Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Notei que de um tempo para cá a partida do motor (e-torq) ficou mais longa quando o motor esta quente após desligado por cerca de uma hora; se desligar quente e ligar após alguns minutos pega rapidamente.
Quando esta frio pega rapidamente.
Alguém já notou partida longa (demora para pegar) nos motores e-torq quando quente?
.
Quando esta frio pega rapidamente.
Alguém já notou partida longa (demora para pegar) nos motores e-torq quando quente?
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Eu tinha esse problema no Linea 1.9 abastecido com gasolina, resolveu definitivamente quando coloquei gasolina Podium na partida a frio. Tudo estava em ordem, filtros, velas, bobina, pressão da bomba, ou dava partida [muito] longa ou pisava no acelerador, só mesmo abastecer com a Podium que resolveu.
Agora estou com álcool e o motor pega de primeira em qualquer situação, porém a gasolina da partida a frio ainda é a mesma Podium, nem precisei abastecer de tanto que ela está durando (desde dezembro que está no tanquinho).
Agora estou com álcool e o motor pega de primeira em qualquer situação, porém a gasolina da partida a frio ainda é a mesma Podium, nem precisei abastecer de tanto que ela está durando (desde dezembro que está no tanquinho).
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Não é o caso da partida à frio pois só uso gasolina desde zero e o "tanquinho" esta completamente vazio pois removi toda gasolina.
Acabei descobrindo que tem um eletro injetor (bico) vazando.
Para descobrir fiz o seguinte:
1- Com o motor frio liguei o motor por uns 40 segundos para encher a flauta e os bicos.
2- Sem desconectar a alimentação de combustível da flauta removi a flauta.
3- Limpei os bicos com um pano pois estavam molhados nas saídas por ter ligado o motor frio e desligado segundos depois.
4- Virei a chave de partida ligando a ignição sem dar a partida para pressurizar as linhas de combustível.
5- Depois de uns minutos um bico começou a pingar.
-------------------------------------
Post-scriptum: Não estou recomendando que façam esse teste e sim relatando um procedimento que eu fiz.
Antes de remover a flauta, pressurizada, tem que estar atento que as travas dos bicos estejam perfeitamente encaixadas pois a pressão passa de 60 PSI (libras) o que pode ser extremamente perigoso se um bico injetor escapar durante o teste.
Se tiver esse problema, de partida longa, recomendo fortemente que procure a rede assistencial Fiat ou seu mecânico de confiança relatando a solução.
.
Acabei descobrindo que tem um eletro injetor (bico) vazando.
Para descobrir fiz o seguinte:
1- Com o motor frio liguei o motor por uns 40 segundos para encher a flauta e os bicos.
2- Sem desconectar a alimentação de combustível da flauta removi a flauta.
3- Limpei os bicos com um pano pois estavam molhados nas saídas por ter ligado o motor frio e desligado segundos depois.
4- Virei a chave de partida ligando a ignição sem dar a partida para pressurizar as linhas de combustível.
5- Depois de uns minutos um bico começou a pingar.
-------------------------------------
Post-scriptum: Não estou recomendando que façam esse teste e sim relatando um procedimento que eu fiz.
Antes de remover a flauta, pressurizada, tem que estar atento que as travas dos bicos estejam perfeitamente encaixadas pois a pressão passa de 60 PSI (libras) o que pode ser extremamente perigoso se um bico injetor escapar durante o teste.
Se tiver esse problema, de partida longa, recomendo fortemente que procure a rede assistencial Fiat ou seu mecânico de confiança relatando a solução.
.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Scorpio escreveu:Não é o caso da partida à frio pois só uso gasolina desde zero e o "tanquinho" esta completamente vazio pois removi toda gasolina.
Acabei descobrindo que tem um eletro injetor (bico) vazando.
Para descobrir fiz o seguinte:
1- Com o motor frio liguei o motor por uns 40 segundos para encher a flauta e os bicos.
2- Sem desconectar a alimentação de combustível da flauta removi a flauta.
3- Limpei os bicos com um pano pois estavam molhados nas saídas por ter ligado o motor frio e desligado segundos depois.
4- Virei a chave de partida ligando a ignição sem dar a partida para pressurizar as linhas de combustível.
5- Depois de uns minutos um bico começou a pingar.
Bom teste, simples e direto, gostei!
