[PARAFLU] Vermelho ou verde?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

[PARAFLU] Vermelho ou verde?

por fabianovf » Qua Jul 02, 2014 12:49 pm

Estou fazendo revisão no meu Punto e o mecânico aconselhou a troca do líquido do sistema de arrefecimento do motor. Ele tem preferência pelo Paraflu 11 (verde). No manual aconselha-se o Paraflu UP (vermelho). Sei que nunca se deve completar com aditivos diferentes, nunca misturar. Quais são as diferenças desses aditivos? em que um é melhor/pior que o outro? Confiei no mecânico e pedi pra colocar o verde.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: [PARAFLU] Vermelho ou verde?

por shadowcps » Qua Jul 02, 2014 2:30 pm

Sinceramente ? TROCARIA DE MECÂNICO ! A "preferência dele" nunca será mais válida do que o recomendado pelo Manual / fábrica. O PARAFLU verde tecnologicamente é menos evoluído do que o vermelho, tanto que a diferença já começa pelo nome: Paraflu e Paraflu UP.

Para que tenha uma idéia, extraído do site REPARADOR FIAT no qual ao final, é informado que desde 1007 a FIAT substituiu o PARAFLU pelo PARAFLU UP ! https://www.reparadorfiat.com.br/Pagina ... motor.aspx

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR

Nos veículos automotores, o sistema de arrefecimento é dotado de um líquido de refrigeração que circula em condutos internos, absorvendo o calor e refrigerando o motor. O sistema é hermeticamente fechado e, através de um radiador, troca calor com o meio externo, baixando a sua temperatura para novamente ser aproveitado.

A circulação do líquido refrigerante no motor é feita através de uma bomba que proporciona velocidade de circulação. O sistema de
arrefecimento é pressurizado, fazendo com que perdas por evaporação diminuam e a eficiência do sistema seja maior.

PARAFLU UP - ADITIVO ORGÂNICO

O Paraflu UP é um fluido protetor e concentrado para uso em sistemas de arrefecimento. Ele possui inibidor de corrosão de origem orgânica em sua formulação - OAT (Organic Acid Technology), que permite proteção eficiente e duradoura contra corrosão nas partes metálicas do sistema de arrefecimento, prolongando sua vida útil. Além disso, permite elevar o ponto de ebulição e abaixar a temperatura de congelamento da mistura refrigerante cuja proporção ideal deve ser 50% Paraflu UP e 50% água pura.

ATENÇÃO: NUNCA MISTURAR O PARAFLU UP COM O PARAFLU 11, OU VICE-VERSA.
Se por alguma eventualidade ou particularidade for necessária a substituição do Paraflu UP pelo Paraflu 11, ou vice-versa, seguir as instruções abaixo:

CICLO OPERATIVO
- Drenar todo o líquido do sistema de arrefecimento;
- Abastecer o sistema com água pura;
- Funcionar o motor até o acionamento do
eletroventilador;
- Drenar o líquido do sistema de arrefecimento;
- Abastecer novamente o sistema com água
pura, funcionar o motor até o acionamento do
eletroventilador e, em seguida, drenar novamente
o líquido do sistema;
- Abastecer o sistema com o Paraflu desejado,
na proporção 50% água e 50% Paraflu.

Paraflu 11 Inorgânico
cor VERDE

Paraflu UP orgânico
cor VERMELHA/LARANJA

A Fiat Automóveis adotou o Paraflu UP (Ultra Protection) em toda sua linha de veículos desde agosto de 2007, em substituição ao Paraflu 11.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por VLA » Qua Jul 02, 2014 3:00 pm

eu também trocaria de mecânico.

o aditivo não orgânico (verde/azul) pode em alguns casos atacar alguns tipos de metais/ligas utilizadas em componentes como a bomba d'água por exemplo... não sei se é o caso do punto, mas convém pesquisar sobre isso (não com mecânicos, mas em conteúdos técnicos de fabricantes).

sem contar que a durabilidade do aditivo orgânico chega a ser 4 ou 5x superior ao não-orgânico.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por rafa.biomed » Qua Jul 02, 2014 3:17 pm

Trocaria de mecânico mesmo, ainda mais misturar os dois. O UP é orgânico, baaaaaita diferença. Lave o reservatório e reabasteça com o UP.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por adeitos » Qui Jul 03, 2014 10:31 am

O Paraflu ou qualquer outro aditivo NÃO organico ataca componentes de alumínio.

Sinceramente, não usaria nem o Paraflu UP, partiria para outro de melhor qualidade.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por fabianovf » Qui Jul 03, 2014 8:50 pm

Obrigado pela ajuda pessoal!
Agora já foi, tá o verde lá :roll:
Na próxima revisão vou pedir para trocar o aditivo pro UP mesmo
abrç
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adeitos » Qui Jul 03, 2014 9:15 pm

Tira fora essa bagaça e põe o correto. A chance de te dar dor de cabeça é grande.

Isso é uma coisa que sinceramente não entendo. Porque veio ao fórum questionar e fez o oposto do que o pessoal sugere, o oposto do que consta no manual? :?: :roll:
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bondstrike » Qui Jul 03, 2014 11:24 pm

adeitos escreveu:Tira fora essa bagaça e põe o correto. A chance de te dar dor de cabeça é grande.

Isso é uma coisa que sinceramente não entendo. Porque veio ao fórum questionar e fez o oposto do que o pessoal sugere, o oposto do que consta no manual? :?: :roll:

porque eh mais barato... quando eu fui comprar o litro, era quase 10,00 de diferença de um pra outro
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por adeitos » Sex Jul 04, 2014 5:25 pm

bondstrike escreveu:
adeitos escreveu:Tira fora essa bagaça e põe o correto. A chance de te dar dor de cabeça é grande.

porque eh mais barato... quando eu fui comprar o litro, era quase 10,00 de diferença de um pra outro

Então que não venha no fórum pedir opinião, vai lá e coloca o que bem entender. Ou precisa de platéia?
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bOiv8 » Sex Jul 04, 2014 9:20 pm

Prevejo uma retifica logo logo
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo