Página 1 de 4

Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Qui Jul 25, 2013 12:30 pm
por R1cardo
Olá pessoal, sou novato aqui. Tenho uma dúvida com relação a um defeito que não encontrei usando a busca do fórum.

O Punto 1.8 E-torq da minha esposa tem apresentado esse problema já tem um bom tempo, que acabamos "resolvendo" da forma mais ridícula possível: abastecendo somente com gasolina.
O que acontece é o seguinte: se abastecer com álcool, fica um lixo para dar a partida. Muito ruim mesmo, por vezes até nem pega, mas isso somente DEPOIS QUE O MOTOR ESQUENTA; a partida a frio está funcionando corretamente, dá para ouvir a bomba do tanquinho funcionando na 1a partida, pega até que bem (nem sempre na 1a vez, mas pega).
Já foi para a concessionária daqui da cidade duas vezes para verificar esse defeito, e sempre acaba voltando da mesma forma que entrou. Na última vez eu conversei bastante com o chefe da mecânica, depois qdo fui buscá-lo ele me mostrou o relatório do escaneamento que foi feito, não apresentava nenhum erro de sensor ou atuador.

Fico muito puto com isso, meu A3 anda no álcool convertido no chip, não tem nem tanquinho de partida a frio, e nunca me incomodou, nem mesmo em dias mais frios.

Particularmente eu desconfio do sensor de temperatura de água. Independente de não apresentar defeito perceptível no scanner, pode ser que ele esteja apresentando uma curva de resposta incoerente com a temperatura medida; na gasolina isso não seria tão relevante, mas já com álcool imagino que isso poderia ocasionar algum sintoma parecido com o apresentado.

Eu queria saber se alguém daqui já enfrentou esse tipo de defeito... :roll:

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Qui Jul 25, 2013 3:18 pm
por thiago_vasselo
Fala R1cardo,

Eu tive esse problema, tenho uma Strada 1.8 etorq, é a mesma coisa em termos de motorização. Resolveram na primeira vez que levei na CC, atrasaram um pouco o Sensor MAP e nunca mais tive esse problema. Eu acho que escaneando não vai aparecer isso como um erro.

Abraço!

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Qui Jul 25, 2013 3:21 pm
por rodney.oliveira
Cara, o meu é 1.8 tb mas é 2008, outro motor... parei de abastecer no álcool por ter ficado na mão por 2 vezes, na gasolina vai de boa, mas no álcool o #@% deixou de dar a partida 2 vezes, uma no trabalho e outra em casa.. todas as vezes o mecânico teve de fazer o carro reconhecer o combustível novamente.
em ambas as vezes tb teve uma queda de temperatura.. se vc achar o defeito poste aki...
abs

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Qui Jul 25, 2013 3:51 pm
por R1cardo
Onde fica o sensor de temperatura de água desse motor? Tem algum post / algum documento aqui no fórum detalhando isso?
(Sensor de temperatura não costuma ser caro, vai que gastando 30/40 pila eu resolva essa encrenca...)

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Qui Jul 25, 2013 4:39 pm
por Bontenmaru
Uma informação que sempre tive é que quanto for trocar de combustível (aí não sei a proporção mínima) deve-se andar com o carro por algo em torno de 10 km para que o carro consiga reconhecer a nova mistura de adequar o sistema de injeção.
Nunca abasteci com álcool (Curitiba é um frio da po$%$a), mas seria um cuidado que iria tomar.

Apenas comentando, mas acredito que seu caso seja distinto.

Se na sua região vale a pena abastecer com álcool faz um orçamento na CC, se ficar carro vê o que precisa ser feito e faz por fora.

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Qui Jul 25, 2013 5:15 pm
por R1cardo
Esse cuidado de rodar um pouco depois de abastecer a gente sempre teve, mas não é o caso não... Seria se fosse somente na 1a partida depois de abastecer, mas no caso a encrenca acontece TODAS AS VEZES, tanto faz se está usando "rabo de galo" ou álcool puro...

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Sex Jul 26, 2013 7:22 am
por Arnaldo B
R1cardo blz cara??

ja tentou levar em outra concessionária para ver se conseguem algo?

e o nivel de gasolina do reservatório? baixa normal? pois poderia ser entupimento também...

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Sex Jul 26, 2013 9:15 am
por R1cardo
Agora que acabou a garantia eu passo é longe de concessionária... serviço absurdamente mais caro e atendimento nota zero... Ainda mais da FIAT.

O problema com certeza não tem a ver com a gasolina do reservatório de partida a frio. Primeiro pq qdo injeta gasolina dá para sentir o cheiro de gasolina saindo pelo escape, e segundo pq o problema só ocorre qdo o motor está na situação entre medianamente quente e bem quente.

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Sex Jul 26, 2013 9:44 am
por shadowcps
2 anos e 2 invernos com o Essence 1.8 rodando quase exclusivamente com etanol e 1o. inverno com o Sporting no etanol. Sem qualquer problema

Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool

MensagemEnviado: Sex Jul 26, 2013 9:47 am
por Arnaldo B
hhmm... tenta descobrir se o motor quente tb deve injetar a gasolina, nunca reparei isso no meu... nem o cheiro de gasolina na hora da partida.