Reservatorio de oleo do Dualogic - Punto/Linea
Reservatorio de oleo do Dualogic - Punto/Linea
Pessoal, boa noite.
Preciso saber onde que fica o reservatorio de oleo hidraulico do sistema Dualogic (não é oleo do cambio, é do acionamento hidraulico do Dualogic), meu carro é um Linea, mas acredito que como a plataforma é do GrandPunto, o reservatorio do sistema Dualogic seja colocado no mesmo lugar do Punto Brasileiro, alguem poderia me dizer onde fica esse reservatorio o Punto para eu ver se o do Linea está no msmo local?
Pois no manual nao diz onde está o reservatorio, eles indicam levar o carro na css., mas eu n vou ir em css so p ver o nivel do oleo do sistema Dualogic...isso é uma piada da Fiat!
O problema é que ha tempos tenho notado que o carro morre ao manobrar em uma vaga por exemplo, sempre que exijo muito da direção hidraulica nas manobras e controlo o carro pelo acelerador para que ele nao volte para trás enquanto manobro na vaga aqui de casa, o carro geralmente morre qdo ouço a bomba do acionamento hidraulico do Dualogic trabalhando e a direção tb fica um pouco mais dura, pouco estranho isso ja que sao sistemas diferentes. E para finalizar, hoje pela manhã, ao pegar o carro ocorreu um evento com relacao ao cambio que foi o seguinte:
Ao abrir a porta de um carro Dualogic sempre se escuta a bomba de oleo do sistema em função, algumas vezes e sempre qdo deixo o carro sem uso por mais de 24hrs, sempre que vou usar o carro e abro a porta do motorista, ao ouvir a bomba trabalhando percebo que ela fica fraca gradativamente como se tivesse acabando a energia da bateria (como um motorzinho eletrico ficando com pouco energia e enfraquecendo), mas ligo o carro sempre normalmente e nada de errado ocorre...o cambio tb tudo funciona certinho. Hoje ocorre o mesmo evento descrito acima, mas qdo liguei o carro apareceu a mens "Controlar Cambio Ler Manual" + Luz espia do cambio intermitente, porém sem sinal sonoro de alerta (e os avisos estão ativados no volume maximo) a mens. e a luz espia se apagaram apos alguns segundos depois de ter ligado o carro, na hora desliguei o carro e liguei novamente fazendo o mesmo procedimento para dar partida (pé no freio + N), tudo normal e nenhuma mens. de erro, andei com o carro, todas as trocas de marchas normais, sem trancos...tdo perfeito. Sei que essa mens, caso a luz espia nao se apague logo que o motor é ligado significa erros ou avarias no sistema Dualogic, porém como o comportamento do carro e do cambio foi normal durante o uso após o evento e a mens. do cambio, não dei atenção pensando ser algo isolado...algum erro do sistema do cambio até pq a mens. é muito generica e tb a luz espia e a mens. se apagaram segundos depois da partida do motor e não ocorreram novamente até então. Lembrei que o nivel do oleo nao foi verificado desde a ultima revisao e ja se passaram mais de 15 mil km, por isso queria saber onde fica o reservatorio do oleo para verificar o nivel do sistema dualogic e se for o casso complementar com o oleo recomendado pela Fiat.
Desde ja agradeco
Preciso saber onde que fica o reservatorio de oleo hidraulico do sistema Dualogic (não é oleo do cambio, é do acionamento hidraulico do Dualogic), meu carro é um Linea, mas acredito que como a plataforma é do GrandPunto, o reservatorio do sistema Dualogic seja colocado no mesmo lugar do Punto Brasileiro, alguem poderia me dizer onde fica esse reservatorio o Punto para eu ver se o do Linea está no msmo local?
Pois no manual nao diz onde está o reservatorio, eles indicam levar o carro na css., mas eu n vou ir em css so p ver o nivel do oleo do sistema Dualogic...isso é uma piada da Fiat!
O problema é que ha tempos tenho notado que o carro morre ao manobrar em uma vaga por exemplo, sempre que exijo muito da direção hidraulica nas manobras e controlo o carro pelo acelerador para que ele nao volte para trás enquanto manobro na vaga aqui de casa, o carro geralmente morre qdo ouço a bomba do acionamento hidraulico do Dualogic trabalhando e a direção tb fica um pouco mais dura, pouco estranho isso ja que sao sistemas diferentes. E para finalizar, hoje pela manhã, ao pegar o carro ocorreu um evento com relacao ao cambio que foi o seguinte:
Ao abrir a porta de um carro Dualogic sempre se escuta a bomba de oleo do sistema em função, algumas vezes e sempre qdo deixo o carro sem uso por mais de 24hrs, sempre que vou usar o carro e abro a porta do motorista, ao ouvir a bomba trabalhando percebo que ela fica fraca gradativamente como se tivesse acabando a energia da bateria (como um motorzinho eletrico ficando com pouco energia e enfraquecendo), mas ligo o carro sempre normalmente e nada de errado ocorre...o cambio tb tudo funciona certinho. Hoje ocorre o mesmo evento descrito acima, mas qdo liguei o carro apareceu a mens "Controlar Cambio Ler Manual" + Luz espia do cambio intermitente, porém sem sinal sonoro de alerta (e os avisos estão ativados no volume maximo) a mens. e a luz espia se apagaram apos alguns segundos depois de ter ligado o carro, na hora desliguei o carro e liguei novamente fazendo o mesmo procedimento para dar partida (pé no freio + N), tudo normal e nenhuma mens. de erro, andei com o carro, todas as trocas de marchas normais, sem trancos...tdo perfeito. Sei que essa mens, caso a luz espia nao se apague logo que o motor é ligado significa erros ou avarias no sistema Dualogic, porém como o comportamento do carro e do cambio foi normal durante o uso após o evento e a mens. do cambio, não dei atenção pensando ser algo isolado...algum erro do sistema do cambio até pq a mens. é muito generica e tb a luz espia e a mens. se apagaram segundos depois da partida do motor e não ocorreram novamente até então. Lembrei que o nivel do oleo nao foi verificado desde a ultima revisao e ja se passaram mais de 15 mil km, por isso queria saber onde fica o reservatorio do oleo para verificar o nivel do sistema dualogic e se for o casso complementar com o oleo recomendado pela Fiat.
Desde ja agradeco
- Piloto de Atari
Re: Reservatorio de oleo do Dualogic - Punto/Linea
Pessoal, ja descobri onde está o reservatorio do sistema hidraulico do Dualogic, e com relação ao evento descrito no topico sobre a mens no comp de bordo em relacao ao cambio, o mesmo se deve a baixa pressao do fluido no acumulador, provocado por uma atuação erronea da bomba durante o evento WakeUP que a central dispara sempre que a porta é aberta após um determinado periodo em que o motor fica desligado. A mens. "controlar cambio ler o manual" nem sempre representa uma avaria como dito tal termo no manual do veiculo, pois uma falha de inicialização do sistema ou a baixa pressão do fluido hidraulico no acumulador durante uma partida a frio pode também disparar tal mensagem de erro logo que o motor é ligado, tão logo a mesma deve desaparecer e a luz espia de advertencia do cambio tb deve apagar.
Obrigado.
Obrigado.
- Piloto de Atari
Porem como info, acredito que o sistema utilize o reservatorio de oleo de freio.
é isso?
Abçs
é isso?
Abçs

- Velha Guarda
Ferranda escreveu:Porem como info, acredito que o sistema utilize o reservatorio de oleo de freio.
é isso?
Abçs
Claro que não, o reservatorio do Dualogic fica ao lado da bomba eletrica do sistema coberto por um defletor de metal junto com o acumulador, bem ao lado do bloco do motor, local de dificil acesso aliás!
- Piloto de Atari
O meu apareceu essa mensagem, o que devo fazer? O carro anda normal... mas fica esse alerta... a uns 6 meses atras ele deu uma mensagem diferente Avaria no cambio, levei na fiat era uma peca de acionamento da embreagem custou apenas 2 mil reais... aff.. só falta ser algo caro novamente, isso pq eu tenho uma marea 2.4 que nao me deu uma despesa assim nunca....
- Piloto de Atari
Atualizando, o meu era o tal interruptor do freio, mais 160,00 fora os 2k que ja foram gastos com o atuador hidraulico da embreagem, ou seja umc arro com 57k e nem 2 anos de uso prejuizos de mais de 2 mil, alem do prejuizo financeiro de estar sem o carro(pra qm usa a trabalho e muito como eu)... abraços.
- Piloto de Atari
paulomello2006, tenho também um dualogic motor 1.8 etorq e já achei o reservatório como e difícil de olhar, coloquei uma maquina na posição e tirei a foto o oleo parece que esta a baixo no nível, tem algum procedimento pra saber se esta certo aquele nível ou se tem que ligar o carro deixar funcionando ou coisa assim pra mostrar o nível certo ? deste já agradeço
- Piloto de Atari
W-DANTE escreveu:paulomello2006, tenho também um dualogic motor 1.8 etorq e já achei o reservatório como e difícil de olhar, coloquei uma maquina na posição e tirei a foto o oleo parece que esta a baixo no nível, tem algum procedimento pra saber se esta certo aquele nível ou se tem que ligar o carro deixar funcionando ou coisa assim pra mostrar o nível certo ? deste já agradeço
Para verificar o nível do fluído do Dualogic é necessário despressurizar o sistema. Para fazer isso, só levando na concessionária ou oficina que possua software para conversar com a central do Dualogic.
Com o sistema pressurizado, sempre estará abaixo do nível.

- Piloto de Autorama
O outro problema descrito pelo Paulo Melo do Linea estar morrendo em manobras, pode ser a própria bateria do carro que está ruim, ou mesmo o alternador que está com defeito e além de não carregar a bateria está roubando muita potência do motor.
Também queria conferir o nível do fluído Dualogic, mas se o sistema está pressurizado não adianta em nada, por isso o manual manda ir a concessionária.
Também queria conferir o nível do fluído Dualogic, mas se o sistema está pressurizado não adianta em nada, por isso o manual manda ir a concessionária.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Estive vendo no Infotec Fiat e a verificação do nível do Dualogic não informa nada sobre despressurizar o sistema. Na segunda-feira vou a concessionária fazer um conserto na direção hidráulica e vou pedir para verificar o nível desse negócio.
João Paulo