Dificuldade na hora de ligar o carro

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Dificuldade na hora de ligar o carro

por passaja » Ter Jan 20, 2015 3:10 am

Boa Noite galera, tenho um Punto essence 12/13 e de uns tempos pra cá ele vem apresentando dificuldades na hora de dar a partida, pela manhã ou pela noite. As vezes fico até 2 minutos tentando fazer o carro pegar e quando pega a rotação do motor fica abaixo dos 1000 rpm quase morrendo o carro. Não sei que problema é esse, levei na CSS Jelta vezes e não descobriram o que estão causando isso. O carro é excelente, estou com ele faz 2 anos e não tenho nada a reclamar. Esse problema esta ficando irritante. Alguém tem alguma ideia ou sugestão do seja?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Dificuldade na hora de ligar o carro

por passaja » Ter Jan 20, 2015 4:10 am

Upei um vídeo pra ficar melhor da galera entender.

https://www.youtube.com/watch?v=oAhwusdc1yk
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Jan 21, 2015 1:25 pm

Quando ele apresentar esse problema pise no acelerador e continue a partida, deve pegar mais fácil.

Meu carro foi verificado tudo, pressão da bomba, velas, injetores, injeção eletrônica, nada com problema e a bateria é nova. O meu problema só acontece com o motor parado há algumas horas e a temperatura ambiente quente, acima de 35ºC, nunca dá problema na primeira partida do dia (muuuito estranho esse problema).

Só resolveu quando troquei de posto de combustível. Continuo abastecendo gasolina comum como sempre fiz mas de bandeira Ipiranga ao invés da Shell que usava anteriormente que sempre usei em meus outros carros.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Sex Jan 23, 2015 7:21 am

jpromero escreveu:Quando ele apresentar esse problema pise no acelerador e continue a partida, deve pegar mais fácil.

isso que eu ia sugerir...

não é a solução do defeito, mas é uma maneira de fazer ele pegar mais facil enquanto não conserta...

aperta um pouco do acelerador e mantém o pé até ele firmar o giro.

só acontece no alcool?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por passaja » Sáb Jan 24, 2015 3:15 am

Estava acontecendo com gasolina ou etanol, felizmente o problema foi sanado!! Eu tive a curiosidade de olhar o tanque de partida a frio e fiquei surpreso, estava muito sujo com borras parecidos com de café e a gasolina estava da cor de uma coca cola. Retirei o tanque de partida a frio e limpei com uma escova de dentes e 500ml de etanol. Eu descobri que minha mãe colocava gasolina comum e sempre enchia o tanquinho, resultado? a gasolina ficou velha demais e começou a interferir na partida do carro com o motor frio ou quente. Agora coloquei gasolina podium e nunca mais apareceu o problema. Fica a dica ai pro pessoal. :)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por bOiv8 » Sáb Jan 24, 2015 12:27 pm

(=D>)
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jpromero » Seg Jan 26, 2015 9:08 am

passaja escreveu:Estava acontecendo com gasolina ou etanol, felizmente o problema foi sanado!! Eu tive a curiosidade de olhar o tanque de partida a frio e fiquei surpreso, estava muito sujo com borras parecidos com de café e a gasolina estava da cor de uma coca cola. Retirei o tanque de partida a frio e limpei com uma escova de dentes e 500ml de etanol. Eu descobri que minha mãe colocava gasolina comum e sempre enchia o tanquinho, resultado? a gasolina ficou velha demais e começou a interferir na partida do carro com o motor frio ou quente. Agora coloquei gasolina podium e nunca mais apareceu o problema. Fica a dica ai pro pessoal. :)

Muito bom! Realmente o sistema de partida a frio é acionado mesmo com o motor quente para manter o injetor desobstruído e a bomba funcional. No Linea ocorre da seguinte forma:

Estratégia de limpeza do 5º bico:
A cada 5 partidas, acima de 30 °C de temperatura de água, o 5º injetor realiza 3 injetadas com um tempo de injeção de 10 ms e uma pausa entre elas de 100 ms, durante a partida. Este procedimento é necessário para manter o bico sempre lubrificado e limpo no caso em que o usuário não realizar partidas com álcool abaixo de 17 °C de temperatura da água, ou utilizar somente gasolina. Para compensar esta injeção extra de combustível é aplicada uma redução do tempo de injeção dos injetores principais.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Seg Jan 26, 2015 9:22 am

jpromero escreveu:Muito bom! Realmente o sistema de partida a frio é acionado mesmo com o motor quente para manter o injetor desobstruído e a bomba funcional. No Linea ocorre da seguinte forma:

Estratégia de limpeza do 5º bico:
A cada 5 partidas, acima de 30 °C de temperatura de água, o 5º injetor realiza 3 injetadas com um tempo de injeção de 10 ms e uma pausa entre elas de 100 ms, durante a partida. Este procedimento é necessário para manter o bico sempre lubrificado e limpo no caso em que o usuário não realizar partidas com álcool abaixo de 17 °C de temperatura da água, ou utilizar somente gasolina. Para compensar esta injeção extra de combustível é aplicada uma redução do tempo de injeção dos injetores principais.

Muito interessante. De onde retirou isso?

Eu sempre suspeitei que o carro consumia um pouco da gasolina do tanquinho mesmo rodando só com gasolina, pois o nível do meu baixa mesmo após meses sem rodar com alcool.

Porém deve ser uma injetada bem sutil, pois não faz barulho algum... As injetadas em manhãs frias rodando com alcool dá pra ouvir de dentro do carro.

A Honda sempre deixou claro esse consumo. Gasolina comum depois de 3 meses pode começar a formar borra. As premium depois de 6 meses. Aliás a Podium que tá lá no meu acho que já passou disso... Hora de fazer a limpeza :mrgreen:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Jan 26, 2015 10:00 am

VLZ, retirei o texto de um PDF sobre o funcionamento da injeção do Linea, disponível no Reparador Fiat.

Também não escuto o barulho da bomba em funcionamento. Pensei que apenas vapores de gasolina seriam responsáveis pelo consumo da gasolina da partida a frio, mas não, o sistema injeta mesmo.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Thiago.p.oliveira » Qui Set 24, 2015 6:56 pm

Boa noite pessoal!

Tenho um punto Essence 10/10 ele está apresentando problema parecido, mas a dificuldade de pegar é somente quando o carro está frio. Conferi o reservatório de partida a frio, mas aparentemente está tudo ok pois a gasolina apresenta coloração e cheiro normal e o reservatório tbm está cheio.
Será que pode ser algum problema no tbi?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo