Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por rodrigodk » Qua Set 16, 2009 9:21 am

Notei que tem um post antigo sobre esta dúvida, mas achei um conteudo bem valioso sobre esse assunto e estou postando para ajudar todos!

Primeiro um breve momento de Cultura sobra a pintura do seu carro pra melhor intender sobre o embelezamento do seu carro:

ORIGINAL

Quando um carro sai de fábrica, sua chapa de aço é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) de espessura. Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícrons para o 'primmer' que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícrons para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda um última camada de verniz incolor (clear cote). Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão. A tinta brilha pois é, dentro do possível, absolutamente lisa e sem irregularidades.

Imagem

DESGASTE

Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava-rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades (micro-imperfeições, riscos e ondulações), comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

Imagem

POLIMENTO

O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é
através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa. O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta. Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes. Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

Imagem

CERA: ALTERNATIVA MAIS COMUM

Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura. A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova como pode ser observado na ilustração. Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. Uma camada pintada protegida por cera, e mantida desta maneira por enceramentos regulares, evita a necessidade de polimentos.

Imagem

Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando desde um mero polimento até a aplicação de agentes 'cristalizadores', a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada. Não é recomendado o uso deste último pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.


O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as 'bolinhas' de água características da cera. Uma pintura permanentemente mantida protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo (massa de polir) mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento. A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.

QUAL CERA USAR?

As mais utilizadas são as famosas "coloridas" , a tradicional "da latinha" e ceras acrílicas "siliconadas". As três apresentam resultados excelentes. Para carros novíssimos, as siliconadas tem resultado excelente, dispensando a cera "colorida", que veda de forma superficial alguns riscos da lataria. A tradicional "da latinha" é rápida e eficiente, além de mais barata e em muitos casos não apresentar muita diferença da cera "siliconada", cumprindo bem a sua função.

Fonte: Adaptação da reportagem do consultor Milton Vieira para o Tempra Clube

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Agora o que interressa as Diferenças sobre Polimento X Cristalização X Espelhamento:


POLIMENTO
Se seu carro já faz muito tempo que não recebe um polimento ou revitalização ,se está muito riscado, com a pintura sem brilho , manchada ou queimada, isso são indícios que seu carro está precisando de um polimento. Polimento é um processo efetuado com máquina, usando uma massa abrasiva, e que só deve ser efetuado por pessoa qualificada, pois qualquer tipo de erro pode ocasionar danos a pintura, que só fazendo uma reparação completa para eliminar este dano.

ESPELHAMENTO DE PINTURA
Espelhamento de pintura é um novo processo de polimento recém lançado pela 3M americana, que consiste em várias etapas de um polimento, usando materiais importados, como massas, líquidos de polimento espumas e papel para polir, que revitalizam a pintura, eliminam manchas e riscos que afetaram o verniz ou camada superficial, e no acabamento é usado uma cera importada a base de carnaúba e teflon que dá um brilho duradouro (cerca de 6 meses), e uma camada de proteção contra chuva acida, cocô de passarinho, seivas de árvore, etc...

O que é Espelhamento de Pintura?
O espelhamento de pintura é o melhor "tratamento de beleza" para o seu carro,consiste em um sistema especial de polimento para recuperar o brilho e remover riscos superficiais, manchas, oxidação e outros pequenos defeitos na pintura. Cria uma película protetora que garante o brilho perfeito da pintura por até 6 meses ou 20 lavagens.
Depois da pintura do automóvel se transformar em um verdadeiro espelho, o trabalho se completa com a aplicação de produtos 3M para limpeza de vidros, partes cromadas, pneus e rodas, etc.


ENCERAMENTO
Enceramento ,que é o processo de passar cera no carro, pode ser feito mensalmente, sempre usando uma cera de boa qualidade, isenta de silicone , que afeta a pintura. De outra forma com polimentos avançados como espelhamento de pintura não existe a necessidade de passar cera, sendo mais adequado fazer um polimento completo de 6 em 6 meses para deixar ele sempre em estado de novo.


CRISTALIZAÇÃO
Esse é o engana trouxa, já fiz duas vezes e me ferrei, é o mesmo processo do polimento só que lixam o carro com uma abrasivo e lixa especial, passam uma camada de polimero que nâo sei a marca e depois passam a massa de polir, só que o polimero deles que é o diferencial da cristalização só funciona na hora pois ele precisa de 243º graus para fizarna pintura, ai na hora que faz acha lindo, tenho certeze de que a porcentagem de que o pessoal falou que num gostou era profissional enganador que fez cristalização e falou que era espelhamento.

Segue abaixo uma explicação sobre como fazer a Cristalização correta e a conservação da mesma.

