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CAI - Cold Air Intake By Karecones! 8)

MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 9:27 pm
por Kareka ABC
Tava meio entediado e resolvi mudar algo no carro, então resolvi desenvolver um sistema de captação de ar frio pro meu pequenino motor.

Material utilizado e custos dos mesmos:

Mangueira tipo cotovelo de borracha R$ 25,00
Filtro esportivo c/ papel marca "Tabajara" R$ 35,00
Cano do silencioso traseiro do antigo Passat 1.8 (Usado só uma parte) R$ 45,00
3 abraçadeiras que não lembro a medida Na Faixa
Um suporte de Buzina c/ parafuso M10 Na Faixa

Lá fui eu pra oficina (Escapamentos Taboão) de um amigo começar a brincadeira.
Não seria necessário comprar um cano novo, só pegar um usado sem ferrugem ou borra que já me bastava. Não encontrei nada que me servisse na sucata de tubos. Poderia ter feito umas emendas pra chegar no posicionamento que queria, mas ia ficar mto feio.
Foi qdo avistei ao longe a curva perfeita em um cano novo.
Como era novo, nada mais justo que comprá-lo.

Então comecei a confecção descrita em fotos.

Parafusos para retirar a tampa do motor c/ o filtro de ar.
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Engenharia #@%! Me rendeu uma bolha em cada dedo médio pra soltar estes parafusos! (Motor quente)
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Fazendo as medições. Ferramenta utilizada: OLHÔMETRO!!!
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Detalhe do suporte do tubo (ou seria da buzina?!)
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Pedaço de mangeira entre o filtro e o cano pra compensar as medidas.
Vejam bem: Ajuste Técnico, não é gambiarra!!!

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Reparem na posição do filtro em relação à grade dianteira superior.
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Resultado final.
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A mão de obra foi minha c/ uma ajuda do meu camarada. O mais difícil foi encontrar a curva certa pro filtro ficar na "cara do gol" e com um visual bonito.
Falta só a pintura, que aceito sugestões de cores.
Pensei em prata, preto, azul e vermelho. Acho que o preto e o prata são mais interessantes.

Com relação ao desempenho, me parece que o carro está mais solto do que original.
Mas como impressão não vale nada, vou fazer um teste no Dyno assim que possível ($$$)! Uma puxada c/ filtro original e outra c/ o CAI.

O ronquinho do motor ficou um pouco mais grave, bonitinho.

É isso aí galera, espero que tenham curtido e qualquer dúvida, estou à disposição.

Aceito encomendas, hein?!?!?!?! :lol:

MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 9:34 pm
por socket
Gostei...
Ficou legal...
Era assim que eu pretendia fazer...
Arrancar a tampa do motor e mandar um cano!

Mas só faria isso se tivesse algum ganho de performance mesmo!

MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 9:40 pm
por Kareka ABC
Isso eu só posso responder nos próximos meses, depois que fizer o teste no dyno.

Tipo tinha rua que subia em 3º a 50 km/h e no meio da subida tinha que chamar 2º. Agora sobe de 3º e rendendo um pouquinho.
Até agora foi o único teste que fiz! :lol:

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 12:46 am
por AndreBsB
Realmente esse é o esquema ideal pra quem quer usar filtro. Ar frio! Colocar filtro pra captar ar quente...é #@%&!!

E em aceleração, retomadas.... alguma diferença?

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 1:35 am
por gabrielmtorres
Galera aqui mandando ver nas engenharias da vida... Excelente...

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 12:10 pm
por BART
Kareka perguntei pro Marinelli e ele disse q é mto insignificante essas paradas de ar frio...MAAS se nâo fosse carro de passeio seria bem interessante

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 2:36 pm
por socket
Essas paradas de ar frio?

E um intercooler? Vai me dizer que não faz diferença!? :P

E é ar frio! hehe

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 2:52 pm
por AndreBsB
A localização ficou ideal, mas será que tem algum risco de molhar o filtro?

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 4:48 pm
por BART
socket escreveu:Essas paradas de ar frio?

E um intercooler? Vai me dizer que não faz diferença!? :P

E é ar frio! hehe


Pois é Socket, falando rasgado o q ele me disse..."O punto não precisa fazer nada disso, o carro não anda tudo isso pra chegar ao modo de fazer essas adaptações"

MensagemEnviado: Sáb Abr 19, 2008 6:49 pm
por nels0n
Ae Kareka, parabéns pela modificação! Além da estética, o filtro parece estar em um lugar melhor que o original... Só estou curioso pra ver a medição no dyno.
Eu sou mais um dos que acha que a mudança é "psicológica", pq faz um barulho mais legal e vc acaba sentando o pé mesmo...

Mais uma vez parabéns...