Freio a disco traseiro!

Galéra eu tava pensando esses dias que depois que eu por as rodas no meu carro que eu vou dar uma "melhorada na performance" mas vou começar prezando pela segurança então vou modificar primeiro os freios colocando discos na traseira e depois aumentando o diâmetro dos discos frontais!
Ai comecei a procurar em alguns lugares onde fazer esse serviço e encontrei essa matéria na internet...

Freio a disco no eixo traseiro
Especialistas recomendam que se o componente não for original de fábrica, não deve ser instalado
Carlos Guimarães
Nem sempre ter freios a disco no eixo traseiro significa que as frenagens serão mais eficientes. E mais: segundo o engenheiro mecânico da ADK Consultoria Automotiva, Paulo Garbossa, 'no caso das adaptações que não têm o aval da fabricante do carro, além infringir a legislação atual, ainda existe o risco de perder a eficiência de frenagem, entre outras conseqüências.'
Nos modelos em que existem versões equipadas com freios a disco na traseira, no caso de Opala e Vectra, por exemplo, a transformação é permitida e pode funcionar a contento se for feito de acordo com as normas da fabricante, mas é um serviço que custa caro e não vale a pena, segundo o engenheiro mecânico do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio.
'Isso porque, a menos que se rode freqüentemente em descidas de serra, serão necessários freios a disco na traseira em um modelo feito originalmente com freio a tambor', explica Romio. Por esse motivo, e por causa do risco de adaptações mal feitas acabarem levando à problemas de equalização, entre outros fatores, poucas oficinas oferecem esse tipo de serviço.
Uma das que fazem a instalação de freios a disco no eixo traseiro adequadamente é a Suspentécnica(3845-5261), na Vila Olímpia. Uma transformação bem feita, conforme as especificações da fabricante e que envolve a troca de cilindro mestre e instalação de válvula equalizadora de pressão, entre outros itens, sai por volta de R$ 2,5 mil.
Outra oficina que faz instalação de freios a disco na traseira, mas que não tem recebido muita procura por esse serviço ultimamente é a Miscar (3168-9506), no Itaim. Nos casos mais simples, cobra em torno de R$ 900 para fazer uma transformação em modelos que têm pelo menos uma versão com discos de freio no eixo de trás. No caso de carros como Fusca, que não tem nenhuma versão original com freios a discos na traseira, um dos problemas que acontecem em adaptações feitas sem muito critério é a falta de freio de estacionamento.
MANUTENÇÃO
A manutenção desses freios segue as recomendações de praxe, segundo a Bosch. Deve-se verificar o estado das pastilhas a cada 5 mil quilômetros e trocar o fluido do sistema a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro. Não seguir essa regra pode aumentar o desgaste dos discos, o que implica na necessidade da troca ou, se possível, retífica desse componente.
A troca de fluido deve ser feita por pessoal especializado, que usa aparelhos apropriados para o sistema ficar livre de bolhas de ar no sistema.
Alguém ai já fez esse Upgrade?
O que acham?
Abraços!
Ai comecei a procurar em alguns lugares onde fazer esse serviço e encontrei essa matéria na internet...

Freio a disco no eixo traseiro
Especialistas recomendam que se o componente não for original de fábrica, não deve ser instalado
Carlos Guimarães
Nem sempre ter freios a disco no eixo traseiro significa que as frenagens serão mais eficientes. E mais: segundo o engenheiro mecânico da ADK Consultoria Automotiva, Paulo Garbossa, 'no caso das adaptações que não têm o aval da fabricante do carro, além infringir a legislação atual, ainda existe o risco de perder a eficiência de frenagem, entre outras conseqüências.'
Nos modelos em que existem versões equipadas com freios a disco na traseira, no caso de Opala e Vectra, por exemplo, a transformação é permitida e pode funcionar a contento se for feito de acordo com as normas da fabricante, mas é um serviço que custa caro e não vale a pena, segundo o engenheiro mecânico do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio.
'Isso porque, a menos que se rode freqüentemente em descidas de serra, serão necessários freios a disco na traseira em um modelo feito originalmente com freio a tambor', explica Romio. Por esse motivo, e por causa do risco de adaptações mal feitas acabarem levando à problemas de equalização, entre outros fatores, poucas oficinas oferecem esse tipo de serviço.
Uma das que fazem a instalação de freios a disco no eixo traseiro adequadamente é a Suspentécnica(3845-5261), na Vila Olímpia. Uma transformação bem feita, conforme as especificações da fabricante e que envolve a troca de cilindro mestre e instalação de válvula equalizadora de pressão, entre outros itens, sai por volta de R$ 2,5 mil.
Outra oficina que faz instalação de freios a disco na traseira, mas que não tem recebido muita procura por esse serviço ultimamente é a Miscar (3168-9506), no Itaim. Nos casos mais simples, cobra em torno de R$ 900 para fazer uma transformação em modelos que têm pelo menos uma versão com discos de freio no eixo de trás. No caso de carros como Fusca, que não tem nenhuma versão original com freios a discos na traseira, um dos problemas que acontecem em adaptações feitas sem muito critério é a falta de freio de estacionamento.
MANUTENÇÃO
A manutenção desses freios segue as recomendações de praxe, segundo a Bosch. Deve-se verificar o estado das pastilhas a cada 5 mil quilômetros e trocar o fluido do sistema a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro. Não seguir essa regra pode aumentar o desgaste dos discos, o que implica na necessidade da troca ou, se possível, retífica desse componente.
A troca de fluido deve ser feita por pessoal especializado, que usa aparelhos apropriados para o sistema ficar livre de bolhas de ar no sistema.
Alguém ai já fez esse Upgrade?
O que acham?
Abraços!