Avanço de ignição errado nos E-torq??

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Avanço de ignição errado nos E-torq??

por Rauser » Qua Ago 24, 2016 10:06 pm

Desde que peguei meu Punto 1.6 E-torq, meu primeiro carro Flex, notei que na gasolina ele dava griladas em retomadas, principalmente com pé fundo, entre 2500 e 3000 e poucos giros e depois de uns 3500 os grilinhos paravam. Postei em muitos locais sobre isso, que é um mal de carro flex mesmo, procurei a usar 20% de Etanol pro problema parar, procurei aditivos aumentadores de octanagem, mas nenhum funcionava... Eu achava estranho pq o 1.6 Etorq não tem uma taxa de compressão tão elevada assim, 10,5:1 e deveria se dar bem com gasolina com 27% de Alcool, mas era só colocar gasolina, independente do posto, o motor grilava e em saídas se eu não pisasse o suficiente, também dava grilada rapida em subidas então... Passei então a adotar sempre 15-20% de Etanol e por um bom tempo o problema sumiu, mas depois de uns tempos comecei a notar a griladinha voltando em arrancadas em subidas e saídas e comecei a estranhar... poxa, com 20% de Etanol a mais e ainda grilava!! Esqueci disso, ate pq outros carros eu vejo fazendo isso na rua e continuei acrescentando os 20%. Num belo dia resolvi testar a bomba da partida a frio, pra ver se tava funcionando, porque li que nos Etorq a gasolina é consumida aos poucos, pra não envelhecer, mas notava que a minha demorava muito pra ser consumida, na verdade nao vejo baixando nada... aí fiz a besteira de dar partida no carro com o chicote da bomba desligado e a injeção deve ter dectectado uma falha e adotou a estratégia A/F pro Alcool, sendo que eu tinha mais gasolina no tanque e o carro não deu mais partida, por sorte eu tenho um leitor OBD2 Bluetooh e dois softwares, um de Android e o MultiECU Scan pra PC, mas diga-se de passagem, paguei a licença do AlfaOBD pra Android e não consegui resetar parametros nem mudar A/F nele, e foi o primeiro que tentei... fiquei "preocupado" em ter danificado alguma coisa no carro porque o carro continuava sem conseguir dar partida, mesmo dando reset e reajustando pra gasolina pelo alfaobd. Daí peguei o MultiECU e consegui fazer tudo, reset dos parametros adaptativos e A/F, beleza, o carro deu partida de boa! Daí saí com o carro e notei que parecia mais suave o funcionamento, não grilava nadinha! Nem nas arrancadas, nem em retomadas com pé embaixo! Então pensei, a Central do meu Etorq e talvez de muitos outros, não tá corrigindo o avanço de ignição corretamente, especialmente se adotadas misturas de alcool e gasolina fora do padrão, adulterações nos postos e outras razões,,, talvez era isso...

Meu Etorq não tem problema nenhum nos sensores e atuadores da IE. e ficou um bom tempo sem grilar depois dos resets, mas de uns dias pra cá tá começando a dar griladinhas denovo! :( :( e só tava usando gasolina, aditivada ou comum com aditivo a parte. Daí comecei a imaginar que a central desse carro não tá ajustando o avanço corretamente, talvez depois de pegar algum posto com gasolina com mais alcool e depois voltar pra gasolina normal ou em alguma condição qualquer eu tá fazendo a central ficar confusa.

Lembro de ter lido que os 1.8 teve um problema sério de quebra por conta de ajuste errado da ECU para um avanço errado da ignição e a FIAT soltou um update da ECU, mas não divulgou na mídia, fazia o update ao levarem o carro na autorizada pra revisoes... Meu carro, um Punto, fabricado em 2010, modelo 2011 parece que já passou por um update, pq no scanner mostra que a central foi reprogramada em 04/04/2012 e ja q e um carro 2010.... Já levei em duas autorizadas e dizem que meu carro não possui mais nenhuma atualização a ser feita...

