ABS + EBD + Frear em curva com pista molhada

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

ABS + EBD + Frear em curva com pista molhada

por mrguga » Ter Jun 29, 2010 1:12 pm

É... eu sei, não pode entrar em curva muito rapido com pista lisa, muito menos frear nela, pior ainda em descida de serra, e deusmelivre tinha um caminhão na pista do lado!!!! No entanto, já que aconteceu e até mesmo para esclarecer, gostaria de fazer-lhes a seguinte pergunta:

Entrei em uma curva muito rapido pra esquerda, descida de serra, pista dupla, caminhão logo a frente (o caminhão na pista da direita). Resolvo dar aquele toquinho beeeeem de leve no freio, soh pra dar a minima reduzida, pra nao fazer o final da curva bem do lado do caminhão, o que achei perigoso demais. O carro perdeu traseira, rapidamente soltei o freio e virei a direção, recuperei o controle, o carro ameaçou perder a traseira de novo (dessa vez para o lado esquerdo, reflexo da recuperação muito brusca), mais uma vez recuperei (o freio tava longe do pé nessa). Nessas alturas eu ja tava do lado do caminhão e não passava nem uma agulha... mas deu tudo certo menos a cueca. Mas enfim, o EBD + ABS do T-JET não deveriam ter impedido que o carro perdesse traseira nessa curva? Ou não é pra isso que ele serve? Ou mesmo sendo pra isso, as circunstâncias eram tão desfavoráveis que não teve jeito?

Sei que o carro não é de sair de traseira, pois possui angulo de rotação negativo (a frente sai primeiro). A causa do problema foi efetivamente eu ter pisado no freio, por mais leve que tenha sido. Gostaria de ouvir seus comentários e opiniões. Obrigado

Obs.: Dar um toquinho no acelerador teria ajudado? Em rally 4x4 acelerar um pouquinho ajuda a recuperar a tração, mas não sei se aplica nesse caso?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: ABS + EBD + Frear em curva com pista molhada

por qsboy » Ter Jun 29, 2010 3:04 pm

Neste caso faltou o ESP que é formado por dois sensores. Um deles lê dados sobre o ângulo de torção da barra de direção, enquanto o outro verifica a inclinação e a aceleração lateral e longitudinal do carro. Se os dois sensores indicarem uma manobra de emergência, o sistema é capaz de controlar a frenagem e o torque do motor em cada uma das rodas de forma independente, permitindo que o carro mantenha sua trajetória correta.

Uma vez estava indo de Belo Horizonte pra São Paulo num Classe A a 130 Km/H numa chuva brava... numa curva diminui um pouco e o carro saiu de trazeira e o painel acendeu várias luzinhas... o carro simplesmente voltou pro lugar bastando eu jogar o volante pro lado inverso... acho que só não caguei pq não tinha *&%$# pronta!
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Ferranda » Ter Jun 29, 2010 3:43 pm

Pelo o que eu percebo, não é bem assim....
O carro tem uma tendencia de sair a traseira em pisos molhados, acredito por ser mais leve....
Mais é facil de transferir para a dianteira, é só acelerar de leve que começa a soltar a frente, porem o EBD só entra em funcionamento quando existe acionamento do freio, diferente do ESP que atua independente da ação do freio.
O EBD Distribui a carga de frenagem, trabalhando em conjunto com o ABS.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniat » Ter Jun 29, 2010 4:55 pm

Era só você manter o pé no freio...

ABS dificilmente iria entrar em ação logo no começo da traseira saindo... logo após isso com o pé no freio e meio fortinho coisa de 0,5s entraria o EBD para freiar a roda traseira de dentro da curva e a roda dianteira de fora da curva...

Sem o pé no freio não funciona.

Outra solução seria acelerar.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por carlos.morceli » Ter Jun 29, 2010 6:16 pm

por viniat em Ter Jun 29, 2010 4:55 pm

Era só você manter o pé no freio...

ABS dificilmente iria entrar em ação logo no começo da traseira saindo... logo após isso com o pé no freio e meio fortinho coisa de 0,5s entraria o EBD para freiar a roda traseira de dentro da curva e a roda dianteira de fora da curva...

Sem o pé no freio não funciona.

Outra solução seria acelerar.

É isso mesmo, vc não devia ter soltado o freio, ai vc ia conseguir desviar do caminhão sem perder o controle do carro.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por JRFabbi » Ter Jun 29, 2010 7:26 pm

Já passei por situação semelhante, só não foi numa serra, foi na anhanguera porém tive que frenar na curva e no molhado pois um caminhão ligou a seta e me "cortou", como estava na curva quando toquei no freio o carro começou a perder a traseira mas, mantendo o pé no freio e sentindo o ABS em ação ele foi "dançando" e evitando que o carro perdesse totalmente a traseira até que perdeu velocidade o suficiente para não "rodar", agente gela sim e a impressão é que vai rodar... mas não roda não, apenas "dança".
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por apmed2000 » Ter Jun 29, 2010 10:40 pm

O meu quando precisei, parar literalmente, p/ um "meleca" de caminhão terminar de fazer uma ultrapassagem proibida, ele "balançou" exageradamente a traseira, mas permaneceu na trajetória. Não sei se devido o menor peso da traseira ou por o P6000 não ser confiável...
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por edulima_aguiar » Ter Jun 29, 2010 11:00 pm

tbem acho q manter o pé no freio teria resolvido o problema, pq quando vc soltou o freio o carro ficou por conta própria e como as condiçoes de pistas nao eram boas, deu no que deu... mas acho q eu tbem teria soltado o pé do freio, rsrsrs...

por mrguga » Qua Jun 30, 2010 1:09 am

Obrigado pelas opiniões

Pisar no freio, serio? Não consigo imaginar isso funcionando... A roda de trás iria travar mas o ABS impede portanto ela roda livre, a roda da frente segura o carro. Nessa condição o carro roda! pois a traseira do veiculo tende a ter mais velocidade do que a dianteira! e na condição de roda traseira derrapando (saindo), o peso não é jogado pra roda da frente e sim para o lado oposto da curva. Ou estou enganado?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AraujoJr » Qua Jun 30, 2010 1:14 am

Na hora do vamo ve, nao da pra pensar se freia, acelera ou qq outra coisa, eu imagino oq vc passou pq ja passei por coisa parecida
Com certeza os sistemas atuaram, mas como era uma situação muito extrema, curva, piso molhado, etc, o carro ainda teve algumas reações, mas pode ter certeza que se fosse um carro comum, vc nao tinha conseguido
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo