Roda 17 do stilo sporting - pneu 215/50 original ???

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

por JJJ » Sex Jul 04, 2008 12:50 am

CAPRA escreveu:
JJJ escreveu:O diâmetro fica muito diferente do original. O consumo pode piorar e o velocímetro não será assertivo por causa desse diâmetro. O máximo que vi usarem foi 215/45. 215/50 é muito exagerado e fica fora de padrão. O IDEAL é 205/45, mas tem gente que usa 215/40 também. Tem como postar uma foto para vermos?

Perfeito. Obrigado pela inf. esclarecedora. Mas terei que arriscar continuar com esse pneu até conseguir troca-lo pelo adequado. Vc acredita que além dos problemas mencionados - consumo e velocímetro - algum outro possa existir? Eu "acho" que não está raspando, o que seria mais grave, não é?


A recomendação é de que a diferença entre o diâmetro original do conjunto roda/pneu em relação ao novo conjunto não exceda 3% de variação, no seu caso tá quase 5% (4,91).



Bom, agora complicou. Sou bem leigo no assunto. Essa diferença na variação pode comprometer até que ponto a dirigibilidade ou risco de condução ? Grato.
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por CAPRA » Sex Jul 04, 2008 1:05 am

JJJ escreveu:
CAPRA escreveu:
JJJ escreveu:O diâmetro fica muito diferente do original. O consumo pode piorar e o velocímetro não será assertivo por causa desse diâmetro. O máximo que vi usarem foi 215/45. 215/50 é muito exagerado e fica fora de padrão. O IDEAL é 205/45, mas tem gente que usa 215/40 também. Tem como postar uma foto para vermos?

Perfeito. Obrigado pela inf. esclarecedora. Mas terei que arriscar continuar com esse pneu até conseguir troca-lo pelo adequado. Vc acredita que além dos problemas mencionados - consumo e velocímetro - algum outro possa existir? Eu "acho" que não está raspando, o que seria mais grave, não é?


A recomendação é de que a diferença entre o diâmetro original do conjunto roda/pneu em relação ao novo conjunto não exceda 3% de variação, no seu caso tá quase 5% (4,91).



Bom, agora complicou. Sou bem leigo no assunto. Essa diferença na variação pode comprometer até que ponto a dirigibilidade ou risco de condução ? Grato.


JJJ, não sei dizer isso tecnicamente, mas é recomendação dos próprios fabricantes de rodas. Veja isso:

Conjunto Roda / Pneu

Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso ter algumas precauções:

1-) O índice de carga nunca deve ser inferior que o especificado pelo fabricante do veículo.

2-) O código de velocidade nunca deve ser inferior ao especificado pelo fabricante do veículo.

3-) O diâmetro externo do pneu deve ser mantido ou sofrer uma variação de até -3% ou +2%,

4-) Para um aumento do diâmentro da roda, a altura do pneu deve ser reduzida de modo que a descrição do ítem 03 não se altere.

5-) O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros com (+1"ou +2" polegadas ), obtendo uma melhora significativa na dirigibilidade do veículo.

6-) Para o aumento de 1" no aro, devemos reduzir em 1 grau na altura do flanco, e aumentar em 1 grau na largura da seção.

Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 14" com pneus 185/60 R14.

7-) Para o aumento de 2" no aro, devemos reduzir em 2 grau na altura do flanco, e aumentar em 2 grau na largura da seção.

Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 15" com pneus 195/50 R15.

8-) Verifique se o espaço no veículo permite que o componente seja aumentado. Em caso afirmativo, verifique o grau máximo permissível em seu veículo.


Pela recomendação acima, R15 pra R17 passaria de 195x50 pra 215x30, mas é impraticável. Eu, no caso, uso 215x45, pq não achei 215x40 na ocasião.
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por JJJ » Sex Jul 04, 2008 1:22 am

CAPRA escreveu:
JJJ escreveu:
CAPRA escreveu:
JJJ escreveu:O diâmetro fica muito diferente do original. O consumo pode piorar e o velocímetro não será assertivo por causa desse diâmetro. O máximo que vi usarem foi 215/45. 215/50 é muito exagerado e fica fora de padrão. O IDEAL é 205/45, mas tem gente que usa 215/40 também. Tem como postar uma foto para vermos?

Perfeito. Obrigado pela inf. esclarecedora. Mas terei que arriscar continuar com esse pneu até conseguir troca-lo pelo adequado. Vc acredita que além dos problemas mencionados - consumo e velocímetro - algum outro possa existir? Eu "acho" que não está raspando, o que seria mais grave, não é?


A recomendação é de que a diferença entre o diâmetro original do conjunto roda/pneu em relação ao novo conjunto não exceda 3% de variação, no seu caso tá quase 5% (4,91).



Bom, agora complicou. Sou bem leigo no assunto. Essa diferença na variação pode comprometer até que ponto a dirigibilidade ou risco de condução ? Grato.


JJJ, não sei dizer isso tecnicamente, mas é recomendação dos próprios fabricantes de rodas. Veja isso:

Conjunto Roda / Pneu

Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso ter algumas precauções:

1-) O índice de carga nunca deve ser inferior que o especificado pelo fabricante do veículo.

2-) O código de velocidade nunca deve ser inferior ao especificado pelo fabricante do veículo.

3-) O diâmetro externo do pneu deve ser mantido ou sofrer uma variação de até -3% ou +2%,

4-) Para um aumento do diâmentro da roda, a altura do pneu deve ser reduzida de modo que a descrição do ítem 03 não se altere.

5-) O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros com (+1"ou +2" polegadas ), obtendo uma melhora significativa na dirigibilidade do veículo.

6-) Para o aumento de 1" no aro, devemos reduzir em 1 grau na altura do flanco, e aumentar em 1 grau na largura da seção.

Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 14" com pneus 185/60 R14.

7-) Para o aumento de 2" no aro, devemos reduzir em 2 grau na altura do flanco, e aumentar em 2 grau na largura da seção.

Ex.: Roda aro 13" com pneu 175/70 R13, equivalente a Roda aro 15" com pneus 195/50 R15.

8-) Verifique se o espaço no veículo permite que o componente seja aumentado. Em caso afirmativo, verifique o grau máximo permissível em seu veículo.


Pela recomendação acima, R15 pra R17 passaria de 195x50 pra 215x30, mas é impraticável. Eu, no caso, uso 215x45, pq não achei 215x40 na ocasião.


Agora entendi...

Muito obrigado pelas informações CAPRA e todos os outros que também buscaram me ajudar.

Sou um novo membro mas venho acompanhando outras inf importantes postadas no site. Estou impressionado com o mútuo auxilio prestado por todos, em um ambiente que difere do estamos acostumados a vivenciar.

Esse espírito solidário e fraterno deveria servir de exemplo para a sociedade em que vivemos... Att.
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por socket » Sex Jul 04, 2008 11:09 am

JJJ
Se tiver um pouco de paciência...
Dá uma lida nestes 2 topicos que são bem esclarecedores:

Tudo sobre pneus:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=739

Por que trocas as rodas:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=740

E caso se interesse...
Aqui tem uma calculadora que verifica a diferença de diâmetro e etc entre a roda original e a roda que você pretende instalar:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=227
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


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por JJJ » Sex Jul 04, 2008 1:53 pm

socket escreveu:JJJ
Se tiver um pouco de paciência...
Dá uma lida nestes 2 topicos que são bem esclarecedores:

Tudo sobre pneus:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=739

Por que trocas as rodas:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=740

E caso se interesse...
Aqui tem uma calculadora que verifica a diferença de diâmetro e etc entre a roda original e a roda que você pretende instalar:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=227



Só mais um dúvida de interpretação. De acordo com a tabela que vc e o Andre BsB enviaram, essa diferença no velocímetro será para menos ou para mais. P. Ex. Se eu estiver a 120 Km/h no velocímetro e for passar em um radar, o que devo fazer? Mantenho a 120 pois a velocidade real é menor, ou terei que diminuir a velocidade do velocímetro pois a real é maior?
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por AndreBsB » Sex Jul 04, 2008 2:13 pm

JJJ escreveu:
socket escreveu:JJJ
Se tiver um pouco de paciência...
Dá uma lida nestes 2 topicos que são bem esclarecedores:

Tudo sobre pneus:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=739

Por que trocas as rodas:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=740

E caso se interesse...
Aqui tem uma calculadora que verifica a diferença de diâmetro e etc entre a roda original e a roda que você pretende instalar:
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=227



Só mais um dúvida de interpretação. De acordo com a tabela que vc e o Andre BsB enviaram, essa diferença no velocímetro será para menos ou para mais. P. Ex. Se eu estiver a 120 Km/h no velocímetro e for passar em um radar, o que devo fazer? Mantenho a 120 pois a velocidade real é menor, ou terei que diminuir a velocidade do velocímetro pois a real é maior?


A velocidade real é menor.
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por Chamber » Seg Jul 07, 2008 10:17 am

AndreBsB escreveu:A velocidade real é menor.

Não André, a velocidade real é MAIOR. Alterando-se o diâmetro original para um maior, o velocímetro mostra uma velocidade menor do que realmente o carro está.

No caso de um radar aferido para 120 Km/h se ele passar a 120 de velocímetro, será multado, pois o carro estará a mais que isso.
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por AndreBsB » Seg Jul 07, 2008 8:35 pm

Chamber escreveu:
AndreBsB escreveu:A velocidade real é menor.

Não André, a velocidade real é MAIOR. Alterando-se o diâmetro original para um maior, o velocímetro mostra uma velocidade menor do que realmente o carro está.

No caso de um radar aferido para 120 Km/h se ele passar a 120 de velocímetro, será multado, pois o carro estará a mais que isso.


Naquela simulação que eu fiz, com R15 original consta 100km/h e com 215/50R17 ficou 95km/h. Estranho.
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por JJJ » Seg Jul 07, 2008 9:37 pm

AndreBsB escreveu:
Chamber escreveu:
AndreBsB escreveu:A velocidade real é menor.

Não André, a velocidade real é MAIOR. Alterando-se o diâmetro original para um maior, o velocímetro mostra uma velocidade menor do que realmente o carro está.

No caso de um radar aferido para 120 Km/h se ele passar a 120 de velocímetro, será multado, pois o carro estará a mais que isso.


Naquela simulação que eu fiz, com R15 original consta 100km/h e com 215/50R17 ficou 95km/h. Estranho.


Realmente, na tabela consta que a velocidade será menor.

Ao fazer uma curva com asfalto irregular ouvi um barulho como se estivesse raspando o pneu traseiro. Será que realmente há esse problema ? Vi o Punto Preto de outro membro com rodas 19 e por isso já estava despreocupado até ouvir esse barulho. Agradeço novas infs.
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por nipponicc » Ter Jul 08, 2008 12:11 am

eu fiz o teste quando tava sem as rodas 17 e com as 15 a velocidade com as 17 foi 12% menor isso e normal pq o computador ta regulkado pra andar acom as 15 tendeu chamber????
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