Muitas vezes, damos aquele trato na caranga com polimento, enceramento e cristalização. Chegamos a gastar em determinados lugares muita grana, para fazer todo esse processo e muitas vezes, não feito da maneira correta pelo estabelecimento ou com o uso de produtos antiquados a base de solventes. Detemos a tecnologia de produzir polidores de ultima geração a base d água (polidor liquido e super brilho) com o rendimento e o acabamento bem superior aos produtos a base de solventes convencionais. O processo correto de cristalização é: Polimento, Enceramento e depois a Cristalização. Dessa forma todos os riscos e imperfeições podem ser tiradas nesse processo, deixando o carro com aparência de novo. Tenho ouvido de algumas pessoas que lugares tem apenas cristalizado ou comprado à cera cristalizadora e aplicando ele mesmo, achando que o apenas brilho é o suficiente. Mas onde fica a retirada das imperfeições que o dia a dia trás a pintura da caranga? Desta forma estamos passando aos leitores mais desavisados do processo correto e para que eles possam exigir o correto para com sua caranga. Também depois de tudo isso não adianta esquecer de cuidar da caranga, deixando de lavar, usando xampus alcalinos ou ácidos. produtos a base de querosene principalmente e produtos que não foram desenvolvidos para carro. Assim em pouco tempo todo o dinheiro e brilho do seu veiculo ira embora, e sempre culpamos o estabelecimento onde o serviço foi executado, quando na verdade a culpa é nossa pela escolha tanto do local como dos produtos usados quando lavado em casa.
Espero esclarecer qual o processo correto e a importância de se usar produtos desenvolvidos para carros e não para uso doméstico ou sem a aprovação do Ministério da Saúde e sem saber o que eles contem exatamente

PLÁSTICOS
Nos plásticos externos sem pintura e internos (painel), produtos não oleosos são os mais indicados. Os que tem base de silicone proporcionam brilho e boa aparência , mas retêm poeira e e podem engordurar os vidros e embaçar em dias de chuva. Para evitar limpe os vidros com papel toalha com álcool ou limpa vidros.

Produtos com derivados de petróleo ressecam os pneus e as borrachas, o ideal é usar silicone.

Resumão:

Existe diferença entre, polimento, cristalização, espelhamento?

Sim. O polimento é um processo mais simples, quase nem é mais feito, pois deixa muitas marcas. A cristalização é um processo parecido com o Espelhamento e utiliza 3 ceras, enquanto o Espelhamento utiliza 6 ceras.

Qual o melhor?

Espelhamento 3M. Esse sim é maravilhoso, mesmo quando pessimos profissionais fazem usando menos produtos que o recomendado.

Ps: Lembrando que carro preto um produto de cor difere, e carro muito arranhado pintura queimada se troca ou acrescentam cera, podendo ficar mais caro.


Fonte: Clube Clube Novo Ka
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por socket » Seg Set 21, 2009 7:05 pm

Post muito bom... (=D>)
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
Localização: Portugal

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por jaslee » Seg Set 21, 2009 7:25 pm

Bem didatico o topiico, devia colocar como fixo. Parabens ai (=D>)
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2306
Registrado em: Seg Nov 10, 2008 10:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por aguiarc » Seg Set 21, 2009 7:55 pm

Peraí, fiquei confuso. Em "Qual cera usar?", a siliconada é recomendada para pinturas novas.
Em "Enceramento", sugere-se "cera de boa qualidade, isenta de silicone , que afeta a pintura".
Será mesmo segura a cera siliconada em carros novos ou será melhor a "de latinha"? Aliás, essa é aquela Grand Prix rosa?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 72
Registrado em: Qui Set 03, 2009 8:59 pm
Localização: Betim

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por rafaelsantilli2 » Seg Set 21, 2009 8:55 pm

Belo tópico..tirou muitas dúvidas!
mas e aquelas ceras líquidas aonde entram??
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:03 pm
Localização: São Paulo

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por rodrigodk » Sex Set 25, 2009 12:32 pm

aguiarc escreveu:Peraí, fiquei confuso. Em "Qual cera usar?", a siliconada é recomendada para pinturas novas.
Em "Enceramento", sugere-se "cera de boa qualidade, isenta de silicone , que afeta a pintura".
Será mesmo segura a cera siliconada em carros novos ou será melhor a "de latinha"? Aliás, essa é aquela Grand Prix rosa?


Maninho, eu uso produtos 3m, são mais caros mas não conheço ninguém que disse que teve problema com produtos 3m..

quanto a siliconada é que quando o carro é novo a pintura já vem tratada de fábrica, entao a siliconada da uma ajudada a ela se manter nova, mas assim não sei dizer depois de quanto tempo a pintura perde o tratamento , então eu iria da de latinha mesmo... hehehe..
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por rodrigodk » Sex Set 25, 2009 12:34 pm

rafaelsantilli2 escreveu:mas e aquelas ceras líquidas aonde entram??


huauhauhauha.. boa.. nem lembrava que tinha cera liquida.. uhauhauhauhauhauha
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Polimento X Cristalização X Espelhamento X Enceramento

por Thiago » Sex Set 25, 2009 1:57 pm

acabou de chegar minha cera liquida meguiars.. vou testar amanhã.. queria saber mais sobre ela tb
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1410
Registrado em: Sáb Fev 16, 2008 5:17 pm
Localização: Contagem/BH - MG


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 8 visitantes