Nova especificação do óleo motor 1.4

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

por FelipeA » Ter Dez 20, 2011 9:20 pm

Pessoal,

HOje fui fazer a troca de óleo do meu Punto ELX 1.4 e para minha surpresa, a FIAT mandou um boletim técnico para as concessionárias mudando a especificação do óleo do motor 1.4, de 5W30 para 15W40. Segundo os mecânicos de lá, a troca foi feita para diminuir o consumo de óleo dos motores 1.4.

Alguém tinha visto isto já?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Nova especificação do óleo motor 1.4

por VLA » Qua Dez 21, 2011 8:15 am

assim... eu nao acredito em conversa de concessionaria.... seria melhor confirmar isso no 0800 da fiat.

porém, eu nao usaria 15w40 se eu tivesse um fire, mesmo constando em manual... ficaria entre o 5w30 e o 10w40... pendendo mais para o segundo.... 15w40 na fase fria tem rendimento inferior, e grande parte dos danos ao motor a longo prazo acontecem no momento da partida e nos primeiros minutos de funcionamento.

um amigo meu levou um palio fire 2010 para troca de oleo, cujo manual recomenda o 5w30, e colocaram 15w40 no carro dele... entao ele reclamou diretamente com a fiat, que mandou agendar uma nova troca para corrigir o erro, sem custo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Takinarios » Qua Dez 21, 2011 10:23 am

Faz isso nao, se voce usava 5w30 nao pode por nem 5w40, vai forcar o motor e o carro vai andar menos... Os novos podem estar vindo com 15w40, mas ai o motor pode se adaptar a ele desde o comeco, mas estando acostumado com 5w30 nao pode colocar um mais denso como w40 ou w50, so pode diminuir, como um w20. O mesmo para o coef a frio, se é 5 pode por 5 ou 0.
Velha Guarda
Velha Guarda

por Racer_X » Qua Dez 21, 2011 10:38 am

Só lembrando que se colocar um óleo muito mais fino que o recomendado pode ocorrer perda de pressão no sistema de lubrificação. Em contrapartida é natural que se aumente gradativamente a viscosidade utilizada conforme aumenta a quilometragem e desgaste natural do motor. Um motor com 100.000 km pode rodar com um 15w40 sem problemas!
"RACING-Because football, baseball, bowling, basketball & golf only require one ball!"

EX: Punto T-jet 09/10 Branco - Skydome/Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Atual: Linea T-jet 09/10 Preto Vesúvio - Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tiagocaria » Qua Dez 21, 2011 11:21 am

Pode ser papo de CC mesmo apesar de fazer sentido.

Eu nao trocaria um 5W30 por um 15W40

alias, fiz até o contrario no meu carro desde a 2a troca de oleo (a primeira foi dentro da assistencial da fabrica)

Desde entao, 70000 km depois, nao tive problemas e tenho um rendimento melhor com consumo mais baixo cerca de 0.3km/l!
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por FelipeA » Qua Dez 21, 2011 11:48 am

Pessoal,

Liguei para o 0800 da Fiat e eles informaram que tanto faz o 5W30 quanto o 15w40 (também informaram que o 15w40 é o óleo homologado do motor turbo t-jet). Porém não confirmaram a história do óleo mais fino fazer o motor consumir mais óleo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Qua Dez 21, 2011 12:00 pm

Racer_X escreveu:Só lembrando que se colocar um óleo muito mais fino que o recomendado pode ocorrer perda de pressão no sistema de lubrificação. Em contrapartida é natural que se aumente gradativamente a viscosidade utilizada conforme aumenta a quilometragem e desgaste natural do motor. Um motor com 100.000 km pode rodar com um 15w40 sem problemas!

A diferença entre os oleos é bem maior que o desgaste do motor, se colocar o w40 no lugar do w30 vai forçar o conjunto inteiro e ai sim o desgaste será maior, sem contar que um oleo mais grosso pode não entrar em alguns lugares que o mais fino entraria. O ideal é sempre manter o coef quente igual, o frio quanto menor melhor, pois vai lubrificar antes.....
Velha Guarda
Velha Guarda

por tiagocaria » Qua Dez 21, 2011 1:35 pm

FelipeA escreveu:Pessoal,

Liguei para o 0800 da Fiat e eles informaram que tanto faz o 5W30 quanto o 15w40 (também informaram que o 15w40 é o óleo homologado do motor turbo t-jet). Porém não confirmaram a história do óleo mais fino fazer o motor consumir mais óleo.

Nao é que "faz o motor consumir mais oleo"...

Por ser mais fino (menos viscoso) ele passa por pequenas folgas, que sao mais acentuadas nos motores mais rodados, que os mais grossos (mais viscosos) nao passam.

Assim ele pode ser consumido mais rapidamente.

reitero que no meu carro nao desce nem uma gota de oleo e uso ha mais de 70000km o 5W30
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Racer_X » Qui Dez 22, 2011 9:31 am

Takinarios escreveu:
Racer_X escreveu:Só lembrando que se colocar um óleo muito mais fino que o recomendado pode ocorrer perda de pressão no sistema de lubrificação. Em contrapartida é natural que se aumente gradativamente a viscosidade utilizada conforme aumenta a quilometragem e desgaste natural do motor. Um motor com 100.000 km pode rodar com um 15w40 sem problemas!

A diferença entre os oleos é bem maior que o desgaste do motor, se colocar o w40 no lugar do w30 vai forçar o conjunto inteiro e ai sim o desgaste será maior, sem contar que um oleo mais grosso pode não entrar em alguns lugares que o mais fino entraria. O ideal é sempre manter o coef quente igual, o frio quanto menor melhor, pois vai lubrificar antes.....

Realmente pensando nas finas galerias de lubrificação, um óleo mais grosso será menos eficiente nesses locais.
"RACING-Because football, baseball, bowling, basketball & golf only require one ball!"

EX: Punto T-jet 09/10 Branco - Skydome/Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Atual: Linea T-jet 09/10 Preto Vesúvio - Blue&ME/NAV/Subwoofer FIAT
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por leandrollvp » Seg Dez 26, 2011 3:39 pm

Tiago, o meu está com 23.000 rodados, o que você sugere meu amigo???
abraço!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo