Roda 17 do stilo sporting - pneu 215/50 original ???
CAPRA escreveu:JJJ escreveu:O diâmetro fica muito diferente do original. O consumo pode piorar e o velocímetro não será assertivo por causa desse diâmetro. O máximo que vi usarem foi 215/45. 215/50 é muito exagerado e fica fora de padrão. O IDEAL é 205/45, mas tem gente que usa 215/40 também. Tem como postar uma foto para vermos?
Perfeito. Obrigado pela inf. esclarecedora. Mas terei que arriscar continuar com esse pneu até conseguir troca-lo pelo adequado. Vc acredita que além dos problemas mencionados - consumo e velocímetro - algum outro possa existir? Eu "acho" que não está raspando, o que seria mais grave, não é?
A recomendação é de que a diferença entre o diâmetro original do conjunto roda/pneu em relação ao novo conjunto não exceda 3% de variação, no seu caso tá quase 5% (4,91).
Bom, agora complicou. Sou bem leigo no assunto. Essa diferença na variação pode comprometer até que ponto a dirigibilidade ou risco de condução ? Grato.
- Piloto de Atari
JJJ escreveu:CAPRA escreveu:JJJ escreveu:O diâmetro fica muito diferente do original. O consumo pode piorar e o velocímetro não será assertivo por causa desse diâmetro. O máximo que vi usarem foi 215/45. 215/50 é muito exagerado e fica fora de padrão. O IDEAL é 205/45, mas tem gente que usa 215/40 também. Tem como postar uma foto para vermos?
Perfeito. Obrigado pela inf. esclarecedora. Mas terei que arriscar continuar com esse pneu até conseguir troca-lo pelo adequado. Vc acredita que além dos problemas mencionados - consumo e velocímetro - algum outro possa existir? Eu "acho" que não está raspando, o que seria mais grave, não é?
A recomendação é de que a diferença entre o diâmetro original do conjunto roda/pneu em relação ao novo conjunto não exceda 3% de variação, no seu caso tá quase 5% (4,91).
Bom, agora complicou. Sou bem leigo no assunto. Essa diferença na variação pode comprometer até que ponto a dirigibilidade ou risco de condução ? Grato.
JJJ, não sei dizer isso tecnicamente, mas é recomendação dos próprios fabricantes de rodas. Veja isso:
Conjunto Roda / Pneu
Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso ter algumas precauções:
1-) O índice de carga nunca deve ser inferior que o especificado pelo fabricante do veículo.
2-) O código de velocidade nunca deve ser inferior ao especificado pelo fabricante do veículo.
3-) O diâmetro externo do pneu deve ser mantido ou sofrer uma variação de até -3% ou +2%,
4-) Para um aumento do diâmentro da roda, a altura do pneu deve ser reduzida de modo que a descrição do ítem 03 não se altere.
5-) O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros com (+1"ou +2" polegadas ), obtendo uma melhora significativa na dirigibilidade do veículo.
6-) Para o aumento de 1" no aro, devemos reduzir em 1 grau na altura do flanco, e aumentar em 1 grau na largura da seção.
Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 14" com pneus 185/60 R14.
7-) Para o aumento de 2" no aro, devemos reduzir em 2 grau na altura do flanco, e aumentar em 2 grau na largura da seção.
Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 15" com pneus 195/50 R15.

Pela recomendação acima, R15 pra R17 passaria de 195x50 pra 215x30, mas é impraticável. Eu, no caso, uso 215x45, pq não achei 215x40 na ocasião.
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
CAPRA escreveu:JJJ escreveu:CAPRA escreveu:JJJ escreveu:O diâmetro fica muito diferente do original. O consumo pode piorar e o velocímetro não será assertivo por causa desse diâmetro. O máximo que vi usarem foi 215/45. 215/50 é muito exagerado e fica fora de padrão. O IDEAL é 205/45, mas tem gente que usa 215/40 também. Tem como postar uma foto para vermos?
JJJ, não sei dizer isso tecnicamente, mas é recomendação dos próprios fabricantes de rodas. Veja isso:
Conjunto Roda / Pneu
Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso ter algumas precauções:
1-) O índice de carga nunca deve ser inferior que o especificado pelo fabricante do veículo.
2-) O código de velocidade nunca deve ser inferior ao especificado pelo fabricante do veículo.
3-) O diâmetro externo do pneu deve ser mantido ou sofrer uma variação de até -3% ou +2%,
4-) Para um aumento do diâmentro da roda, a altura do pneu deve ser reduzida de modo que a descrição do ítem 03 não se altere.
