1.4 ELX | Melhor Método para Turbo c/ pressão baixa-até 0.6

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

1.4 ELX | Melhor Método para Turbo c/ pressão baixa-até 0.6

por Fredy » Qua Abr 01, 2009 12:36 pm

Boa tarde,

Estou tendo muita dificuldade para alinhar o melhor método para turbinar o meu Punto 1.4 Fire. Falei com a %as%ar de SBC o qual recomendou "definitivamente" não turbinar esse carro, pois é novo e ainda não possuem aceeso ao remapeamento eletronico para realizarem uma afinação mais adequada. Reforço que o uso não será para rachas ou provas de desempennho, mas sim encontra uma solução interessante para oferecer potência real em caso de necessiadade (ultrapassagens, etc)

De outro lado, dois preparadores supostamente experientes aconselharam uma preparação (para até 0,6bar...o que considero ideal para o meu uso, que ao invés de construir um carro de corrida, preciso apenas de alguns cavalos de potência em ultrapassagens e condições necessárias) seguindo os seguintes critérios:
01- Kit Anhanguera Turbo R$ 1570,00 (acho interessante, com custo-benefício ótimo e turbina ideal para os meus 0,6bar)
* Para compensar a inevitável demanda por injeção de combustível com a adição do turbocompressor, ao invés de aumentar o diâmetro dos bicos originais (dizem que isso pode comprometer a combustão em altas rotações por falta de gerenciamento correto), pretendo inserir um quinto bico "auxiliar" que injetará mais combustível de acordo com a pressão do turbo. Esse 5º bico será instalado na saída do ar comprimido do turbo.
02- Bico Single Monza Alcool+suporte R$ 300,00 (pode ser usado esse bico do Monza com ótimos resultados)
* O 5º bico deverá ser gerenciado por algum sistema para que a injeção de alcool seja feita de acordo com a pressão do turbo. Dessa forma, em baixas rotações, o quinto bico praticamente não injetará combustível ao motor. Já em sitações de alta demanda o quinto bico fará a diferença, pois como sabemos, o turbocompressor nada mais é que uma indução forçada de ar ao motor, onde segue a regra: mais ar, maior capacidade de explosão e para ter mais explosão, precisamos de mais combustível.

- Minha dúvida é: em caso de carro turbo, deverá haver uma relação muitíssimo bem alinhada entre MAP/Rotação do Motor/Pressão positiva do turbo/Quantidade de combustível injetada. Alguém acredita que algum dos dispositivos abaixo faça isso com excelência?
03- HIS EFIC TURBO R$ 580,00 - Para gerenciar a injeção de alcool no motor http://www.his-power.com.br/injecao.html
ou
Digipulse PRESSURE R$ 380 - http://www.digipulse.com.br/

04- Instalação do turbo e acessórios adicionais "necessários" R$ 2.000 - Valor para instalação com mecânico preparado, instalação de escapamento (2" para admissão / 2.25" saída) para não amarrar o motor turbinado, adição do sensor para acelerador eletrônico, nova bomba de gasolina "para garantir a demanda/será trocada por uma de GTi) e Velas mais frias.
05-Intercoller - nas condiçoes acima referidas e com pressão de turbo até 0,6bar, não será preciso instalar o intercooler.
06- Bielas e pistão: manterei os originais.

Resultados: espero que com esse sistema meus pobres 86cv/169km.h de max pulem para algo em torno de 130cv/190km.h max.

Quem tiver alguma sugestão ou experiência com Punto/Palio 1.4 8v Turbo, por favor, agregará bastante aos entusiastas como eu.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: 1.4 ELX | Melhor Método para Turbo c/ pressão baixa-até 0.6

por nilton_br » Qua Abr 01, 2009 1:05 pm

Cara, vê com o Nicholas (nipponic) ele já turbinou o dele.
Abraços
Vendo lanternas de LED, informações: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=6014
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por gmorais » Qua Abr 01, 2009 2:49 pm

o seu objeto final está a seu favor, querer tirar agua de pedra nao dá neh
deve ficar bem interessante com essa pressão, sem comprometer o motor
Punto HLX - HSD, VET, Couro, Xenon 8k H1, Rodas Sporting 16
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por fredbh » Qua Abr 01, 2009 3:02 pm