nas lojas e até mesmo na internet e está na faixa dos 30,00~35,00, nessa faixa de preço vou optar pelo CoolantUP novamente que está 33,00 aqui na Fiat.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

AnteriorPróximo