Luz Gasolina no painel
Re: Luz Gasolina no painel
ADILSONRE escreveu:bOiv8 escreveu:Gasolina tem data de validade sim, ela "apodrece" se armazenada por muito tempo!
A gasolina que mais dura é a Podium, por ser mais "pura" e mesmo assim é coisa de 3 meses!! No reservatorio do meu só vai podium!
Putz.... dessa não sabia!
O Guilherme se lascou então, vai ter que esvaziar o reservatório correndo!
De preferencia tirar ele e limpar pois a gasolina deixa borra, e isso causa entupimento....
Enviado do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
O meu a um tempo atrás tava acendendo direto, coloquei gasolina no tanquinho (R$1) encheu e não apagou, agendei na concessionária pra 1 semana depois, nesse meio tempo tirei a boia fora e dei uma sacudida, joguei um wd lá dentro e coloquei de novo, apagou e não voltou mais.
Um caso interessante, teve uma vez que eu já estava viajando, dirigindo a umas duas horas mais ou menos, quando fiz uma ultrapassagem dei uma pisada legal nele e acendeu a luz da gasolina, não entendi nada, imaginei que o motor utiliza a gasolina quando exigido, mais também nem procurei saber.
O interessante é que o reservatório esvazia mesmo eu não utilizando alcool, só entrou alcool no tanque quando eu comprei e depois disso nunca mais.
Um caso interessante, teve uma vez que eu já estava viajando, dirigindo a umas duas horas mais ou menos, quando fiz uma ultrapassagem dei uma pisada legal nele e acendeu a luz da gasolina, não entendi nada, imaginei que o motor utiliza a gasolina quando exigido, mais também nem procurei saber.
O interessante é que o reservatório esvazia mesmo eu não utilizando alcool, só entrou alcool no tanque quando eu comprei e depois disso nunca mais.
When the cluth drops...The bullshit STOPS!

Essa pergunta pode ser idiota, mas...
Essa gasolina do reservatório é usada pra dar a partida quando se abastece com álcool ou não tem nada a ver com isso?
Essa gasolina do reservatório é usada pra dar a partida quando se abastece com álcool ou não tem nada a ver com isso?
- Piloto de Atari
O meu também estava acendendo a luz em algumas situações (descida, por exemplo).
A gasolina do reservatório estava um pouco acima da metade, embora eu nunca tenha bastecido com álcool.
Completei com Podium (deu menos de R$ 1,00
) e não acendeu mais.
A gasolina do reservatório estava um pouco acima da metade, embora eu nunca tenha bastecido com álcool.
Completei com Podium (deu menos de R$ 1,00

- Piloto de Atari
ADILSONRE escreveu:gcc escreveu:Eu nunca abasteci alcool e ate por isso nunca lembrei de olhar o reservatorio. Meu punto é 2009, e a gasolina que tem la deve ser dessa época.![]()
Agora de vez em quando a luz acende, quando ta numa descida, por exemplo.
No caso devo TROCAR toda a gasolina que tiver la ou só completar?
Acredito que gasolina não tem data de validade! Sei lá...
Pessoal, quis saber mais sobre a validade dos combustíveis e achei essa matéria publicada no http://www.vrum.com.br, é bastante esclarecedora.
Combustíveis têm data de validade, mas falta fiscalização nos postos sobre o prazo
Julio Cabral - Estado de Minas
Publicação: 25/02/2012 11:46 Atualização:
Quando você vai ao supermercado, na hora de adquirir um produto, provavelmente presta atenção na data de validade, desconfiando até se o preço estiver baixo demais. Pois bem, a mesma preocupação deveria valer tanto diante das gôndolas quanto das bombas de combustível dos postos. Afinal, combustível também tem validade. A determinação do tempo é relativa, já que pode depender da localidade de armazenagem, condições climáticas, estado do tanque, o tipo de refino ou até mesmo o produtor. Ou seja, no máximo é possível chegar a uma média. Ainda assim, ao consultar distribuidoras sobre a validade dos diferentes combustíveis, tivemos uma surpresa em relação às respostas divergentes.
O tempo de oxidação varia bastante, podendo ir de um mês a até um ano. Passado o prazo, o combustível começa a perder suas propriedades, o que pode causar perda de rendimento ou até a formação de borra, principalmente se armazenado em depósito velho, com infiltrações. “Perdem-se algumas características do combustível, que podem acarretar em maior consumo e perda de potência. Fora isso, uma gasolina muito velha pode trazer problemas mais físicos, como atacar o filtro de combustível, que vai reter a sujeira guardada no tanque do carro”, alerta Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat. Por isso mesmo, a maioria dos modelos flex costuma injetar gasolina do sistema de partida auxiliar mesmo quando abastecido com gasolina ou em clima quente, para não deixá-la envelhecer no tanquinho.
Entre as distribuidoras consultadas, a ALE Combustíveis foi a mais esmiuçada e informou a validade de todos os combustíveis. Segundo a empresa, o etanol é o combustível que menos sofre oxidação e pode ficar até um ano guardado no tanque em condições normais. No geral, a gasolina oxida bem mais rápido. Depende do tipo de refino, entre outras condições, mas o prazo seria de quatro meses, o mesmo valendo para as gasolinas com maior octanagem e aditivos. Já o diesel dura seis meses, cerca da metade do tempo do etanol.
S50 Contudo, para o recém-introduzido diesel S50, com menor teor de enxofre, o prazo baixa consideravelmente: apenas um mês. O combustível mais limpo é vital para o bom funcionamento dos novos caminhões e picapes que atendem os limites de emissões mais rígidos do Proconve P7 e L6, respectivamente. Na prática, a frota de veículos desse tipo ainda é pequena, pois os modelos antigos e mais poluidores poderão ser vendidos até 31 de março. Logo, o diesel S50, que também é mais caro, tende a encalhar, o que gera preocupações em relação ao seu pequeno prazo de validade. A saída deve ser a venda em promoção do combustível para evitar o problema. Segundo comunicado da ALE, não há norma ou lei que defina a durabilidade dos combustíveis. No caso do diesel S50, por ser um combustível recente no mercado, ainda não há dados de análise a longo prazo e, por isso, o importante é seguir a recomendação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que diz ser necessário avaliar a qualidade do combustível a cada 30 dias.
A Petrobras foi mais generalista e indicou a validade de apenas dois meses para todos os combustíveis, sem distinções. A área técnica da Ipiranga afirmou que as condições podem variar a ponto de ser impossível estipular a data exata de expiração, como também qualquer média. Consultada sobre a questão da fiscalização da validade, a ANP não se pronunciou até o fechamento da edição. Entre os parâmetros fiscalizados pela agência está a fiscalização da qualidade do combustível expressa em boletins mensais, mas sem exigências em relação ao tempo de armazenagem. Ou seja, quando você pega um produto na gôndola para colocá-lo no carrinho, pode verificar a sua validade como a lei exige. Já quando o assunto é o seu automóvel, o resultado pode ser uma tremenda indigestão.

