Motor T-jet

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Motor T-jet

por tarik1995 » Qui Out 30, 2014 8:20 pm

Galera, tenho algumas dúvidas sobre o motor T-jet, se alguém puder me ajudar ficaria agradecido. São elas:

>A manutenção de um motor T-Jet (Linea, Punto e Bravo) sem nenhuma tipo de preparação é cara?
>As peças são fáceis de se encontrar?
>No mais é um motor que dá problema?
>Pro dia-a-dia dentro da cidade, com trânsito e outras coisa, qual motor compensa mais? É o 1.4 turbo, ou 1.6 e 1.8 E-torq?

Valeu!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Motor T-jet

por Thiagow_RJ » Sex Out 31, 2014 9:44 am

A manutenção não é barata, dependendo da peça só na concessionária, não costuma dar muito problema de motor não, único problema que já vi algumas vezes é quebra da polia do virabrequim, já o cambio é bastante problemático.
Se quer um carro pra dia-a-dia, rodar bastante etc, EU iria no 1.6 e-torq, minha cunhada teve um Palio com esse motor e eu achei excelente, manutenção barata, relativamente forte (cerca de 115cv) e consumo fantástico. Pra se ter ideia meu Punto 1.4 fica na média de 8km/L, o 1.6 e-torq fazia 10km/l facilmente.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Sex Out 31, 2014 4:03 pm

Também já pesei bastante essa escolha antes de comprar o Linea. Sempre quis o T-Jet mas como ele só tem câmbio manual e eu queria me livrar da embreagem tive que descartar essa opção.

Mas depois de comprado fiquei encucado e comecei a procurar o Bravo T-Jet que acho muito legal, tem 6 câmbio de 6 marchas, opção do Skydome (como no Punto), mas tem acontecido alguns problemas de corpo de borboleta nos T-Jet e a peça nova e original custa quase R$ 8 mil. E comprar esses carros usados fatalmente terá que trocar a turbina. Quem compra esses carros é para "sentar o pau" e não costumam ter cuidado com a turbina. Resumindo: Para mim, T-Jet só zero km com garantia de 3 anos.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por rafa.biomed » Sáb Nov 01, 2014 12:22 pm

Disse tudo, não é um carro para se comprar usado, O cambio exige cuidados ao dirigir, bem como turbina, oleo, etc.. O meu tirei zero, avaliei vários usados, uns até aparentemente bom, mas preferi pagar mais caro e pegar um zero, de procedencia conhecida, garantia de 3 anos. Comprei o carro já sabendo que não seria carro para o dia a dia, uso ele 1 vez durante os dias uteis da semana, e durante o final de semana, em trajetos bons (o suficiente para aquecer o motor, não em trajetos extremamente curtos) pq acredito que também não seja um motor para ficar encostado muito tempo. o consumo estou adorando, andando alternado, dando umas puxadas e andando normal consumo em torno de 11km/l, mas sei que por ser importado a manutenção não é barata não, mas acho que usando bem, esperando ele aquecer, não ficar arrancando com ele igual um surtado para parar no próximo farol, dar tempo ao cambio para ele aquecer para usar em giros mais altos, e dar um tempo deixando o carro ligado em ponto morto antes de desligar, eu costumo deixar uns 2 min, são receitas para ele durar bem!!
Enfim, para o dia a dia, eu iria de 1.6 Etorq, embora o bravo tjet seja bem interessante

Abraço
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tarik1995 » Seg Nov 03, 2014 6:24 pm

Valeu galera! Eu assisti um tempo atrás pelo canal HIGH TORQUE no youtube, o dono da oficina comentando sobre esse tal corpo de borboleta de um T-Jet que estava lá. Coisa absurda! Você dá entrada em um carro com o valor da peça. Mas apesar dos apesares acho o motor T-jet TOP! Tinha encontrado no site http://www.seminovosbh.com.br vários Linea T-jet por um preço bem chamativo e aparentemente em bom estado. É como o Rafael e o João Paulo disseram: T-jet somente novo e com garantia de fábrica.

Att,
Tarik Rodrigues.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Seg Nov 03, 2014 11:30 pm

São casos, isolados, não da pra ir nessa "generalização" que ele diz.

As manutenções básicas (filtros de óleo) não são caras...o que encarece mesmo é a revisão de no qual se troca a correia dentada e as velas(+/- R$80 cada).

