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Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Dom Ago 25, 2013 6:17 pm
por Siloen
Meu Tjet está com 62500Km rodados, é de 2010. Há uns meses começou a acender a luz da injeção, mas nessa primeira vez não mudou nada no comportamento do carro, e logo depois apagou. Depois começou a acender com mais frequência, e às vezes o carro só acelerava até 3000RPM e a partir daí "cortava", parecia um 1.0 aspirado. Às vezes acendia e o carro andava normalmente. Na revisão dos 60000Km pedi pro mecânico passar o scanner e identificar o problema. Bom, ele passou e me disse que o defeito era no potenciômetro do corpo de borboleta, e que tinha que trocar ele inteiro, não troca só o sensor. Detalhe que essa peça nova custa 5800,00!!! Obviamente optei por uma usada no mercadolivre.

Daí na sexta levei no meu mecânico que trocou esse TBI. Pois bem, testei o carro e estava normal, acelerei com força mesmo e tudo normal.

Na segunda vez que saí veio outro problema: a luz da injeção não acendeu, mas o carro agora acelera bem pouquinho e aparece um barulho que parece mangueira furada ou desconectada (parece, não sei se é isso) até parecido um pouco com o espirro de turbo (sei que o nosso Tjet não tem isso). Liguei pro mecânico e levei pra ele de novo. Verificamos e aparentemente não tem nenhuma mangueira desconectada ou furada. Ele me falou que pode ser ou catalisador, ou o acelerador eletrônico, que tenho que deixar com ele para testar.

Agora, que p&$*a é essa? Na concessionária o scanner acusou o TBI. Troquei por outro e agora o carro não anda e fica fazendo esse barulho de "espirro"? Já to ficando revoltado com isso. Alguém sabe me dar uma ideia do que possa ser, e como resolver? Me recomendam algum mecânico aqui em BSB?

Agradeço a quem puder ajudar.

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Seg Ago 26, 2013 10:50 am
por jpromero
Você trocou o TBI e agora o mecânico acha que é o acelerador eletrônico? Isso as vezes causa confusão porque o acelerador eletrônico comanda o TBI mas pode estar com defeito na peça que fica no próprio pedal do acelerador, que é o potenciômetro do acelerador, isso causa a luz de injeção acesa no painel e o erro do potenciômetro.

Se o mecânico confundiu potenciômetro do acelerador com potenciômetro da borboleta de aceleração, trocou o TBI indevidamente, sendo que o problema é no acelerador. Fique atento a isso.

Agora o barulho de ar pressurizado vazando pode ser sim o catalisador, remova o catalisador e o escapamento inteiro e ande com o carro, se resolver você tem um entupimento no escapamento, se não resolver o vazamento está mesmo na pressurização, intercooler furado ou mesmo alguma mangueira solta ou estourada.

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Seg Ago 26, 2013 11:23 am
por Siloen
Obrigado pela resposta, jpromero. É muita coisa pra checar, mas vou checar uma a uma, agora é ter paciência.

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Ter Ago 27, 2013 12:44 pm
por Siloen
Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

E agora: fui à concessionária trocar uma lâmpada de luz de freio queimada e o mecânico que descobriu o defeito no meu TBI me disse que conseguiu a peça de cortesia. Só que já coloquei uma usada. Vou lá e pego a nova sem dizer nada, ou conto pra ele que estou com uma usada. É que nessa usada que coloquei no meu está pintado 'bravo' (tiraram de um Bravo Tjet).

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Ter Ago 27, 2013 1:36 pm
por shadowcps
Siloen escreveu:Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

E agora: fui à concessionária trocar uma lâmpada de luz de freio queimada e o mecânico que descobriu o defeito no meu TBI me disse que conseguiu a peça de cortesia. Só que já coloquei uma usada. Vou lá e pego a nova sem dizer nada, ou conto pra ele que estou com uma usada. É que nessa usada que coloquei no meu está pintado 'bravo' (tiraram de um Bravo Tjet).


(=))) (=))) (=)))

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Ter Ago 27, 2013 3:53 pm
por Ferranda
Siloen escreveu:Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

E agora: fui à concessionária trocar uma lâmpada de luz de freio queimada e o mecânico que descobriu o defeito no meu TBI me disse que conseguiu a peça de cortesia. Só que já coloquei uma usada. Vou lá e pego a nova sem dizer nada, ou conto pra ele que estou com uma usada. É que nessa usada que coloquei no meu está pintado 'bravo' (tiraram de um Bravo Tjet).


Se conseguiu a garantia na peça, volte a antiga com problema e leve na CC para substituição por uma nova.
Eu não pensaria 2x em fazer isso!
(>:D<)

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Qua Ago 28, 2013 12:23 am
por Febezza
T-JET da alguns problemas, e quando vai ver, é sempre alguma mangueirinha kkkk

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Qua Ago 28, 2013 5:18 pm
por Siloen
Ferranda escreveu:
Siloen escreveu:Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

E agora: fui à concessionária trocar uma lâmpada de luz de freio queimada e o mecânico que descobriu o defeito no meu TBI me disse que conseguiu a peça de cortesia. Só que já coloquei uma usada. Vou lá e pego a nova sem dizer nada, ou conto pra ele que estou com uma usada. É que nessa usada que coloquei no meu está pintado 'bravo' (tiraram de um Bravo Tjet).


Se conseguiu a garantia na peça, volte a antiga com problema e leve na CC para substituição por uma nova.
Eu não pensaria 2x em fazer isso!
(>:D<)

Só que vou morrer em mais uns 150,00 pra trocar de novo. Ai ai, que novela. Assim tira a "legalzeza" de ter um carro turbo. Bom, até o dia que ele me ligar de novo eu decido.

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Qui Ago 29, 2013 9:19 am
por jpromero
Se tiver que pagar mais R$ 150 eu não trocaria, isso se a peça que está no seu carro, mesmo com o nome Bravo está ótima, se estiver mais ou menos compensa trocar senão logo você vai ter problemas novamente.

E sobre os turbo é assim mesmo, infelizmente ele dá mais manutenção, por ter mais mangueiras e sistemas, é o mesmo que um carro sem ar condicionado e direção hidráulica dar menos manutenção que um com esses sistemas.

Mas logo também você já pega o jeito da manutenção e consegue resolver as coisas até em casa, fique sempre atento a essas mangueiras e conexões, deu problema vai lá no motor e dá uma olhada, as vezes você mesmo acha o defeito.

Re: Troquei o TBI, mas...

MensagemEnviado: Qui Ago 29, 2013 12:57 pm
por Ferranda
Eu trocaria,
Assim ficaria no histórico do veiculo na fiat a substituição da peça.
Sem contar, que ficaria com uma peça sobressalente boa em mãos. Mesmo sendo do Bravo. :wink:
(>:D<)