Sensor de temperatura do óleo do motor(T-JET)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Sensor de temperatura do óleo do motor(T-JET)

por BMC » Qua Mar 25, 2015 2:18 pm

Olá pessoal, queria saber se alguém já fez/colocou um marcador+sensor de temperatura de óleo do motor no punto, mais especificamente no punto t-jet.

Estou querendo em colocar no meu t-jet devido à necessidade de esquentar o motor antes de poder pisar mais fundo(não é "frescura" nem mito, está no manual do carro e o assunto já foi discutido em outros tópicos) , prolongando a vida útil do motor e minimizando o risco de quebra/trinca do coletor e turbina.

Considerando que o óleo é o qual se deve levar em conta já que é ele que passa pela turbina, etc não sei detalhes técnicos, mas para carro turbo ele é o que importa(em relação à temp ideal de funcionamento), não a água. E considerando que o óleo demora mais para alcançar a temperatura ideal de funcionamento do que a água(que tem o marcador de temperatura no painel) acho que seria interessante instalar um medidor de temp do óleo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Sensor de temperatura do óleo do motor(T-JET)

por Febezza » Qua Mar 25, 2015 2:39 pm

Enquanto o motor estiver na fase fria, não passar dos 3 mil giros... depois que atingir a temperatura ideal (painel) aí já pode começar a pisar.

O punto não possui do sensor de temperatura do óleo, assim não sendo possível acompanhar através de algum aplicativo de parâmetros. Assim necessitando a adaptação de um, o que até hoje não vi ninguém que tenha feito no punto, só vi de pressão do turbo.

O motor vem a esquentar mais rápido com o veículo em movimento do que parado. Eu acompanho alguns parâmetros pelo aplicativo dashcommand, principalmente o da temperatura da água, pois carros turbos trabalham facilmente em temperaturas acima de 100º quando conduzido de modo "esportivo".

Rodando em rodovia na média de 120km/h ~130km/h mantendo o giros na casa dos 3,5~4 mil giros a temperatura gira em torno de 88º ~92ºC. Já em percursos urbanos, onde fica naquele "anda e para" chega a medias de 95~98ºC

Estou ainda pra fazer a medição em uso esportivo pra ver se bate os 100ºC ou acima.

Só lembrando que no meu t-jet eu troquei o fluido Paraflu up pelo Motul Inugel Optmal + aditivo moccol
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Re: Sensor de temperatura do óleo do motor(T-JET)

por BMC » Qua Mar 25, 2015 9:37 pm

Pois é mas como me foi dito, em teoria(digo isso por conhecimento de terceiros) não adianta a temp da água estar ideal por que a temp do óleo pode não estar já que o óleo demora mais para atingir a temp ideal.

Comprei meu t-jet(2013) a poucos dias e ainda estou aprendendo sobre o carro, mas o antigo dono trocou o intercooler original e a minha temperatura de água não passou dos 90º até então.
Piloto de Atari
Piloto de Atari