mais um provavel caso de sobrepressão no tanque provocada pelos vapores do combustível porque deixaram o maldito frentista continuar e encher até o talo, depois que o automatico da bomba destravou. isso já foi comentado aqui antes e, antes que eu tranque o tópico, os carros com injeção possuem um filtro de carvão ativado chamado cânister com a função de absorver os vapores, evitando que eles saiam para a atmosfera e o maldito hábito de encher até a boca para "arredondar" o valor encharca esse cânister, que perde a função.
Usando a magnífica, fácil de usar e esquecida ferramenta PESQUISAR :
posting.php?mode=quote&f=10&p=302545Ferranda escreveu:Ainda bem que foi algo simples....
Só para conhecimento, o sistema que "recolhe" os gases do tanque e manda para o motor queimar se chama
cânister.
O correto é parar de abastecer na primeira disparada do gatilho de abastecimento, como muitas vezes é a espuma que faz o disparo, normalmente deixo até a segunda disparada.
Esse lance de abastecer até a boca é dos nossos avos, como antigamente não tinha canister, o ato de abastecer até o "talo" minimizava a geração de gases, porem aumentava a chance de transbordamento pelo ladrão do tanque....
Tbem tem o problema do reservatorio.
Muitas vezes o reservatório de partida a frio chega a trincar por causa do combustível, principalmente no verão que o combustível tem a tendência de ficar velho.

Outro tópico :
posting.php?mode=quote&f=10&p=191313Ferranda escreveu:Galera...
Mas que discução maluca... rsrsrsrs
A informação que vem para o CB do punto vem do modulo de injeção.. não tem nada a ver com vacuometro.
Antigamente, nos carros carburados se usava vacuometro (Monzas 90, Kadetes e etc...)
Hje nem o do mille é mais na base do vacuometro, apesar de parecer, a informação vem da injeção.
Tudo isso justamente para não ocorrer esse "erro" de plena carga em baixa rotação, mostrando maior consumo.
Na verdade o que o colega falou é verdade. Se você estiver em baixo giro, pisar o acelerador pela metade, ou inteiro o consumo será o mesmo. E se for com o sistema Drive by wire, aí é que você nunca vai ficar sabendo realmente o quanto abriu a "borboleta" só quando a trolha entrar no posto!!! Rsrsrssrsrsrssr (Brincadeiras a parte)..
Mais eu pessoalmente confio mais no CB do que na bomba.. Explico. Tem vezes que devido à posição do carro o tanque não enche completamente, ou o gatilho da bomba dispara antes. Diga-se de passagem não é nada aconselhável encher o tanque até a boca para fazer media. Fazendo isso se entope os canister de retorno dos gases.
Quer economizar: ande mais na faixa do torque, menos na fase de potencia. (rotação mais baixa)
Mude para uma marcha superior quando estiver andando no plano e ao ver o farol fechar, abuse do cut off.
No meu, andando na boa, chego a fazer 12,5KM/L (Tjet)
Abraços
mais um :
posting.php?mode=quote&f=2&p=468028shadowcps escreveu:então, Ronaldo, provavelmente seja mesmo o cânister que encharcou e com isso, mantém o sistema com pressão alta. o recomendado é parar na primeira destravada do gatilho de segurança ao encher o tanque.
Outra possibilidade é o filtro de combustível que está obstruído e a troca dele poderá ajudar, caso ainda não tenha feito, mas é um outro palpite sem ser radical, de que a própria bomba pode esta com algum problema. Eu pediria para trocar o filtro e o cânister (esse, na cc) e ver se resolve ou então, deixar em alguma CC para que tentem descobrir o que acontece.
Será que um dia a ferramenta PESQUISAR será usada ?
TRANKS !
