Relato: Insatisfação na rev dos 15.000km na Azzura av Brasil

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Relato: Insatisfação na rev dos 15.000km na Azzura av Brasil

por rscoutinho » Qua Jul 07, 2010 5:53 pm

Olá pessoal,

gostaria de relatar a minha experiência com o serviço recebido pela concessionária Azzura (filial av. Brasil), no Rio de Janeiro e trocar experiências com os Srs.

No dia 30 de junho, deixei meu carro (1.4 ELX 2009/2010) na loja mencionada para fazer a revisão dos 15.000 Km, pois o mesmo estava com aprox 15.600km.
Recebi um atendimento rápido e bem atencioso do responsável pela recepção de veículos. Expliquei a ele mais alguns detalhes que deviam ser vistos, especialmente os famigerados ruídos e rangidos característicos dos nossos Puntos. Estes barulhos seriam vistos dentro da garantia de fábrica e não pela revisão.
Carro entregue, segui minha rotina normal até buscá-lo, dois dias depois.

Basicamente, foram realizados os serviços de revisão de kilometragem (torca de óleo e filtros de ar, combustível e óleo, além de complemento de fluidos - R$ 150,00), revisão de carroceria (+/- R$ 33,00) e a correção dos ruídos. A fatura ficou em +/- R$ 185,00, valor que achei justo pelo serviço e compatível com o informado no site da FIAT). Como não tinha um componente para resolver um rangido da porta, teria que retornar posteriormente.

Resultado. Dos problemas de ruídos informados, metade foi resolvida e a outra metade deixei para rever no retorno que já teria que fazer. No último final de semana, ou seja, dois dias após pegar o carro, resolvi, por acaso, puxar a vareta do óleo e olhar a coloração dourada que não via há algum tempo. Infelizmente, para minha surpresa, o mesmo estava, quase, ou tão escuro quanto estava quando entreguei o carro. Desde então, o que era para ser a certeza de um serviço executado com correção, passou para aflição e descontentamento.

Na segunda-feira seguinte (05/07), tentei contato com a concessionária, mas não localizei o atendente que me recepcionou e entregou o carro, na semana anterior. Por coincidência, alguns minutos depois, recebi um telefonema da pesquisa de satisfação da loja. Este era o momento ideal para mostrar minha insatisfação e o fiz.

Ontem à tarde, recebi uma ligação de alguém da loja, para explicar o motivo de um óleo recém trocado não ser/estar claro. Foi mais ou menos assim: "o Sr tem que entender que o óleo novo, após ter contato com a 'câmara de combustão' e ' galerias' do motor, escurece naturalmente". Eis que argumentei algo neste sentido: "Meu camarada, sempre que troquei óleo, em outros carros, observei que os mesmos se mantinham com a coloração (clara) original por um período maior do que dois dias (já sendo irônico)". Indo mais além: "Se um óleo novo, fica escuro tão rapidamente, ou não foi trocado integralmente e teve contato com óleo velho ou o filtro (que retém cerca de 500ml) não foi trocado".

O resto da conversa é previsível, eu argumentando e o outro cara defendendo o serviço "feito". Para finalizar, abri uma reclamação na FIAT e dei nota 4,0 na pesquisa de satisfação feita pela fábrica. Amanhã vou retornar à loja para terminar o serviço de "caça grilos" e vou aproveitar para mostrar o óleo "novo" que eles insistem em dizer que usaram e lhes atualizo.

Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas quis detalhar os fatos.

Ah, disseram que usaram o óleo selenia K (sintético). Se vcs conhecerem, me digam qual a coloração deste após sair da garrafa...

Abs e sds.
Ex Punto ELX 1.4 - 2009/2010 - Prata Bari
Ex Bravo Essence 1.8 - 2011/2012 - Vermelho Magma
Atual Bravo Essence 1.8 - 2012/2012 - Prata Bari
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Relato: Insatisfação na rev dos 15.000km na Azzura av Brasil

por carlos.morceli » Qua Jul 07, 2010 7:13 pm

Cara, não defendendo ninguem, mas depois de cerca de 200km (pode ser até menos) o oleo escurece mesmo. Quantos kms vc andou? Descobrir se o oleo é velho ou ae está misturado não é tão simples, mas qulaquer laboratório quimico descente pode fazer.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Jbello » Qui Jul 08, 2010 1:58 am

FUJA DO GRUPO AZZURA NO RIO!!!!! De longe eles são os piores!! O atendimento é horrível, e na de Botafogo então nem se fala.......Eu só faço manutenção na Dicasa (Atualmente na de Teresópolis), e a média de satisfação deles está acima de 9,0. Eu vi em um papel hoje dentro da oficina, na área de mecânica,quando fui revisar o alinhamento( que é de graça, mesmo se for re-alinhar pouca coisa).........

Já o óleo Sintético da Selenia é marrom claro ( sobrou do meu carro e os mecânicos me deram pra completar quando abaixar um pouco...). Ahh e pra ficar não com dúvida sobre o que foi trocado ou não, peça pra eles te mostrarem o que foi colocado e retirado no carro no serviço.... Espero ter ajudado, Abraço.
- [Tjet]: Branco Banchisa - Ar digital, SKYdome, BlueMeNAV, parafusos antifurto...
+Up's: Xenon's; Downpipe 3,0 pol + Abafador Inox ; molas Eibach,Upgrade Intercooler; BMC inbox ; Powered By TMC ~ 190v's ;)

- Fiat 500 Lounge : Branco Caldo
+ Up's : Xenon 5000K ; Bandeira Itália :)
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Ferranda » Qui Jul 08, 2010 7:05 am

carlos.morceli escreveu:Cara, não defendendo ninguem, mas depois de cerca de 200km (pode ser até menos) o oleo escurece mesmo. Quantos kms vc andou? Descobrir se o oleo é velho ou ae está misturado não é tão simples, mas qulaquer laboratório quimico descente pode fazer.

Ricardo...
Eu tambem concordo com o Carlos.
Porem uma duvida, o carro é flex e vce está abastecendo com gasolina. Correto?
Se for no alcool, aí mudo a minha opinião..
Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por rscoutinho » Qui Jul 08, 2010 11:54 am

Vamos lá:

@Carlos: Eu rodo bastante, cerca de 80km/dia. Entretanto, em outros carros e óleos (sempre usava o Helix semi-sintético), esta km não era suficiente para escurecer o óleo... vou observar.

@Jbello: Eu recebi ligações dos controles de qualidade da concessionária e da FIAT. Em ambos, eu separei as notas do atendimento (muito bom = 8,0) e do serviço (ruim = 4,0). Eu tenho outras opções, mas levei a esta por recomendação de um amigo que trabalha lá, mas a dica fica anotada. O óleo utilizado foi o selenia "K".

@Fernanda: Normalmente eu abasteço o carro com álcool. Nas ocasiões onde o álcool sofre com a entre-safra de cana, eu uso SEMPRE a aditivada. Mas pode considerar que o carro usou, em todo o tempo de vida comigo, 85% de álcool e 15% de gasosa aditivada.
Ex Punto ELX 1.4 - 2009/2010 - Prata Bari
Ex Bravo Essence 1.8 - 2011/2012 - Vermelho Magma
Atual Bravo Essence 1.8 - 2012/2012 - Prata Bari
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Qui Jul 08, 2010 6:14 pm

Ricardo.
Felizmente sempre fica bastante oleo preso nas galerias, bomba e etc.
Impossivel drenar todo o oleo do interior do motor pelo butijão. Isso só seria possivel com um desmonte completo.
Tem que se levar em conta que utilizar um oleo por 15.000km no nosso país é muito complicado. (calor tropical + Adulteração de combustivel). :roll:
Eu efetuo a troca do meu a cada 7500. Não acredito que esse seja o maior custo, e no final das contas acabo ganhando em durabilidade.

Disse felizmente lá em cima, pois esse pouco de oleo (escuro, porem ainda lubrificante) é o que não deixa o motor trabalhar completamente a seco após uma troca. Porem ele “suja” o oleo novo.

Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por mauriliosantosjunior » Qui Jul 08, 2010 8:24 pm

o negócio é ver, acompanhar, para isto as autorizadas deveriam ter um vidro que possibilitassem o acompanhamento do tratamento do carro. Outra opção era filmar a operação para confirmar todos os procedimentos, com a tecnologia que temos hoje isto não é nenhum problema, e isto dirimia qualquer dúvida, pode ser que a empresa tenha este video. Outra coisa, nada impede que um funcionário tenha surrupiado o óleo, pegado para ele e deixado o óleo velho mesmo, seria bom fazer uma reclamação formal sobre o problema ao gerente. Embora haja o privilégio da dúvida, é necessário ficar muito esperto, acho que você deve sim reclamar, e oléo sujo não suja tanto assim o óleo novo. Quando vou numa oficina fazer manutenção eu exijo todas as peças trocadas.

- Olha seu gerente, eu acho que o meu oléo não foi trocado não, eu supeito que deixaram o oléo velho no meu carro, ou esqueceram, ou... bem de qualquer modo vou entrar em contato com a fiat para relatar ocorrido. Sabe, todo mundo comete enganos, quem sabe o pessoal de vocês tenha esquecido de trocar, porém sempre que eu fizer revisões aqui quero acompanhar o carro.
Usuário Banido
Usuário Banido

por mauriliosantosjunior » Qui Jul 08, 2010 8:36 pm

Ferranda

Ele trocou o óleo nos 7.500, a primeira revisão. Logo está trocando com 7.500 em 15.000.

E o Cliente sempre tem razão, eles tem que "provar" que trocaram o óleo, logo serão obrigados a dar uma nova troca, até porque um funcionário possa ter realmente desviado ou o óleo totalmente ou parte dele, neste caso seria muito interessante um vídeo filmando as operações dentro da oficina. Acho que ele deve sim ir e reclamar, afinal, ele "não está satisfeito", se eles tiverem como provar que o óleo é novo, por exemplo num espectro-fotômetro, ou um indicador de oxidação, etc, se eles não conseguirem provar, um teste simples é pegar 1 ml de óleo velho e misturar em 10 ml de gasolina, e o mesmo com o óleo recem trocado, o óleo velho deve ficar muito mais escuro, passando isto por um espetro fotômetro você pode quantificar o quão velho o óleo está.

De modo que ele deve reclamar sim, isto é bom para ele, é bom para autorizada e é bom para o fabricante
Usuário Banido
Usuário Banido

por Ferranda » Qui Jul 08, 2010 10:10 pm

Na verdade a tonalidade escura é bastante subjetiva.
Ninguém melhor que ele para "sentir" se realmente houve má fé.
Abastecendo algumas vezes com gasolina, realmente o óleo fica mais escuro, e na troca parte desse óleo pode ter sujado o novo.
Diferente se o carro fosse abastecido só com álcool. Daí ele ficaria clarinho sempre.

Mais infelizmente não dá pra confiar muito. Tudo é possível de acontecer dentro de uma concessionária.

Maurilio, não vi o Ricardo comentando ter feito a troca (Facultativa) aos 7.500 KM.

E aí Ricardo, vce fez troca de filtro e óleo aos 7.500 ?

Outra coisa, da uma olhada no filtro de oleo, e veja se ele tem cara de novo. Dificilmente trocaram o filtro e deixaram o oleo sem trocar.

Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda