Consumo (dúvida sobre 60 litros de tanque) melhorar marca

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Consumo (dúvida sobre 60 litros de tanque)

por TATO » Seg Set 08, 2008 11:34 pm

DiogoDZ escreveu:
tatotavio escreveu:Continuando nesse assunto, dei uma rodada no site e vi varios posts falando sobre mistura ideal de combustiveis.
Nesse motor, seria legal manter uma proporcao 6 litros de gasolina para cada tank cheio de alcool (10%)? Melhoraria a marca do consumo, ou estou delirando?
Abraco

Eu não vi diferença alguma no consumo de gasolina pra alcool... Aqui em Caxias do Sul, gasto R$ 130,00 para colocar 50 litros de gasolina supra e faço 500 km... para fazer esses mesmos 500 km eu preciso colocar R$ 131,00 de alcool no tanque... com a diferença que tenho que reabastecer, então esse um pila de diferença se anula nessa reabastecida...
Depende muito da difereça do preço do alcool para gasolina na sua região...

Ahh tatotavio, reparei na tua assinatura "Punto HLX - Vermelho Alpine - 2009/2009". viajou no tmepo e trouxe do futuro teu Punto que é ano e modelo 2009? :lol:

Entao acho q ta legal a média.
Vlw pessoal, vou fazer o teste de 10% de aditivada e resto de alcool...e posto o resultado aqui tb!
o posto que vou, o alcool ta 1,20 e a gasolina 2,48....

huauhaaauh verdade, ja mudei a assinatura! vlw Diogo ahuauua
esse soh o ano q vem neh? auhauhuhauua
abraço!
Punto HLX-Vermelho Alpine-08/09
Visual: Rodas liga 15''-HLX, Xenon 8000k e BOCÃO
Filme: G20 (parabrisa) e G5 (no resto)
Som: MP3 original + kit duas vias bravox + sub 12'' falcon + módulo hurricane

"RED STYLE" - viewtopic.php?f=23&t=2697
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Beto » Ter Set 09, 2008 12:20 pm

Senhores.....
Acho que a dúvida é sobre o famoso rabo de galo (álcool + gasolina)

Posto minha experiência:

Conforme tópico que fala do "Barulho no motor, em baixa":
viewtopic.php?f=22&t=1361&st=0&sk=t&sd=a&hilit=barulho

Fiz vários testes durante os primeiros 1500 km para verificar o funcionamento do motor.
Resultados dos testes na cidade:

Gasolina : 9,1 km/l
Alcool: 5,7 km/l

Alcool (90%) + Gasolina (10%) : 5,8 km/l
Alcool (80%) + Gasolina (20%) : 6,2 km/l

Como a variação na média foi pequena em função da parcela de gasolina adicionada ao álccol, fui a concessionária questionar.
A resposta foi de que se tiver mais álcool do que gasolina no tanque, ele vai queimar tudo como se fosse álcool....o inverso também vale.
Não me crucifiquem tão rapidamente.....só estou repassando o que me foi explicado.
Não testei mais variações, mas pela última mistura que fiz.....bateu com a explicação do chefe de oficina.

PS: A resposta que procurava era se o motor fica mais silencioso com gasolina, o que realmente aconteceu.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por socket » Qua Set 10, 2008 3:06 am

Beto escreveu:Senhores.....

Posto minha experiência:

Fiz vários testes durante os primeiros 1500 km para verificar o funcionamento do motor.

Como a variação na média foi pequena em função da parcela de gasolina adicionada ao álccol, fui a concessionária questionar.
A resposta foi de que se tiver mais álcool do que gasolina no tanque, ele vai queimar tudo como se fosse álcool....o inverso também vale.
Não me crucifiquem tão rapidamente.....só estou repassando o que me foi explicado.
Não testei mais variações, mas pela última mistura que fiz.....bateu com a explicação do chefe de oficina.

PS: A resposta que procurava era se o motor fica mais silencioso com gasolina, o que realmente aconteceu.

[]´s

Nem vou te crucificar pq segundo meus testes... quando misturo... ele parece que bebe tudo como se fosse alcool!
As médias são mais proximas do consumo do alcool do que com o consumo da gasolina...
Oq quero dizer: se eu rodar com mais alcool que gasolina no tanque, a média fica praticamente identica à media de só com alcool.
Mesmo que eu ande com mais gasolina que alcool, a media melhora, mas continua muito proxima de só com alcool...
Rodando só na gasolina... a diferença é bastante notória...

Ou seja... a afirmação da concessionária tem lá algum fundo de verdade!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por TATO » Qua Set 10, 2008 8:07 am

socket escreveu:
Beto escreveu:Senhores.....

Posto minha experiência:

[]´s

Nem vou te crucificar pq segundo meus testes... quando misturo... ele parece que bebe tudo como se fosse alcool!
As médias são mais proximas do consumo do alcool do que com o consumo da gasolina...
Oq quero dizer: se eu rodar com mais alcool que gasolina no tanque, a média fica praticamente identica à media de só com alcool.
Mesmo que eu ande com mais gasolina que alcool, a media melhora, mas continua muito proxima de só com alcool...

