Como melhorar a performance do ar condicionado?
Como melhorar a performance do ar condicionado?
Pessoal, existe alguma coisa que dê para fazer para melhorar a performance do ar do Punto? Ahh não adianta sugerir para trocar o compressor por um mais potente, etc! hehehe
Eu notei que o compressor do meu carro fica ligando e desligando(sim, isso é normal), mas eu acho que ele desliga muito cedo, pois o carro nem tá bem gelado por dentro e o compressor já desliga, daí esquenta um pouquinho e ele liga novamente!
Pensei no seguinte: Não daria para isolar o sensor de temperatura interno um pouco, para que ele mande o compressor desligar mais tarde, ou depois da temperatura baixar mais dentro do carro? Claro que não daria pra isolar demais, senão o compressor não vai mais desligar e provavelmente vai congelar tudo!
Pensei nisso, pois no meu ex carro o compressor ficava ligado por mais tempo antes do termostato desligar ele, e o que acontecia era que o carro ficava bem mais gelado! Em viagens normalmente tinha que colocar a velocidade do ar no 1 e dependendo do dia, tinha que regular a temperatura para um pouco mais quente, senão o frio pegava dentro do carro! E na rua o povo derretendo! hehehe
Abraço a todos!!
Eu notei que o compressor do meu carro fica ligando e desligando(sim, isso é normal), mas eu acho que ele desliga muito cedo, pois o carro nem tá bem gelado por dentro e o compressor já desliga, daí esquenta um pouquinho e ele liga novamente!
Pensei no seguinte: Não daria para isolar o sensor de temperatura interno um pouco, para que ele mande o compressor desligar mais tarde, ou depois da temperatura baixar mais dentro do carro? Claro que não daria pra isolar demais, senão o compressor não vai mais desligar e provavelmente vai congelar tudo!
Pensei nisso, pois no meu ex carro o compressor ficava ligado por mais tempo antes do termostato desligar ele, e o que acontecia era que o carro ficava bem mais gelado! Em viagens normalmente tinha que colocar a velocidade do ar no 1 e dependendo do dia, tinha que regular a temperatura para um pouco mais quente, senão o frio pegava dentro do carro! E na rua o povo derretendo! hehehe
Abraço a todos!!
- Barbeiro de Auto Escola
Re: Como melhorar a performance do ar condicionado?
Tem que mandar ver se não vazou o gás e está com baixa pressão no sistema.
O descrito é típico desse problema:
O compressor liga, a temperatura do sistema começa a abaixar, com a perda do volume (Baixa temperatura) o sensor de pressão baixa aciona e manda o compressor desligar. Quando começa a aquecer o gás, a pressão do sistema volta a subir (O sensor de pressão baixa desliga) e o compressor volta a funcionar. Fica nesse ciclo até que a perda de gás chegue a um ponto que o sensor de pressão não deixe mais o compressor funcionar.
Se estiver na garantia, leve na Concessionária e reclame.
ABÇ
O compressor liga, a temperatura do sistema começa a abaixar, com a perda do volume (Baixa temperatura) o sensor de pressão baixa aciona e manda o compressor desligar. Quando começa a aquecer o gás, a pressão do sistema volta a subir (O sensor de pressão baixa desliga) e o compressor volta a funcionar. Fica nesse ciclo até que a perda de gás chegue a um ponto que o sensor de pressão não deixe mais o compressor funcionar.
ABÇ

- Velha Guarda
Também acho muito rápido esse liga/desliga do compressor... não da tempo de resfriar a cabine direito.
Isso que aqui é Ctba nem faz calores absurdos....
Isso que aqui é Ctba nem faz calores absurdos....
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
No automático, se eu ligar "Lo", a ventilação vai pro maximo, a temp fica em 16°, mas demoooora pra gelar...
- Velha Guarda
Ferranda escreveu:Tem que mandar ver se não vazou o gás e está com baixa pressão no sistema.
ABÇ
Acho que não é vazamento não. O carro é assim desde 0km! Agora está com 10000km. A princípio o ar funciona normal, só não gela tanto quanto eu gostaria, pois acho que o tempo que o compressor fica ligado é muito curto! Tipo ele liga e esfria a cabine e depois de uns 5 min desliga. Daí começa a esquentar e ele liga por mais uns 5 min e desliga! Todo ar faz isso, só que no Punto(pelo menos no meu) a temperatura não fica bem baixa antes de desligar o compressor! Eu imagino que esse sistema foi desenvolvido pra funcionar assim. Daí queria saber se tem como enganar o sistema, fazendo o compressor ficar ligado por mais tempo antes de desligar. Imaginei que isolando o sensor interno, iria ganhar mais alguns minutos antes do compressor desligar, e isso melhoraria a performance do ar sem ter que trocar nenhuma peça e sem estragar nada!
Alguém sabe onde fica o sensor de temperatura da cabine, que comanda o termostato do ar?
Então amigo.
Nos Arcond comuns eles não possuem esse sensor internamente, só nos digitais.
As vezes o carro vem com carga insuficiente de gas no sistema, se estiver na garantia reclame.
Senão, leve em uma oficina especializada, eles plugam manometros no sistema e detectam se está com falta de gas.
Mas não esqueça que nos motores 1.4 o Arcond desliga automaticamente quando o pedal do acelerador é pressionado ao maximo (para ganhar alguns pocotos).
Se vce só anda com a bota fincada, pode ser esse o motivo.
Nos Arcond comuns eles não possuem esse sensor internamente, só nos digitais.
As vezes o carro vem com carga insuficiente de gas no sistema, se estiver na garantia reclame.
Senão, leve em uma oficina especializada, eles plugam manometros no sistema e detectam se está com falta de gas.
Mas não esqueça que nos motores 1.4 o Arcond desliga automaticamente quando o pedal do acelerador é pressionado ao maximo (para ganhar alguns pocotos).
Se vce só anda com a bota fincada, pode ser esse o motivo.

- Velha Guarda
VC pode levar na concessionária eles tem um aparelho para medir o quanto frio está gerando o seu AC...
Lembro uma vez no AC do carro do meu pai (na época era um Tempra) ele achou que tava gelando poko tbm dai ele levou lah os caras botaram esse aparelho e detectaram um problema mesmo, como carro tava na garantia foi trocado todo sistema do AC e depois virou uma geladeira
heheheh
Lembro uma vez no AC do carro do meu pai (na época era um Tempra) ele achou que tava gelando poko tbm dai ele levou lah os caras botaram esse aparelho e detectaram um problema mesmo, como carro tava na garantia foi trocado todo sistema do AC e depois virou uma geladeira

Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola
Tava pensando nisso e me ocorreu que o ar dos carros hoje em dia é inteligente, ou seja, sempre que você fizer um movimento brusco no acelerador ou apertar ele fundo, o compressor desliga, religando após um tempo ou após você tirar o pé do fundo. Isso pode estar atrapalhando a performance do ar. Tente acelerar mais progressivamente e não até o fundo e veja se melhora. Eu não tenho certeza pois ainda não testei, mas queria saber. Abraço!
- Piloto de Atari
Humm com certeza não é por eu estar pisando no fundo, pois andando normalmente o ar fica com essa performance fraca!
Não creio que seja defeito tb, pois ele gela! O que acontece é que o termostato manda o compressor desligar por achar que já está frio suficiente na cabine! E o que eu queria era enganar o termostato, para que ele deixasse o compressor ligado por mais tempo, pois assim iria gelar mais!
Não creio que seja defeito tb, pois ele gela! O que acontece é que o termostato manda o compressor desligar por achar que já está frio suficiente na cabine! E o que eu queria era enganar o termostato, para que ele deixasse o compressor ligado por mais tempo, pois assim iria gelar mais!
Baunken.
Esse ar não tem termostato. o sistema é mecanico e não eletronico.
Quando vce gira o seletor de temperatura, vce desvia parte da agua quente do sistema de arrefecimento do motor para uma serpentina no arcond. Ou seja, vce está esquentando o ar que gelou no arcond, e não fazendo uma seleção de temperatura com o funcionamento do compressor.
Esse ar não tem termostato. o sistema é mecanico e não eletronico.
Quando vce gira o seletor de temperatura, vce desvia parte da agua quente do sistema de arrefecimento do motor para uma serpentina no arcond. Ou seja, vce está esquentando o ar que gelou no arcond, e não fazendo uma seleção de temperatura com o funcionamento do compressor.

- Velha Guarda