Qual a melhor faixa de RPM para troca de marcha no punto?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

por socket » Dom Mai 04, 2008 6:18 pm

Chamber escreveu:
socket escreveu:ELX: Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm

HLX/Sporting: Potência máxima (ABNT) / regime: 113,0 CV (Gas) - 115,0 CV (Alc) / 5500rpm

Ou seja, a melhor rotação para se mudar de marcha buscando o melhor desempenho possível seria de 6325 RPM no ELX e de 6050 RPM no HLX.


Pq? 10% a mais?
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por danielb » Dom Mai 04, 2008 7:21 pm

Nesse site mostra como calcular a rotação de troca de marcha para
desempenho máximo: http://www2.uol.com.br/bestcars/marchas.htm

Não existe uma regra, cada conjunto câmbio/motor tem seu momento
para troca.
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por AndreBsB » Dom Mai 04, 2008 8:42 pm

BaBaCaNa escreveu:
BART escreveu:Eu passo entre 2,5 e 3 tbm...
Mas qdo aparece algum engraçadinho e não é difícil, pisa sem dó até 6 6,2 hehehehehe

x2


x3. :D
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por Chamber » Seg Mai 05, 2008 8:26 am

socket escreveu:
Chamber escreveu:
socket escreveu:ELX: Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm

HLX/Sporting: Potência máxima (ABNT) / regime: 113,0 CV (Gas) - 115,0 CV (Alc) / 5500rpm

Ou seja, a melhor rotação para se mudar de marcha buscando o melhor desempenho possível seria de 6325 RPM no ELX e de 6050 RPM no HLX.


Pq? 10% a mais?

Para compensar a perda na troca. Parece contraditório pois ao passar o momento de potência máxima desenvolve-se menos potência. Mas é por que quando se troca a marcha perde-se tempo pois a rotação cai e ocorre a demora para encher até o momento de potência máxima. Então compensa perder um pouco esticando além da potência máxima e deixa-se de perder muito na queda acentuada na troca.
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por Kareka ABC » Seg Mai 05, 2008 12:21 pm

Eu troco geralmente a 2500. Qdo quero fazer uma ultrapassagem que estico um pouco mais.

Estiquei bastante qdo tava em amaciamento, agora não vejo necessidade.
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