Eu vou fazer mais um reset pelo scanner e ver se volta a parar de grilar, se parar, alguma coisa tem na central q não ta ajustando os parametros corretamente... O que acham disso??
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Avanço de ignição errado nos E-torq??

por Scorpio » Qua Ago 24, 2016 10:46 pm

Tem mais um telecarregamento, aparece no scanner 10/08/2012.

https://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=21969

Enquanto não consegue a atualização; com o Multiecuscan fixe o combustível em gasolina que é o que você usa ou seja não coloque na posição aprendizado.
Entretanto se colocar etanol o motor não vai dar a partida.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Rauser » Qui Ago 25, 2016 2:27 am

Mas é reversível? Meu medo é pegar adulterações e o carro ficar ruim...

Mas esse telecarregamento aí de agosto/2012 quer dizer a versão ou a data que foi telecarregado? Pq pode ser a mesma versão do meu, mas atualizado somente em agosto, não?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Ago 25, 2016 10:35 am

Não, a data mostrada é a data do lançamento da versão, não da execução do telecarregamento.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Rauser » Qui Ago 25, 2016 11:52 am

Last Programing Date 04/04/2012 - "Data da ultima programação", é isso que aparece no MultiECU. Então fica ainda a dúvida... eu cansei de ir em autorizada e eles não darem toda atençao, só pq o carro é "velho". Se fosse um zero eles davam atenção. Esses fabricantes deveriam liberar essas atualizações num site especial, pra mecânicos independentes, fazer recalls de atualização, mesmo que pra coisas simples!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Qui Ago 25, 2016 11:59 am

Faz o que eu comentei acima (fixe em gasolina) e abra uma reclamação na Fiat informando que existe sim uma atualização e a CC diz que não existe.
Outra coisa, pelo numero do chassi não funciona, tem que conectar o scannner (da cc) e atualizar, se já estiver atualizado ele informa.

Boa sorte!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Rauser » Qui Ago 25, 2016 12:13 pm

Blz, vou fazer isso, mas acabei de conferir a data da ultima revisão em concessionária, tem no manual, foi feita uma revisão de 30.000km dia 04/04/2012 na Tecar Fiat de Brasília. Então creio que é a data da programação mesmo. Eu sabia que ela tinha feito uma revisão em 2012, mas nunca tinha olhado a data!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Qui Ago 25, 2016 11:03 pm

Rauser escreveu:Mas é reversível? Meu medo é pegar adulterações e o carro ficar ruim...

O TELECARREGAMENTO é irreversível.

O módulo de injeção do seu Punto é Bosch ou Magneti Marellii?
Moderador
Moderador

por Rauser » Sex Ago 26, 2016 1:27 pm

Vish, sério?? Eu mandei selecionar Petrol (gasolina) no MultiECU Scan e não mudou nada! O carro continua dando batidinhas, grilados, em retomadas e se eu não acelerar muito em saídas. No AlphaOBD descobri que tem um parametro q nao tem no MultiECU, que é o AF/R (Air Fuel Ratio) e no meu tá marcando 12,6, até onde sei pra gasolina com 20% de Alcool é 13,2... deve tá correto, pq a nossa gasolina tá com 27% de Alcool... Mas e agora?? Estraguei o módulo?? Agora só posso por Gasolina??? Meu módulo É Marelli, IAW7GF.

ATUALIZAÇÃO:

Rodei o Alpha OBD agorinha, e o AF/R caiu pra 12,5 e tem um parâmetro que é mais ou menos assim: Flex Fuel learning System ou sistema de aprendizado flex e ta lá: "Inicializado", pra mim o sistema de indentificação continua ativo...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Sex Ago 26, 2016 5:50 pm

Abaixo o ultimo telecarregamento disponibilizado pela Fiat para o etorq 1.6
Post os dados do seu Punto para verificação.

Com o AlfaOBD 1.9.1.0
Imagem

Com o Multiecuscan 3.1
Imagem

.
Moderador
Moderador

Próximo