Reservatorio de oleo do Dualogic - Punto/Linea

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Reservatorio de oleo do Dualogic - Punto/Linea

por paulomello2006 » Qua Jul 18, 2012 9:41 pm

Pessoal, boa noite.

Preciso saber onde que fica o reservatorio de oleo hidraulico do sistema Dualogic (não é oleo do cambio, é do acionamento hidraulico do Dualogic), meu carro é um Linea, mas acredito que como a plataforma é do GrandPunto, o reservatorio do sistema Dualogic seja colocado no mesmo lugar do Punto Brasileiro, alguem poderia me dizer onde fica esse reservatorio o Punto para eu ver se o do Linea está no msmo local?
Pois no manual nao diz onde está o reservatorio, eles indicam levar o carro na css., mas eu n vou ir em css so p ver o nivel do oleo do sistema Dualogic...isso é uma piada da Fiat!
O problema é que ha tempos tenho notado que o carro morre ao manobrar em uma vaga por exemplo, sempre que exijo muito da direção hidraulica nas manobras e controlo o carro pelo acelerador para que ele nao volte para trás enquanto manobro na vaga aqui de casa, o carro geralmente morre qdo ouço a bomba do acionamento hidraulico do Dualogic trabalhando e a direção tb fica um pouco mais dura, pouco estranho isso ja que sao sistemas diferentes. E para finalizar, hoje pela manhã, ao pegar o carro ocorreu um evento com relacao ao cambio que foi o seguinte:

Ao abrir a porta de um carro Dualogic sempre se escuta a bomba de oleo do sistema em função, algumas vezes e sempre qdo deixo o carro sem uso por mais de 24hrs, sempre que vou usar o carro e abro a porta do motorista, ao ouvir a bomba trabalhando percebo que ela fica fraca gradativamente como se tivesse acabando a energia da bateria (como um motorzinho eletrico ficando com pouco energia e enfraquecendo), mas ligo o carro sempre normalmente e nada de errado ocorre...o cambio tb tudo funciona certinho. Hoje ocorre o mesmo evento descrito acima, mas qdo liguei o carro apareceu a mens "Controlar Cambio Ler Manual" + Luz espia do cambio intermitente, porém sem sinal sonoro de alerta (e os avisos estão ativados no volume maximo) a mens. e a luz espia se apagaram apos alguns segundos depois de ter ligado o carro, na hora desliguei o carro e liguei novamente fazendo o mesmo procedimento para dar partida (pé no freio + N), tudo normal e nenhuma mens. de erro, andei com o carro, todas as trocas de marchas normais, sem trancos...tdo perfeito. Sei que essa mens, caso a luz espia nao se apague logo que o motor é ligado significa erros ou avarias no sistema Dualogic, porém como o comportamento do carro e do cambio foi normal durante o uso após o evento e a mens. do cambio, não dei atenção pensando ser algo isolado...algum erro do sistema do cambio até pq a mens. é muito generica e tb a luz espia e a mens. se apagaram segundos depois da partida do motor e não ocorreram novamente até então. Lembrei que o nivel do oleo nao foi verificado desde a ultima revisao e ja se passaram mais de 15 mil km, por isso queria saber onde fica o reservatorio do oleo para verificar o nivel do sistema dualogic e se for o casso complementar com o oleo recomendado pela Fiat.

Desde ja agradeco
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Reservatorio de oleo do Dualogic - Punto/Linea

por paulomello2006 » Qui Jul 19, 2012 7:49 pm

Pessoal, ja descobri onde está o reservatorio do sistema hidraulico do Dualogic, e com relação ao evento descrito no topico sobre a mens no comp de bordo em relacao ao cambio, o mesmo se deve a baixa pressao do fluido no acumulador, provocado por uma atuação erronea da bomba durante o evento WakeUP que a central dispara sempre que a porta é aberta após um determinado periodo em que o motor fica desligado. A mens. "controlar cambio ler o manual" nem sempre representa uma avaria como dito tal termo no manual do veiculo, pois uma falha de inicialização do sistema ou a baixa pressão do fluido hidraulico no acumulador durante uma partida a frio pode também disparar tal mensagem de erro logo que o motor é ligado, tão logo a mesma deve desaparecer e a luz espia de advertencia do cambio tb deve apagar.

Obrigado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Qui Jul 19, 2012 9:59 pm

Porem como info, acredito que o sistema utilize o reservatorio de oleo de freio.
é isso?
Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por paulomello2006 » Sáb Jul 21, 2012 6:57 pm

Ferranda escreveu:Porem como info, acredito que o sistema utilize o reservatorio de oleo de freio.
é isso?
Abçs

Claro que não, o reservatorio do Dualogic fica ao lado da bomba eletrica do sistema coberto por um defletor de metal junto com o acumulador, bem ao lado do bloco do motor, local de dificil acesso aliás!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por juliocesarteles » Sex Dez 07, 2012 12:58 pm

O meu apareceu essa mensagem, o que devo fazer? O carro anda normal... mas fica esse alerta... a uns 6 meses atras ele deu uma mensagem diferente Avaria no cambio, levei na fiat era uma peca de acionamento da embreagem custou apenas 2 mil reais... aff.. só falta ser algo caro novamente, isso pq eu tenho uma marea 2.4 que nao me deu uma despesa assim nunca....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por juliocesarteles » Sex Dez 28, 2012 1:06 pm

Atualizando, o meu era o tal interruptor do freio, mais 160,00 fora os 2k que ja foram gastos com o atuador hidraulico da embreagem, ou seja umc arro com 57k e nem 2 anos de uso prejuizos de mais de 2 mil, alem do prejuizo financeiro de estar sem o carro(pra qm usa a trabalho e muito como eu)... abraços.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por W-DANTE » Qui Jun 27, 2013 10:03 am

paulomello2006, tenho também um dualogic motor 1.8 etorq e já achei o reservatório como e difícil de olhar, coloquei uma maquina na posição e tirei a foto o oleo parece que esta a baixo no nível, tem algum procedimento pra saber se esta certo aquele nível ou se tem que ligar o carro deixar funcionando ou coisa assim pra mostrar o nível certo ? deste já agradeço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adeitos » Qui Jun 27, 2013 12:24 pm

W-DANTE escreveu:paulomello2006, tenho também um dualogic motor 1.8 etorq e já achei o reservatório como e difícil de olhar, coloquei uma maquina na posição e tirei a foto o oleo parece que esta a baixo no nível, tem algum procedimento pra saber se esta certo aquele nível ou se tem que ligar o carro deixar funcionando ou coisa assim pra mostrar o nível certo ? deste já agradeço

Para verificar o nível do fluído do Dualogic é necessário despressurizar o sistema. Para fazer isso, só levando na concessionária ou oficina que possua software para conversar com a central do Dualogic.

Com o sistema pressurizado, sempre estará abaixo do nível.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Sáb Ago 24, 2013 12:43 pm

O outro problema descrito pelo Paulo Melo do Linea estar morrendo em manobras, pode ser a própria bateria do carro que está ruim, ou mesmo o alternador que está com defeito e além de não carregar a bateria está roubando muita potência do motor.

Também queria conferir o nível do fluído Dualogic, mas se o sistema está pressurizado não adianta em nada, por isso o manual manda ir a concessionária.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Ter Set 03, 2013 10:48 am

Estive vendo no Infotec Fiat e a verificação do nível do Dualogic não informa nada sobre despressurizar o sistema. Na segunda-feira vou a concessionária fazer um conserto na direção hidráulica e vou pedir para verificar o nível desse negócio.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Próximo