CAI - Cold Air Intake By Karecones! 8)

Tava meio entediado e resolvi mudar algo no carro, então resolvi desenvolver um sistema de captação de ar frio pro meu pequenino motor.
Material utilizado e custos dos mesmos:
Mangueira tipo cotovelo de borracha R$ 25,00
Filtro esportivo c/ papel marca "Tabajara" R$ 35,00
Cano do silencioso traseiro do antigo Passat 1.8 (Usado só uma parte) R$ 45,00
3 abraçadeiras que não lembro a medida Na Faixa
Um suporte de Buzina c/ parafuso M10 Na Faixa
Lá fui eu pra oficina (Escapamentos Taboão) de um amigo começar a brincadeira.
Não seria necessário comprar um cano novo, só pegar um usado sem ferrugem ou borra que já me bastava. Não encontrei nada que me servisse na sucata de tubos. Poderia ter feito umas emendas pra chegar no posicionamento que queria, mas ia ficar mto feio.
Foi qdo avistei ao longe a curva perfeita em um cano novo.
Como era novo, nada mais justo que comprá-lo.
Então comecei a confecção descrita em fotos.
Parafusos para retirar a tampa do motor c/ o filtro de ar.
Engenharia #@%! Me rendeu uma bolha em cada dedo médio pra soltar estes parafusos! (Motor quente)
Fazendo as medições. Ferramenta utilizada: OLHÔMETRO!!!
Detalhe do suporte do tubo (ou seria da buzina?!)
Pedaço de mangeira entre o filtro e o cano pra compensar as medidas.
Vejam bem: Ajuste Técnico, não é gambiarra!!!
Reparem na posição do filtro em relação à grade dianteira superior.
Resultado final.
A mão de obra foi minha c/ uma ajuda do meu camarada. O mais difícil foi encontrar a curva certa pro filtro ficar na "cara do gol" e com um visual bonito.
Falta só a pintura, que aceito sugestões de cores.
Pensei em prata, preto, azul e vermelho. Acho que o preto e o prata são mais interessantes.
Com relação ao desempenho, me parece que o carro está mais solto do que original.
Mas como impressão não vale nada, vou fazer um teste no Dyno assim que possível ($$$)! Uma puxada c/ filtro original e outra c/ o CAI.
O ronquinho do motor ficou um pouco mais grave, bonitinho.
É isso aí galera, espero que tenham curtido e qualquer dúvida, estou à disposição.
Aceito encomendas, hein?!?!?!?!
Material utilizado e custos dos mesmos:
Mangueira tipo cotovelo de borracha R$ 25,00
Filtro esportivo c/ papel marca "Tabajara" R$ 35,00
Cano do silencioso traseiro do antigo Passat 1.8 (Usado só uma parte) R$ 45,00
3 abraçadeiras que não lembro a medida Na Faixa
Um suporte de Buzina c/ parafuso M10 Na Faixa
Lá fui eu pra oficina (Escapamentos Taboão) de um amigo começar a brincadeira.
Não seria necessário comprar um cano novo, só pegar um usado sem ferrugem ou borra que já me bastava. Não encontrei nada que me servisse na sucata de tubos. Poderia ter feito umas emendas pra chegar no posicionamento que queria, mas ia ficar mto feio.
Foi qdo avistei ao longe a curva perfeita em um cano novo.
Como era novo, nada mais justo que comprá-lo.
Então comecei a confecção descrita em fotos.
Parafusos para retirar a tampa do motor c/ o filtro de ar.

Engenharia #@%! Me rendeu uma bolha em cada dedo médio pra soltar estes parafusos! (Motor quente)

Fazendo as medições. Ferramenta utilizada: OLHÔMETRO!!!

Detalhe do suporte do tubo (ou seria da buzina?!)

Pedaço de mangeira entre o filtro e o cano pra compensar as medidas.
Vejam bem: Ajuste Técnico, não é gambiarra!!!

Reparem na posição do filtro em relação à grade dianteira superior.



Resultado final.




A mão de obra foi minha c/ uma ajuda do meu camarada. O mais difícil foi encontrar a curva certa pro filtro ficar na "cara do gol" e com um visual bonito.
Falta só a pintura, que aceito sugestões de cores.
Pensei em prata, preto, azul e vermelho. Acho que o preto e o prata são mais interessantes.
Com relação ao desempenho, me parece que o carro está mais solto do que original.
Mas como impressão não vale nada, vou fazer um teste no Dyno assim que possível ($$$)! Uma puxada c/ filtro original e outra c/ o CAI.
O ronquinho do motor ficou um pouco mais grave, bonitinho.
É isso aí galera, espero que tenham curtido e qualquer dúvida, estou à disposição.
Aceito encomendas, hein?!?!?!?!
