Punto difícil pra pegar no frio (álcool)
Punto difícil pra pegar no frio (álcool)
um alô para o pessoal do fórum!
Pesquisei pelo fórum, mas não encontrei um post que me ajudasse a entender o que se passa com meu punto ELX 1.4.
O carro sempre pegou muito bem no frio com álcool, mas depois que bateram nele (teve que fazer um serviço grande nele), parece que a partida a frio não funciona mais. O carro pega na segunda partida (quando o tempo está muito frio).
Digo isso, porque eu abasteci o reservatório já faz um bom tempo e ainda está praticamente cheio. Alguém sabe me dizer se isso é simples de resolver? só para eu ter uma noção...
Pesquisei pelo fórum, mas não encontrei um post que me ajudasse a entender o que se passa com meu punto ELX 1.4.
O carro sempre pegou muito bem no frio com álcool, mas depois que bateram nele (teve que fazer um serviço grande nele), parece que a partida a frio não funciona mais. O carro pega na segunda partida (quando o tempo está muito frio).
Digo isso, porque eu abasteci o reservatório já faz um bom tempo e ainda está praticamente cheio. Alguém sabe me dizer se isso é simples de resolver? só para eu ter uma noção...
- Piloto de Atari

Re: Punto difícil pra pegar no frio (álcool)
hummm, quanto tempo o carro ficou parado ? quanto tempo tem essa gasolina no reservatório ? era gasolina comum ? gasolina tem prazo de validade e tem alguns tópicos falando sobre isso...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador

Estou com um problema semelhante no Linea, não está mais injetando gasolina na partida a frio depois que troquei a bomba do reservatório que estava vazando. Antes disso funcionava normal.
Quando está frio, abaixo de 17ºC de temperatura do líquido de arrefecimento (não no painel) ao girar a chave sem dar partida já é para ouvir a injeção de gasolina, se não estiver ocorrendo o problema deve estar relacionado a bomba ou ao seu chicote elétrico.
Para testar é necessário ligar um multímetro na alimentação da bomba e pedir para alguém ligar a chave, tem que ser com a temperatura da água abaixo de 17ºC, não esqueça. Se não chegar alimentação nela pode ser o chicote ou ainda o parâmetro AF que indica para a central de injeção qual combustível está sendo utilizado. Esse AF tem que estar entre 9 e 10, acima de 10 não injeta pois a injeção acha que está com mais gasolina que álcool. Esse valor AF só dá para ver no scanner.
Se chegar alimentação na bomba e ela não funcionar o problema está nela que pode ter ficado sem funcionar algum tempo e acabou estragando. Troque por uma original, não faça como eu que por não ter a original na CCS levei em uma oficina mas acho que não deu muito certo.
Quando está frio, abaixo de 17ºC de temperatura do líquido de arrefecimento (não no painel) ao girar a chave sem dar partida já é para ouvir a injeção de gasolina, se não estiver ocorrendo o problema deve estar relacionado a bomba ou ao seu chicote elétrico.
Para testar é necessário ligar um multímetro na alimentação da bomba e pedir para alguém ligar a chave, tem que ser com a temperatura da água abaixo de 17ºC, não esqueça. Se não chegar alimentação nela pode ser o chicote ou ainda o parâmetro AF que indica para a central de injeção qual combustível está sendo utilizado. Esse AF tem que estar entre 9 e 10, acima de 10 não injeta pois a injeção acha que está com mais gasolina que álcool. Esse valor AF só dá para ver no scanner.
Se chegar alimentação na bomba e ela não funcionar o problema está nela que pode ter ficado sem funcionar algum tempo e acabou estragando. Troque por uma original, não faça como eu que por não ter a original na CCS levei em uma oficina mas acho que não deu muito certo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Eu não ando muito com o carro, está com 23 mil km (punto 2010). E quando eu ando com o carro, não tem muito trânsito e consigo fazer uma kilometragem alta no álcool...
Bom, vou dar uma olhada nessas coisas aí...
Bom, vou dar uma olhada nessas coisas aí...
- Piloto de Atari

shadowcps escreveu:hummm, quanto tempo o carro ficou parado ? quanto tempo tem essa gasolina no reservatório ? era gasolina comum ? gasolina tem prazo de validade e tem alguns tópicos falando sobre isso...
o carro ficou e fica parado bastante tempo! E a gasolina comum já está no reservatório um bom tempo também...
- Piloto de Atari

é que aqui mesmo no fórum e no Manual, existe a recomendação de se usar no tanquinho gasolina podium ou v-power pq a comum se deteriora depressa. experimente trocar toda a gasolina do tanquinho, drenar a que está na mangueira e experimentar para ver o que acontece.

- Moderador

A gasolina do meu reservatório deve ter uns 6 meses, mas como uso muito gasolina aditivada e pouco etanol não reparei nessas coisas...
- Piloto de Atari

alguém sabe me dizer qual é o polo positivo da bomba do reservatório da partida a frio? pode ser que ligaram invertido...
- Piloto de Atari

Pessoal, parece que os conectores estavam invertidos na bomba da partida a frio. Troquei os fios e o carro pegou de primeira numa madrugada fria de são paulo!

Abraço a todos e obrigado pela ajuda.

Abraço a todos e obrigado pela ajuda.
- Piloto de Atari

coisa rara isso alguém postar um problema, solucionar e voltar para dizer o que era. e que bom que não era nada assim tão complicado e de fácil solução. parabéns e obrigado pela postagem solucionando...

- Moderador