Fora isso, uma gasolina muito velha pode trazer problemas mais físicos, como atacar o filtro de combustível, que vai reter a sujeira guardada no tanque do carro”, alerta Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat. Por isso mesmo, a maioria dos modelos flex costuma injetar gasolina do sistema de partida auxiliar mesmo quando abastecido com gasolina ou em clima quente, para não deixá-la envelhecer no tanquinho.
Se isso procede entao nao teria sentido trocar a gasolina do tanquinho, so completar.
Mas imagino que se tiver borra é uma coisa visível, certo? É só olhar e ver a situação e aí trocar ou completar.
- Piloto de Atari
Amigos, boa noite,
Tenho um Punto Essence 12/13 1.6 dualogic e ,aqui em Manaus, o álcool é quase o preço da gasolina, logo não compensa abastecer com o ele e por isso só uso gasolina (tipo C). De uns tempos pra cá, notei que o tanquinho anda consumindo mais do que o normal(abasteço-o com aditivada), pois encho-o a cada dois tanques cheios e antes ele durava mais do que o dobro. Lógico que o valor gasto em abastecer o tanquinho é ínfimo, mas não é anormal esse tanquinho secar tão rápido se só abasteço com o gasolina comum???
O que me explicaram é que o tanquinho só é usado quando o carro é abastecido com álcool e ele puxa essa gasolina pra partidas a frio ( apesar de que em Manaus, não existe manhãs frias).
Agradeço,antecipadamente, a ajuda.
Tenho um Punto Essence 12/13 1.6 dualogic e ,aqui em Manaus, o álcool é quase o preço da gasolina, logo não compensa abastecer com o ele e por isso só uso gasolina (tipo C). De uns tempos pra cá, notei que o tanquinho anda consumindo mais do que o normal(abasteço-o com aditivada), pois encho-o a cada dois tanques cheios e antes ele durava mais do que o dobro. Lógico que o valor gasto em abastecer o tanquinho é ínfimo, mas não é anormal esse tanquinho secar tão rápido se só abasteço com o gasolina comum???
O que me explicaram é que o tanquinho só é usado quando o carro é abastecido com álcool e ele puxa essa gasolina pra partidas a frio ( apesar de que em Manaus, não existe manhãs frias).
Agradeço,antecipadamente, a ajuda.
- Piloto de Atari
A gasolina do reservatório de partida a frio evapora e o vapor é enviado para ser queimado junto com a mistura ar/combustível para não poluir o meio ambiente.
Mesmo que o tanque esteja com 100% de gasolina a própria evaporação "consome" a gasolina do reservatório.
O sistema do Linea é um pouco diferente, mesmo com gasolina no tanque ele injeta um pouco de gasolina da partida a frio para manter o sistema e seu injetor funcionando sem ressecamentos ou entupimentos.
Mesmo que o tanque esteja com 100% de gasolina a própria evaporação "consome" a gasolina do reservatório.
O sistema do Linea é um pouco diferente, mesmo com gasolina no tanque ele injeta um pouco de gasolina da partida a frio para manter o sistema e seu injetor funcionando sem ressecamentos ou entupimentos.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Não sei no caso da Fiat (o meu Punto é só a gasolina), mas nos carros flex da Honda o sistema de partida a frio sempre injeta gasolina, mesmo que o tanque esteja apenas com gasolina, até para gastar a gasolina do tanquinho e não deixar ela vencer. Só rodo com gasolina no Civic, e de vez em quando precisa completar o tanquinho também. Acho que é normal...
Abraços!
Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
andrek escreveu:Não sei no caso da Fiat (o meu Punto é só a gasolina), mas nos carros flex da Honda o sistema de partida a frio sempre injeta gasolina, mesmo que o tanque esteja apenas com gasolina, até para gastar a gasolina do tanquinho e não deixar ela vencer. Só rodo com gasolina no Civic, e de vez em quando precisa completar o tanquinho também. Acho que é normal...
Abraços!
O Siena abastecido com gasolina não faz injeção de gasolina suplementar em nenhum momento, a gasolina apodrece no reservatório ou evapora. Tal comportamento se repete nos GM que conheço (Vectra Elegance 2008 e Celta LS 2012) e também no Ford Ka 2009.
Porém o Linea é diferente, por usar um 5º injetor dedicado a partida a frio necessita de uma lubrificação para se manter limpo e funcional. Acredito que todos os carros que usem um eletroinjetor para a partida a frio sejam como o Linea.
João Paulo