Temperatura excessiva...

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Temperatura excessiva...

por rogeriofonseca » Sex Set 17, 2010 6:14 pm

Galera,
tenho um 1.8 Essence DL desde o dia 03/09, meu primeiro carro dualogic, tenho 29 anos e desde os 15 anos piloto por ai, mas nunca tinha dirigido carro automático, ou seja, estou aprendendo a cada dia com o câmbio, que por sinal sensação maravilhosa. Sempre fiquei na dúvida como faria "meia-embreagem" num carro que não tem o pedal de embreagem, perguntava aos amigos que tinham Corolla como faziam no engarrafamento na ladeira e todos diziam que era moleza. Segundo a vendedora o Corolla, Civic, Fiat 500, entre outros...Possuem sistema eletrônico que podemos dizer que faz a "meia-embreagem" sozinhos, todavi o punto não, infelizmente ainda não. Hj peguei um engarrafamento significativo na ladeira... Como estou fazendo sempre, acelerei e o carro ficou parado(como numa manobra de "meia-embreagem") e o CB alertou-me: "TEMPERATURA EXCESSIVA DA EMBREAGEM", aquele cheirinho subiu...Pu$% q pariu!!Fiquei preocupado e qd acelerava para o carro subir o alerta aparecia novamente, então decidi parar o carro, desligar o motor e aguardar uns 5 a 7 minutos. Após esse período liguei o carro e evitei acelerar para ele ficar parado o carro(evitei o que tinha feito), e graça a Deus não apareceu mais o alerta no CB. MORAL: paguei pela inexperiência. DÚVIDA: Fiz o certo evitando ficar acelerando para o carro ficar parado?? Como devo proceder??
Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Jul 23, 2010 10:32 am
Localização: Salvador

Re: Temperatura excessiva...

por adrpanam » Sex Set 17, 2010 7:38 pm

velho excelente pergunta...
.
agora falta uma excelente resposta, pq tb nao sei como fazer meia embreagem no dual hehehe
mas vc deveria ter colocado outro titulo no topico hehe
(=D>)
.
aaté agora nao precisei mas pensei em largar o freio e dar uma queimada no acelerador
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola
 
Mensagens: 741
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:21 pm
Localização: Teófilo Otoni/MG

Re: Temperatura excessiva...

por rogeriofonseca » Sex Set 17, 2010 8:04 pm

Tem razão! Fiquei com a mensagem de alerta do CB na cabeça, mas podeira ser "MEIA-EMBREAGEM NO DL"...
Eu parava acelerando e na hora de sair acelerava mais forte, mas ja vi que está nunca mais...Hehehehehe...
Ou pisava no freio e na hora de sair tirava o pé do freio rapidamente e acelerava, porem tinha que "acertar" a força da acelerada, para que o carro, no mínimo, ficasse parado para depois sair. Só que o perigo era errar a força da acelerada e velocidade da troca (do pedal do freio para o pedal do acelerador) e o carro descer, pois depende da inclinação da ladeira, e a galera cola no fundo no engarrafamento. Ja li sobre condutores de carros automáticos que utilizam o pé esquerdo no pedal do freio e o direito no acelerador, so que ainda não testei a coordenação do pé esquerdo no freio, além do hábito já adquirido ao longo do tempo de pisar no freio e acelerar com o pé direito e o esquerdo apenas na embreagem. Diante disso, para não correr o risco, permanecia com o pé no pedal do freio e na hora de sair, solicitava aquela velha ajuda do freio de mão e saia numa boa.
Tb tenho outra dúvida: no carro manual para estacionar numa ladeira inclinada, eu só deixava o carro engrenado(na primeira ou na ré) e com o freio de mão puxado para maior segurança, porém no DL so deixo o carro com o freio de mão puxado. Já no DL o câmbio no "N" e sem puxar o freio de mão o carro fica solto, e se tirar do "N" ele tb fica solto... Então no DL só existe o freio de mão para segurar o carro???
Não sei se entendeu, mas ainda estou com essas dúvidas. Será que pode me ajudar?
Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Jul 23, 2010 10:32 am
Localização: Salvador

Re: Temperatura excessiva...

por PedroFC » Sáb Set 18, 2010 9:47 pm

Freia com o pé esquerdo. Simples.

Eu tenho um automático que faz a meia embreagem e, mesmo assim, para não sobrecarregar o câmbio, freio com o pé esquerdo em subidas engarrafadas.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 11:14 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Temperatura excessiva...

por junioratm » Dom Set 19, 2010 12:27 am

Rogério, acho que vc não leu o manual do Dualogic....lá diz que em aclive não pode ficar acelerando o carro pra se manter parado pois assim vc força a embreagem além de torrar combustível (use o freio de mão)....e quando estacionar não deixe em "N" (ponto morto), deixe na posição automático (entre o - e o +).....tudo isso tá lá no manual...peguei o carro essa semana e estou achando show.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 12:58 am
Localização: São Paulo

Re: Temperatura excessiva...

por rogeriofonseca » Seg Set 20, 2010 1:03 pm

Valeu Galera! Achei o manual e li.
Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 116
Registrado em: Sex Jul 23, 2010 10:32 am
Localização: Salvador

Re: Temperatura excessiva...

por AraujoJr » Seg Set 20, 2010 1:07 pm

(=D>)
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4892
Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
Localização: São Paulo

Re: Temperatura excessiva...

por adrpanam » Seg Set 20, 2010 7:36 pm

tb tem o fato do motorzão responder bem na arrancada, hehe #@%&! é vc precisar dar uma ré numa descida q dá um trabalhim a mais
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola
 
Mensagens: 741
Registrado em: Ter Mai 11, 2010 12:21 pm
Localização: Teófilo Otoni/MG


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes