nível de arrefecimento

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

nível de arrefecimento

por rappers » Seg Nov 08, 2010 5:14 pm

gente.. olhei o nivel de agua do radiador, e notei que está abaixo do MINIMO .
o carro está frio a 12 hrs.. entao ta confiavel..

comprei o carro em AGOSTO.. so tem 4.800km rodados.

sendo que em 7.500km é a revisao só da troca de oleo.

eu levo na concessionaria pra eles colocarem mais aditivo, faço o que???
ta na garantia né.. o que que faço ?? compro por min mesmo o aditivo e coloc.. coloco agua??

o meu é um PUNTO 1.6 16V

aguardo resposta!


obs2: acabei de ver o manual, e ele informa que se estiver abaixo do nivel, é pra colocar 50% de PARAFLU UP (VERMELHO) e 50% DE AGUA .. procede essa informação ?!?!
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Re: nível de arrefecimento

por shadowcps » Seg Nov 08, 2010 6:10 pm

leva na CC para eles revisarem o sistema. Sumir água assim não é normal. tem algum vazamento, provavelmente de vapor que, ao esquentar e pressurizar o sistema, sai em forma de vapor, sendo imperceptivel, ao contrario do vazamento por causa de radiador ou mangueira furada, que jorra a água mesmo.
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Re: nível de arrefecimento

por Ferranda » Seg Nov 08, 2010 9:32 pm

As vezes é colocado menos acidentalmente no reservatorio.
Ou uma bolha de ar existente no sistema consumiu a agua do reservatorio.
Normal isso acontecer em carros novos.

Complete com agua destilada ou na pior das alternativas, agua filtrada (sem cloro).

Ou leve na concessionaria, e eles farão exatamente isso.

Normalmente vazamento é facilmente percebido por um cheiro bastante estranho e adocicado do etileno glicol. Abra a tampa do reservatorio e sinta o cheiro para reconhecer.

Abçs
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Re: nível de arrefecimento

por shadowcps » Ter Nov 09, 2010 12:27 pm

mas caro Ferranda: como eu expliquei na sugestão inicial, SE o vazamento for por exemplo, de vapor por mangueira com abraçadeira frouxa, no cofre do motor, quando o sistema pressuriza depois de atingir a temperatura ideal, não fica meio dificil de distingui-lo e identifica-lo apenas pelo olfato ? Essa identificação olfativa seria possivel se o vazamento fosse, por exemplo, em uma das mangueiras da caixa de ar, atras do porta-luvas.
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Re: nível de arrefecimento

por rappers » Ter Nov 09, 2010 2:43 pm

ja resolvi

levei na concessionaria e eles adicionaram agua somente...
isso aconteceu pq as vezes o carro sia da fabrica e nao colocam no nível certo... agora ñ abaixa mais.
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Re: nível de arrefecimento

por Ferranda » Ter Nov 09, 2010 3:04 pm

shadowcps escreveu:mas caro Ferranda: como eu expliquei na sugestão inicial, SE o vazamento for por exemplo, de vapor por mangueira com abraçadeira frouxa, no cofre do motor, quando o sistema pressuriza depois de atingir a temperatura ideal, não fica meio dificil de distingui-lo e identifica-lo apenas pelo olfato ? Essa identificação olfativa seria possivel se o vazamento fosse, por exemplo, em uma das mangueiras da caixa de ar, atras do porta-luvas.



Shadow.
O cheiro de etileno glicol é bastante forte. (ainda mais em carros novos)
Se tiver um vazamento e vaporização, o cheiro vai aparecer. Principalmente ao sair do carro na garagem, com o motor quente.
Sendo que com essas malditas abraçadeiras clipaveis, dificulta bastante ter uma 1/2 frouxa. Ou esta completamente solta ou presa pra Kcte. Rsrsrs :-D

O legal é o colega que está com o problema, se abastecer de informação de todo lado, com as mais variadas opções.
Quando damos ideia, tudo é muito subjetivo. Nem vimos o carro.

A minha intenção foi complementar. Pode ser vazamento como o colega expos, como pode ter sido uma bolha que estava no sistema e abaixou o nível quando foi pro reservatório, como pode ser o selo mecânico da bomba com problema (e ser difícil de detectar, pois causa vazamento no pé da correia dentada) e mais um monte de alternativas.

Tamo aí. Rsrsrsrs

Abçs
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Re: nível de arrefecimento

por Ferranda » Ter Nov 09, 2010 3:07 pm

rappers escreveu:ja resolvi

levei na concessionaria e eles adicionaram agua somente...
isso aconteceu pq as vezes o carro sia da fabrica e nao colocam no nível certo... agora ñ abaixa mais.



Mantenha o olho aberto, se não continua abaixando.
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Re: nível de arrefecimento

por shadowcps » Ter Nov 09, 2010 6:58 pm

Ferranda escreveu:
shadowcps escreveu:mas caro Ferranda: como eu expliquei na sugestão inicial, SE o vazamento for por exemplo, de vapor por mangueira com abraçadeira frouxa, no cofre do motor, quando o sistema pressuriza depois de atingir a temperatura ideal, não fica meio dificil de distingui-lo e identifica-lo apenas pelo olfato ? Essa identificação olfativa seria possivel se o vazamento fosse, por exemplo, em uma das mangueiras da caixa de ar, atras do porta-luvas.



Shadow.
O cheiro de etileno glicol é bastante forte. (ainda mais em carros novos)
Se tiver um vazamento e vaporização, o cheiro vai aparecer. Principalmente ao sair do carro na garagem, com o motor quente.
Sendo que com essas malditas abraçadeiras clipaveis, dificulta bastante ter uma 1/2 frouxa. Ou esta completamente solta ou presa pra Kcte. Rsrsrs :-D

O legal é o colega que está com o problema, se abastecer de informação de todo lado, com as mais variadas opções.
Quando damos ideia, tudo é muito subjetivo. Nem vimos o carro.

A minha intenção foi complementar. Pode ser vazamento como o colega expos, como pode ter sido uma bolha que estava no sistema e abaixou o nível quando foi pro reservatório, como pode ser o selo mecânico da bomba com problema (e ser difícil de detectar, pois causa vazamento no pé da correia dentada) e mais um monte de alternativas.

Tamo aí. Rsrsrsrs

Abçs


mesmo saindo vapor dá para sentir o cheiro ? essa é novidade para mim ... (=D>)
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Re: nível de arrefecimento

por Ferranda » Ter Nov 09, 2010 8:59 pm

Dá sim Shadow, o cheiro é bem adocicado e enjoativo...
Quando tiver oportunidade, faça um teste.

Abçs
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Re: nível de arrefecimento

por rappers » Ter Nov 09, 2010 11:31 pm

Ferranda escreveu:O legal é o colega que está com o problema, se abastecer de informação de todo lado, com as mais variadas opções.
Quando damos ideia, tudo é muito subjetivo. Nem vimos o carro.


isso foi um insulto? ñ entendi o que quis dizer..

eu verifiquei, ñ tinha vazamento nehum, pois isso ja tem 1 semana por ai, e o nivel ficava abaixo do MIN o tempo todo, no mesmo patamar. se tivesse vazamento, eu ia perceber, pois esses aditivos tem uma cor, e quando vaza, fica manchado as tubulacoes embaixo..

tinha uma MONTANA 1.4 que teve esse problema e foi facil de achar.. pq as mangueiras ficavam machadas de vermelho(no caso o aditivo) ...

OBS: só pra confirmar uma duvida.. com o passar do tempo, esse nivel vai abaixando por normal né? tipo, ta com 5.000 km agora. com 15.000km ele vai ta baixo, mas por sua naturalidade né?
enfim, obrigado por todas as informacoes..
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