Ok, entao nem vou testa a mista....vai rodar no álcool mesmo ahuahauha

Certo, mas e quanto a partida, fica melhor se misturar gasolina na cana?

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Thisb » Qua Set 10, 2008 9:14 am

Peguei meu carro ontem. Tive uma orientação para que pelo menos a cada 4 tanques cheios só de alcool colocar pelo menos 5 litros de gasolina no próximo.

De saída eu coloquei 10 litros de gasolina e 40 de alcool num posto Petrobrás/BR e deu R$ 96,00. Medir o consumo instantâneo num carro 0km, saindo da concessionária, com ar ligado e dando uma pisadinha (nada radical) pra "sentir" é covardia, mas deu 4,8 Km/l.

p.S.: O carro é fodaaaaaaa! Show de bola mesmo, atendeu 100% das minhas espectativas!!
Punto HLX 2009 Preto Vulcano
MP3 Sony c/USB / GPS Visteon 7048
Alarme Fiat / Rastreador DAF-V
G20
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Qua Set 10, 2008 11:07 am

Eu nunca acreditei nisso. Se o álcool estiver abaixo dos 70% do preço da gasolina, é SÓ ÁLCOOL!
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Beto » Qua Set 10, 2008 1:25 pm

socket escreveu: Nem vou te crucificar pq segundo meus testes... quando misturo... ele parece que bebe tudo como se fosse alcool!

Ná última vez que fui a concessionária, fiquei perto da área onde são feitas as entregas de veículos novos.
Acompanhei as explicações do atendente na entrega de um uno e de um Palio, e em ambas foi mencionado o esquema da proporcionalidade.
Ainda foi emitido o seguinte comentário: "Não vale a pena mistura com esse carro, sai caro e não irá funcionar melhor".
Exatamente por não ter acreditado nessa afirmação a princípio infame, que fiz minhas médias.....que para a minha surpresa, a informação da concessionária se mostrou verdade (ou pelo menos muito próximo).

Tirando a relação de preço, regra dos 70% do álcool, não uso mais gasolina...
Primeiro porque em questão de autonomia....é praticamente a mesma, considerando o total gasto para percorrer a mesma distância.
E depois que com álcool ele tem uma resposta mais esperta.

É verdade que o carro fica mais "suave" com gasolina.....mas, a meu ver, não compensa a diferença.

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por socket » Qua Set 10, 2008 2:06 pm

Beto escreveu:
socket escreveu: Nem vou te crucificar pq segundo meus testes... quando misturo... ele parece que bebe tudo como se fosse alcool!

Ná última vez que fui a concessionária, fiquei perto da área onde são feitas as entregas de veículos novos.
Acompanhei as explicações do atendente na entrega de um uno e de um Palio, e em ambas foi mencionado o esquema da proporcionalidade.
Ainda foi emitido o seguinte comentário: "Não vale a pena mistura com esse carro, sai caro e não irá funcionar melhor".
Exatamente por não ter acreditado nessa afirmação a princípio infame, que fiz minhas médias.....que para a minha surpresa, a informação da concessionária se mostrou verdade (ou pelo menos muito próximo).

Tirando a relação de preço, regra dos 70% do álcool, não uso mais gasolina...
Primeiro porque em questão de autonomia....é praticamente a mesma, considerando o total gasto para percorrer a mesma distância.
E depois que com álcool ele tem uma resposta mais esperta.

É verdade que o carro fica mais "suave" com gasolina.....mas, a meu ver, não compensa a diferença.

[]´s

Pois com 1 tanque de alcool eu fazia +- 280km...
E com de gasolina chego +- aos 350km...
(depende do pé... se for mais leve consigo +)

Considero a diferença razoável...
E ainda mais que o alcool aqui custa R$1,99!
Então meu carro deixou de ser flex faz algum tempo!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por TATO » Qua Set 10, 2008 11:43 pm

Acabei de encher o tanque, rodou 350 km....SÓ CANA!
média 7.9 (CB), ar (50% do tempo) + 1/3 rodovia (anchieta, 90-120km/h) + 2/3 transito de SP + direcão moderada (umas esticadas dali outras aqui, mas de resto dirção bem suava, trocas de marcha entre 2,5 e 3rpms) - faltavam uns 12 litros (a luz nem acendeu) pra zerar o tenk....

Acho q manterei o uso do alcool! o q vcs acham?

Alcool posto Ipiranga, na esquina de casa 1,20.

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lex.bh » Qui Set 11, 2008 1:24 am

engraçado
desdo meu palio flex
sempre falava que quando tinha alcool no tanque e colocava gasolina ele bebia como se fosse alcool... e num é que eu tava certo?!
HAUhA
Cruisin with Corolla 2.0 XEi
Pelo prazer de dirigir...
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

AnteriorPróximo