Clec Clec quando está frio.

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Clec Clec quando está frio.

por rogeriovacarijr » Qua Ago 03, 2011 8:28 am

Bom dia amigos, tudo bem?

Tenho um Punto Sporting 1.8 16v ... está com 2.000km ...

Tenho convivido com um problema muito muito esquisito, até procurei aqui no fórum porém nada muito satisfatório. Como moro aqui no sul (Caxias do Sul), quando está muito frio, o carro faz uns barulhos estranhos nas acelerações de troca de marcha. Vejam bem, não é NA troca, mas sim quando eu acelero logo após trocar a marcha. É como se tivesse algo meio solto ali na caixa de câmbio ou proximidades.

Acontece até que o carro esquenta, depois disso o barulho some.

Levei até na concessionária e me disseram que isso é devido ao frio, que o óleo fica mais viscoso e demora um pouco pra subir pois está todo "em baixo". (Sou leigo em mecânica então não se surpreendam se eu falar alguma bobagem). Até fez sentido pois, em dias quentes, ele praticamente nem faz o barulho, só quando é frio mesmo (hoje saí de casa estava 3º).

Alguém já teve esse problema? Arrumou? Não é nada de mais?

Ha sim, me falaram que pode ser o TIPO de óleo, que seria interessante eu colocar um que é mais indicado pra motor 16v. Nesse caso contaria com a ajuda de vocês para me indicarem qual o melhor a ser usado.

Obrigado a todos.
Imagem Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Clec Clec quando está frio.

por brunomeo » Qua Ago 03, 2011 9:45 am

Se esse tec tec tec for do motor, com o óleo 5w30 recomendado não deveria acontecer, pois mesmo frio ele é muito fino e sobe rápido para o cabeçote do motor...
Agora se o barulho for proveniente da caixa de cambio, ja reparou se com o pedal da embreagem acionado ele faz? caso não faça, nos outros carros que tive era problema no rolamento da embreagem...

Vamos conversando e vejo no que posso ajudar!

abração
Brunão