Clec Clec quando está frio.

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Clec Clec quando está frio.

por rogeriovacarijr » Qua Ago 03, 2011 8:28 am

Bom dia amigos, tudo bem?

Tenho um Punto Sporting 1.8 16v ... está com 2.000km ...

Tenho convivido com um problema muito muito esquisito, até procurei aqui no fórum porém nada muito satisfatório. Como moro aqui no sul (Caxias do Sul), quando está muito frio, o carro faz uns barulhos estranhos nas acelerações de troca de marcha. Vejam bem, não é NA troca, mas sim quando eu acelero logo após trocar a marcha. É como se tivesse algo meio solto ali na caixa de câmbio ou proximidades.

Acontece até que o carro esquenta, depois disso o barulho some.

Levei até na concessionária e me disseram que isso é devido ao frio, que o óleo fica mais viscoso e demora um pouco pra subir pois está todo "em baixo". (Sou leigo em mecânica então não se surpreendam se eu falar alguma bobagem). Até fez sentido pois, em dias quentes, ele praticamente nem faz o barulho, só quando é frio mesmo (hoje saí de casa estava 3º).

Alguém já teve esse problema? Arrumou? Não é nada de mais?

Ha sim, me falaram que pode ser o TIPO de óleo, que seria interessante eu colocar um que é mais indicado pra motor 16v. Nesse caso contaria com a ajuda de vocês para me indicarem qual o melhor a ser usado.

Obrigado a todos.
Imagem Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Clec Clec quando está frio.

por brunomeo » Qua Ago 03, 2011 9:45 am

Se esse tec tec tec for do motor, com o óleo 5w30 recomendado não deveria acontecer, pois mesmo frio ele é muito fino e sobe rápido para o cabeçote do motor...
Agora se o barulho for proveniente da caixa de cambio, ja reparou se com o pedal da embreagem acionado ele faz? caso não faça, nos outros carros que tive era problema no rolamento da embreagem...

Vamos conversando e vejo no que posso ajudar!

abração
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rogeriovacarijr » Qua Ago 03, 2011 9:53 am

Pois é amigo ... eu cheguei a pensar em trocar o óleo do carro ...

Já me disseram que a concessionária pode ter colocado um óleo não indicado.

Mas se fosse rolamento na caixa, ele variaria com motor quente ou frio? No meu caso, só acontece com motor frio ... e quando o dia está bem frio. Dias quentes costumam sanar o problema.
Imagem Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por brunomeo » Qua Ago 03, 2011 10:25 am

Putz ai complica tudo!!! Qualquer coisa liga na fiat reclamando que não solucionam seu problema, eles dão um jeitinho.
O rolamento da caixa pode apresentar sim esse barulho qdo frio...
Mas que está estranho, isso está... precisa identificar com o caput aberto de onde vem esse barulho...

abração
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Slashz » Ter Ago 16, 2011 9:40 pm

vamos ter praticamente certeza disso se você disser que está com 100% de gasolina do tanque:

esse barulho provavelmente não ocorre em alta rotação certo?
é geralmente com o carro frio, boa carga no acelerador e rotações mais baixas?

se sim, é batida de pino.
se for problema no carro, seria no sensor de detonação ou uma reprogramação da ECU resolveria.. tens que ir na concessionária
se tiver tudo OK com o carro, procure por uma gasolina de melhor qualidade.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rogeriovacarijr » Qua Ago 17, 2011 7:48 am

Realmente, pelas caracteristicas que tu colocou é isso mesmo que acontece.

Vou levar na concessionária pra eles olharem denovo ...

Pelo que entendi, pode ser pino ou sensor de detonação ... se eu falar dessa forma na concessionária eles vão manjar? Pq eu entendo muito pouco e as vezes me parece que eles tb não são deveras espertos.
Imagem Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Slashz » Qua Ago 17, 2011 7:51 pm

batida de pino pode ser causada por falha no sensor de detonação!
e por outras coisas também, como gasolina ruim, motor carbonizado..

se você ir na css, só pede para eles darem uma volta no carro porque você acha que ele está batendo pino, os caras vão saber identificar fácil.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por fsevero » Qua Ago 24, 2011 9:33 am

sou de santa maria-rs, e nos dias frios acontece o mesmo, para sair de minha garagem tem uma rampa, o carro parece q perde força em primeira marcha, parece que sobe no tectec, tenho que ligar e deixar quase 1 minuto ligado na garagem antes de andar, e mesmo assim isso somente lubrifica e aquece o motor, a caixa somente se lubrifica no andar, depois de umas 3 quadras, ai para o baurlho e de fazer força, mas isso ja notei que aqui no frio acontece, no verao não, tanto na gasolina qto no alcool, independente de posto e tudo mais, estou com 20 mil km.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rogeriovacarijr » Qua Ago 24, 2011 9:40 am

Mas tu chegaste a levar na concessionária pra ver se dão uma solução?
Imagem Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por fsevero » Qua Ago 24, 2011 10:05 am

rogeriovacarijr escreveu:Mas tu chegaste a levar na concessionária pra ver se dão uma solução?

na revisao dos 15mil eu mostrei e falei, diz que é normal, ainda mais que o carro tem pouca potencia para o peso, e até da para entender, depois de 1 quadra andando e tudo girando, sendo lubrificado para e fica normal.

e mesmo o manual falando que nao precisa aquecer, aqui no sul com 0º eu sempre ligo e deixo ao menos 1 minutinho parado antes de arrancar na primeira saida do dia, ou se ele ficar mto tempo parado durante o dia em local aberto. estragar o carro de fazer isso não vai. talvez ajude a durar mais. talvez proxima troca de oleo eu pesquise algum diferente para a temperatura aqui do sul, na anterior ainda estava na garantia e tive que manter tudo igual.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo