[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Preparação 1.8 16v

por nilton cartaxo » Sex Mai 13, 2011 1:25 pm

o momento q mais sinto o turbo lag no meu tjet é saindo de quebra molas em 3°, ele fica parecendo 1.4 aspirado as vezes tenho até q jogar pra segunda, coisa q nao fazia no meu antigo palio 1.8R.
Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Mucs » Sex Mai 13, 2011 1:58 pm

Takinarios escreveu:Assim, conforme voce aumenta o tamanho da turbina, voce vai ter uma relacao potencia x pressão maior, porem como ela precisa de uma vazao dos gases do escape maior, a RPM é maior, então as vezes você fica com o carro até 3000 rpm mais fraco que o original e a partir disso a turbina começa a fazer efeito. Isso é o turbo lag, que em turbos de fábrica geralmente é muito baixo (no C30 T5 entra em 1500 rpm, no Tjet em uns 1800). Como o motor 1.8 ainda tem mais potência que o 1.4 por exemplo, muitas vezes da para conviver com o turbo lag grande, o problema é que em uma subida por exemplo, voce tem que levantar bem o giro.
E para "burlar" isso tem sempre a possibilidade de dar um tapa na embreagem, porque ai a vazão vai aumentar rapidamente, a turbina vai pressurizar e o carro vai dar um pulo, geralmente entrando numa faixa que a turbina está aumentando a pressão na admissão. Se o turbo lag for muito grande e você estiver a 1500rpm por exemplo, pode ser que com o "tapinha" chegue a 3000, porem a turbina ainda não entrou, então teria que dar outro tapa, coisa que a sua embreagem não vai gostar rsrs

entendi...complicado, mas entendi hehehe..
qnto ao "tapinha" na embreagem...seria aciona-la, como se fosse trocar de marcha, apenas pro giro subir, eh isso?

nilton cartaxo escreveu:o momento q mais sinto o turbo lag no meu tjet é saindo de quebra molas em 3°, ele fica parecendo 1.4 aspirado as vezes tenho até q jogar pra segunda, coisa q nao fazia no meu antigo palio 1.8R.

o 1.4 do t-jet eh 16v neh?axo q isso tb influencia, não?
e tem tb o peso... o palinho 1.8R anda mt :lol:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por nilton cartaxo » Sex Mai 13, 2011 2:19 pm

sim, ser 16v influencia mas vc sente q o carro da um pulo assim q passa das 1800 rpm.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por nilton cartaxo » Sex Mai 13, 2011 2:29 pm

Mucs escreveu:
Takinarios escreveu:Assim, conforme voce aumenta o tamanho da turbina, voce vai ter uma relacao potencia x pressão maior, porem como ela precisa de uma vazao dos gases do escape maior, a RPM é maior, então as vezes você fica com o carro até 3000 rpm mais fraco que o original e a partir disso a turbina começa a fazer efeito. Isso é o turbo lag, que em turbos de fábrica geralmente é muito baixo (no C30 T5 entra em 1500 rpm, no Tjet em uns 1800). Como o motor 1.8 ainda tem mais potência que o 1.4 por exemplo, muitas vezes da para conviver com o turbo lag grande, o problema é que em uma subida por exemplo, voce tem que levantar bem o giro.
E para "burlar" isso tem sempre a possibilidade de dar um tapa na embreagem, porque ai a vazão vai aumentar rapidamente, a turbina vai pressurizar e o carro vai dar um pulo, geralmente entrando numa faixa que a turbina está aumentando a pressão na admissão. Se o turbo lag for muito grande e você estiver a 1500rpm por exemplo, pode ser que com o "tapinha" chegue a 3000, porem a turbina ainda não entrou, então teria que dar outro tapa, coisa que a sua embreagem não vai gostar rsrs

qnto ao "tapinha" na embreagem...seria aciona-la, como se fosse trocar de marcha, apenas pro giro subir, eh isso?

é, o nome disso é clutch kick, na epoca da F1 com motores turbo os pilotos fazian isso quando precisavam de potencia,como naquela subida pra reta de interlagos
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Mucs » Sex Mai 13, 2011 2:31 pm

nilton cartaxo escreveu:
Mucs escreveu:

é, o nome disso é clutch kick, na epoca da F1 com motores turbo os pilotos fazian isso quando precisavam de potencia,como naquela subida pra reta de interlagos

mas fazer isso, não eh soh a embreagem que vai chorar, como tambem os pneus...pq eles vao gritar na hora q vc solta a embreagem e acelerando neh :lol:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por nilton cartaxo » Sex Mai 13, 2011 2:43 pm

ae nao sei, nunca fiz isso, mas talvez nao pq é bem rapido, como o nome diz é um 'chute na embreagem'
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Takinarios » Sex Mai 13, 2011 4:35 pm

Eu faço direto, e com as 17 pra canta pneu tem q segura até quase o corte e solta com tudo.
Hoje fiquei parado na subida dos tres tombos aqui em são paulo, só saiu do lugar fazendo burnout AHUaHhuahuahuaa
O problema disso é que se pisa pouco morre, e se pisa um pouco mais frita, depois de morrer 2x eu resolvi frita mesmo kkkkkkk
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ramom » Sex Mai 13, 2011 10:44 pm

Fláviosantana escreveu:Ah e quanto a garantia nao pega em nada...se precisar levar na fiat eu tiro a mangueira coloco o original de novo rapidinho..
qnd acaba a garantia to pensando em chipar...provavelmente eu vou...ai vou fazer tudo os tests no dyno etc e posto tudo aqui qual foi os ganhos

Mas cara, pra por o filtro e a mangueira no lugar do filtro normal vc nao teve que desconectar nenhum lacre? Se vc tirou algum lacre que tinha aquela marca de tinta, mesmo pondo o filtro original no lugar eles vao perceber que você rompeu o lacre pq a marca de tinta da junção não vai estar perfeita, provando que houve violação.

Flávio, você reparou se havia alguma marca de tinta na conexão do filtro de ar?
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fláviosantana » Sex Mai 13, 2011 11:01 pm

Ramom escreveu:
Fláviosantana escreveu:Ah e quanto a garantia nao pega em nada...se precisar levar na fiat eu tiro a mangueira coloco o original de novo rapidinho..
qnd acaba a garantia to pensando em chipar...provavelmente eu vou...ai vou fazer tudo os tests no dyno etc e posto tudo aqui qual foi os ganhos

Mas cara, pra por o filtro e a mangueira no lugar do filtro normal vc nao teve que desconectar nenhum lacre? Se vc tirou algum lacre que tinha aquela marca de tinta, mesmo pondo o filtro original no lugar eles vao perceber que você rompeu o lacre pq a marca de tinta da junção não vai estar perfeita, provando que houve violação.

Flávio, você reparou se havia alguma marca de tinta na conexão do filtro de ar?

Lacre tive que desconectar sim, mas nao tem nenhuma marca de tinta nao....
na conexao do filtro de ar 99,9% q nao tem tinta tbm nao...
nunca parei pra olhar. ..mas ja olhei mta vezes meu motor en unca reparei....
amanha vo abri o capo e olho com mais detalhe e te confirmo aqui ...
Punto Etorq Turbo :@ ---> viewtopic.php?f=57&t=19939"
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Junior Luchi » Dom Mai 15, 2011 3:17 pm

Tive uma pequena experiencia com carro turbo não original, no caso um ap 1.6 destaxado com 3E (com chuveirinho! 2 no 1° estagio e 3 no 2°) comando 49G e uma garret .50 com 1.5bar.....em baixa o carro era um lixo, num tinha força até 3mil rpm ...parecia carro mil....Turbina grande, motor pequeno tinha um lag enorme....mas acima das 3mil rpm a turbina entrava forte ai o bixo pegava.... era da hora o baguio!!
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

AnteriorPróximo