5-) O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros com (+1"ou +2" polegadas ), obtendo uma melhora significativa na dirigibilidade do veículo.
6-) Para o aumento de 1" no aro, devemos reduzir em 1 grau na altura do flanco, e aumentar em 1 grau na largura da seção.
Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 14" com pneus 185/60 R14.
7-) Para o aumento de 2" no aro, devemos reduzir em 2 grau na altura do flanco, e aumentar em 2 grau na largura da seção.
Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 15" com pneus 195/50 R15.
Verifique se o espaço no veículo permite que o componente seja aumentado. Em caso afirmativo, verifique o grau máximo permissível em seu veículo.
Pela recomendação acima, R15 pra R17 passaria de 195x50 pra 215x30, mas é impraticável. Eu, no caso, uso 215x45, pq não achei 215x40 na ocasião.
Agora entendi...
Muito obrigado pelas informações CAPRA e todos os outros que também buscaram me ajudar.
Sou um novo membro mas venho acompanhando outras inf importantes postadas no site. Estou impressionado com o mútuo auxilio prestado por todos, em um ambiente que difere do estamos acostumados a vivenciar.
Esse espírito solidário e fraterno deveria servir de exemplo para a sociedade em que vivemos... Att.
- Piloto de Atari
JJJ
Se tiver um pouco de paciência...
Dá uma lida nestes 2 topicos que são bem esclarecedores:
Tudo sobre pneus:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=739
Por que trocas as rodas:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=740
E caso se interesse...
Aqui tem uma calculadora que verifica a diferença de diâmetro e etc entre a roda original e a roda que você pretende instalar:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=227
Tudo sobre pneus:
Por que trocas as rodas:
E caso se interesse...
Aqui tem uma calculadora que verifica a diferença de diâmetro e etc entre a roda original e a roda que você pretende instalar:
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
socket escreveu:JJJ
Tudo sobre pneus:
Por que trocas as rodas:
E caso se interesse...
Só mais um dúvida de interpretação. De acordo com a tabela que vc e o Andre BsB enviaram, essa diferença no velocímetro será para menos ou para mais. P. Ex. Se eu estiver a 120 Km/h no velocímetro e for passar em um radar, o que devo fazer? Mantenho a 120 pois a velocidade real é menor, ou terei que diminuir a velocidade do velocímetro pois a real é maior?
- Piloto de Atari
JJJ escreveu:socket escreveu:JJJ
Tudo sobre pneus:
Por que trocas as rodas:
E caso se interesse...
Só mais um dúvida de interpretação. De acordo com a tabela que vc e o Andre BsB enviaram, essa diferença no velocímetro será para menos ou para mais. P. Ex. Se eu estiver a 120 Km/h no velocímetro e for passar em um radar, o que devo fazer? Mantenho a 120 pois a velocidade real é menor, ou terei que diminuir a velocidade do velocímetro pois a real é maior?
A velocidade real é menor.
- Piloto de Testes da FIAT
AndreBsB escreveu:A velocidade real é menor.
Não André, a velocidade real é MAIOR. Alterando-se o diâmetro original para um maior, o velocímetro mostra uma velocidade menor do que realmente o carro está.
No caso de um radar aferido para 120 Km/h se ele passar a 120 de velocímetro, será multado, pois o carro estará a mais que isso.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Chamber escreveu:AndreBsB escreveu:A velocidade real é menor.
Não André, a velocidade real é MAIOR. Alterando-se o diâmetro original para um maior, o velocímetro mostra uma velocidade menor do que realmente o carro está.
No caso de um radar aferido para 120 Km/h se ele passar a 120 de velocímetro, será multado, pois o carro estará a mais que isso.
Naquela simulação que eu fiz, com R15 original consta 100km/h e com 215/50R17 ficou 95km/h. Estranho.
- Piloto de Testes da FIAT
AndreBsB escreveu:Chamber escreveu:AndreBsB escreveu:A velocidade real é menor.
Naquela simulação que eu fiz, com R15 original consta 100km/h e com 215/50R17 ficou 95km/h. Estranho.
Realmente, na tabela consta que a velocidade será menor.
Ao fazer uma curva com asfalto irregular ouvi um barulho como se estivesse raspando o pneu traseiro. Será que realmente há esse problema ? Vi o Punto Preto de outro membro com rodas 19 e por isso já estava despreocupado até ouvir esse barulho. Agradeço novas infs.
- Piloto de Atari