[Dica] Resolver estalo na suspensão ao arrancar e freiar
[Dica] Resolver estalo na suspensão ao arrancar e freiar
Olá pessoal.
Nas últimas duas revisões, quando deixei o carro para tal, meu Punto estava com este sintoma do assunto acima. Parecia freio, parecia suspensão, esquisito.
Voltou da revisão sem barulhos, para dali a um mês/dois voltar a fazer o tal barulho. Arranca, "TLEC". Freia, "TLEC".
Como agora já não tenho mais o mesmo tesão de ficar mexendo em carro, a preguiça de deitar embaixo e dar uma olhada levou algum tempo até passar...então resolvi sacar meu jogo de catracas e dar uma olhada.
Surpresa...três parafusos da bandeja da suspensão ligeiramente soltos. Carquei o braço na catraca e apertei valendo eles (se não me engano são parafusos 19 e 21mm). Dane-se torquímetro, hehehehe....
No outro dia pela manhã...carro silencioso novamente...quase perdi um dia e pelo menos uns 60 contos deixando na concessionária para mais um "reaperto na suspensão".
Fica aí a dica pra quem tiver disposição e ferramentas básicas à mão.
Abraços,
Jeffo.
Nas últimas duas revisões, quando deixei o carro para tal, meu Punto estava com este sintoma do assunto acima. Parecia freio, parecia suspensão, esquisito.
Voltou da revisão sem barulhos, para dali a um mês/dois voltar a fazer o tal barulho. Arranca, "TLEC". Freia, "TLEC".
Como agora já não tenho mais o mesmo tesão de ficar mexendo em carro, a preguiça de deitar embaixo e dar uma olhada levou algum tempo até passar...então resolvi sacar meu jogo de catracas e dar uma olhada.
Surpresa...três parafusos da bandeja da suspensão ligeiramente soltos. Carquei o braço na catraca e apertei valendo eles (se não me engano são parafusos 19 e 21mm). Dane-se torquímetro, hehehehe....

Fica aí a dica pra quem tiver disposição e ferramentas básicas à mão.
Abraços,
Jeffo.
- Piloto de Autorama
Re: Estalo na suspensão ao arrancar e freiar
Jeffo,
Interessante ter descoberto esses parafusos...
Tem como tirar foto do local para que fique mais claro pro pessoal?
Eu tive esse barulho logo que comprei o carro e com reaperto de freios (segundo a concessionária) resolveu...
Mas se voltar... irei testar seu procedimento...
Eu tive esse barulho logo que comprei o carro e com reaperto de freios (segundo a concessionária) resolveu...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
socket escreveu:Jeffo,
Pois é...também fiquei suspeitando dos freios...mas, na verdade, não tem muito o que "reapertar" em termos de freios...os únicos parafusos ali são os que seguram as pinças...não poderiam mover "para frente e para trás"...
Bom, deitando embaixo do carro é fácil de achar os parafusos. É só macaquear o carro um pouco para facilitar o aperto e mandar ver. São quatro parafusos, foto abaixo. Para ver o tamanho grande, descam bem a página e cliquem no link (Não na imagem).
Abraço.
Jeffo.

- Piloto de Autorama
Mto bom saber disso.... e se eles encomodarem denovo trava rosca neles... nunca mais eles vão soltar ou estalar eheheheh
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola
Bom saber disso.. Meu carro esses tempos estava com um barulhinho, mas agora passou 

AudioBank 4100 | JL 12w1v2
- Barbeiro de Auto Escola
Th3bo escreveu:Mto bom saber disso.... e se eles encomodarem denovo trava rosca neles... nunca mais eles vão soltar ou estalar eheheheh
Hehehehe, também pensei nisso....e se voltarem a estalar vou meter o trava-roscas VERMELHO que tenho aqui...

[ ]s,
Jeffo.
- Piloto de Autorama
valmir escreveu:vou ver isso no próximo fds, valeu jeffo!
estou com um barulho na frente, parece algum coisa com jogo, deve ser isso...
ontem foi a vez do barulho do banco traseiro... na verdade o couro não deixava ele travar direito, tirei toda a trava, cortei um pedaço do couro, fixei e pronto! sem barulho agora!
Puts...couro é legal...ainda mais eu que tenho filho pequeno...o banco vira um depósito de farelos com o estofamento original...
Mas quando aos parafusos, veja mesmo...fiquei adiando umas duas semanas por preguiça de deitar embaixo e mexer...
Um dos parafusos estava com uma poeirinha alaranjada...de ferrugem, fui direto nele, a catraca deu quase meia-volta...
Dos outros três, dois estavam "soldados" e um aceitou um aperto extra ainda...é só conferir mesmo.
Depois me contem.
[ ]s,
Jeffo.
- Piloto de Autorama
Valeu a foto Jeffo...
Já vi que vou me enfiar embaixo do carro e sair apertando tudo o que é parafuso pra ver se acaba com qualquer barulho!
Já vi que vou me enfiar embaixo do carro e sair apertando tudo o que é parafuso pra ver se acaba com qualquer barulho!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
jeffo escreveu:...ainda mais eu que tenho filho pequeno...o banco vira um depósito de farelos com o estofamento original...Jeffo.
Farelos, manchas de "eventuais" líquidos de qualquer natureza....

Quanto aos parafusos, não deu outra...carro silencioso de volta.
Grato a você pela dica e ao Valmir pelo direcionamento do tópico.
[]
- Instrutor de Auto Escola
Poutz .. vou deitar amanha debaixo do carro ahuahha
Meu carro nem deve ter mais parafuso uhauhauhhua vive fazendo essa barulho..
Vlw pela dica
Meu carro nem deve ter mais parafuso uhauhauhhua vive fazendo essa barulho..
Vlw pela dica
- Piloto de Autorama