O meu era estranho, como falei, mesmo com o tanquinho sem gasolina e a luz acesa no painel de falta de gasolina na partida a frio a injeção comanda uma injetada dessa gasolina a cada 5 partidas e diminui o Tempo de Injeção dos demais injetores para compensar a quantidade de gasolina injetada pela partida a frio, como não havia gasolina ou gasolina velha o motor custava a pegar, exigindo várias partidas ou uma pisada no acelerador que forçava o aumento do TI.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Antes fiz um teste mais simples:
1- Com o motor funcionando na temperatura normal de operação retirei o fusível da bomba de combustível fazendo motor morrer pela perda de pressão da linha.
2- Esperei cerca de 1 hora (normalmente quando desligava o carro quente e ligava após (1 até 3 horas) demorava para pegar)
3- Coloquei o fusível e liguei o carro, pegou na hora.
Conclusão deste primeiro teste: Bico vazando ou bomba perdendo a pressão na linha rapidamente. Se fosse a bomba poderia ser o efeito "vapor lock" na flauta e bicos dificultando a partida.
Como não tenho manômetro para medir e verificar a queda de pressão na linha, então, optei pelo procedimento que citei inicialmente.
Tentei uma limpeza mas o bico problemático continua com falta de estanqueidade.
Amanhã vou comprar um bico novo.
R$ 324,34 na autorizada e R$ 65,00 (bico IPE018 original Magneti Marelli) no mercado paralelo de reposição.
1- Com o motor funcionando na temperatura normal de operação retirei o fusível da bomba de combustível fazendo motor morrer pela perda de pressão da linha.
2- Esperei cerca de 1 hora (normalmente quando desligava o carro quente e ligava após (1 até 3 horas) demorava para pegar)
3- Coloquei o fusível e liguei o carro, pegou na hora.
Conclusão deste primeiro teste: Bico vazando ou bomba perdendo a pressão na linha rapidamente. Se fosse a bomba poderia ser o efeito "vapor lock" na flauta e bicos dificultando a partida.
Como não tenho manômetro para medir e verificar a queda de pressão na linha, então, optei pelo procedimento que citei inicialmente.
Tentei uma limpeza mas o bico problemático continua com falta de estanqueidade.
Amanhã vou comprar um bico novo.
R$ 324,34 na autorizada e R$ 65,00 (bico IPE018 original Magneti Marelli) no mercado paralelo de reposição.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Diferença de R$ 259,00!
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Pois é João, muita diferença de preço!
Contatei a área técnica da Magneti Marelli e segundo eles não há relato de bicos Magneti Marelli IPE018 falsificados.
Depois de um teste mais rigoroso acabei trocando dois bicos, quando instalei os dois bicos novos os dois originais, que não vazavam, passaram a vazar provavelmente por aumento da pressão já que não havia mais um bico vazando e aliviando a pressão da linha de combustível. Resultado: Troquei os quatro bicos e agora o carro pega instantaneamente, frio, morno ou quente.
Problema resolvido!
Contatei a área técnica da Magneti Marelli e segundo eles não há relato de bicos Magneti Marelli IPE018 falsificados.
Depois de um teste mais rigoroso acabei trocando dois bicos, quando instalei os dois bicos novos os dois originais, que não vazavam, passaram a vazar provavelmente por aumento da pressão já que não havia mais um bico vazando e aliviando a pressão da linha de combustível. Resultado: Troquei os quatro bicos e agora o carro pega instantaneamente, frio, morno ou quente.
Problema resolvido!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente

João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Punto motor e-torq com partida longa quando quente
Pessoal! Não estou recomendando que façam esse teste e sim relatando um procedimento que eu fiz.
Antes de remover a flauta, pressurizada, tem que estar atento que as travas dos bicos estejam perfeitamente encaixadas pois a pressão passa de 60 PSI (libras) o que pode ser extremamente perigoso se um bico injetor escapar durante o teste.
Se tiver esse problema, de partida longa, recomendo fortemente que procure a rede assistencial Fiat ou seu mecânico de confiança relatando a solução.
Antes de remover a flauta, pressurizada, tem que estar atento que as travas dos bicos estejam perfeitamente encaixadas pois a pressão passa de 60 PSI (libras) o que pode ser extremamente perigoso se um bico injetor escapar durante o teste.
Se tiver esse problema, de partida longa, recomendo fortemente que procure a rede assistencial Fiat ou seu mecânico de confiança relatando a solução.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 8 visitantes