O que peca MUITO é a falta e os valores das peças, que você só encontra na CC, e em 90% das vezes, só por encomenda, então terá que aguardar entre 5 á 10 dias dependendo da peça. No meu caso que já tive problema com o painel(hodometro) e o trocador de calor, tive que aguardar quase 10 dias pra que chegassem pra depois efetuarem a troca.

Pra ter ideia o painel custou pra CC R$1193,00 e o trocador de calor uns R$850,00 (no balão ele sai por R$1.250,00) por isso pegue um com garantia, caso venha a dar algum problema, está seguro.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Heltontjet » Qua Nov 05, 2014 8:05 pm

Febezza escreveu:São casos, isolados, não da pra ir nessa "generalização" que ele diz.

As manutenções básicas (filtros de óleo) não são caras...o que encarece mesmo é a revisão de no qual se troca a correia dentada e as velas(+/- R$80 cada).

O que peca MUITO é a falta e os valores das peças, que você só encontra na CC, e em 90% das vezes, só por encomenda, então terá que aguardar entre 5 á 10 dias dependendo da peça. No meu caso que já tive problema com o painel(hodometro) e o trocador de calor, tive que aguardar quase 10 dias pra que chegassem pra depois efetuarem a troca.

Pra ter ideia o painel custou pra CC R$1193,00 e o trocador de calor uns R$850,00 (no balão ele sai por R$1.250,00) por isso pegue um com garantia, caso venha a dar algum problema, está seguro.

Pois é ... Concordo com o febezza!! Não generaliza...
O carro é top , comprei seminovo sem garantia e preço bom... De cara dei pau no câmbio ( aqueles problemas do recall). Mas isso não me abate... era o que eu queria... Dinheiro foi feito pra gastar... Trabalho pra isso... Quer um tjet? Compre , caso contrario vão comprar um com o dinheiro que você ficou juntando e deixou aqui na terra... Viva a vida...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Febezza » Qua Nov 05, 2014 9:53 pm

O texto ficou um pouco sem sentido em algumas partes pois escrevi pelo celular.

Aproveitando a deixa vou relatar os problemas que tive com o meu punto t-jet; tive que trocar o painel de instrumentos pois deu ocorreu um defeito (tem tópico sobre), foi algo um tanto que isolado assim posso dizer, pois quando deu i problema só encontrei referente no youtube, um proprietário de um tjet que teve este problema e, la na descrição já relatava que a solução foi a troca do painel por um novo, dito e feito, levei na CC e constataram que estava com defeito, após 10 dias úteis chegou a peça e trocaram.

Agora recentemente, teve que ser feita a troca do trocador de calor que estava com vazamento de água. Sempre checo tudo do carro e, notava que a água do arrefecimento baixava, foi então que levei na CC pra efetuarem os testes no sistema ai que constataram o defeito na peça, e lá se fica o carro na CC por 10 dias aguardando a peça e a montagem. A fiat me concedeu um carro alugado o tempo que ficou la ate a entrega.

Este é meu segundo T-jet, gosto do carro pra caramba, esses problemas desanimam bastante com relação ao carro, pois não sei o que pode vir a dar problema, pois quando der é mais espera por tempo da peça, carro parado e sem contar o prejuizo( caso nao tenha mais garantia).

Pra terem uma ideia sobre os preços dessas pecas que foram trocadas do meu carro em garantia, só o painel de insrumentos, no balcão custa a bagatela de R$1.850,00 e o trocador de calor R$1.250,00

Aquela capinha térmica do filtro de oleo, custa R$100,00 querendo ou não é algo que com o tempo tem que ser trocada pois vai sendo danificada. A minha terá que ser trocada em garantia pois a mula do mecânico fez o favor de estragar a minha. Infelizmente muitas não tem experiência nenhuma com os tjet e acabam fazendo cagada. Eu pelo menos estou só aguardando efetuarem a troca da capa termica pra ligar na fabrica e relatar um reclamação pela falta de conhecimento por parte dos mecânicos da CC e não irei mais efetuar as revisões la pois nao tenho um pingo de confiança em deixar meu carro la pra algum serviço sem eu eatar acompanhando de perto.

Não é por nada, eu que nem sou formado em engenharia mecânica ou tenho curso de mecânica, entendo muito mais do carro que os caras de la da oficina, pois busquei informação e leio a respeito.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador