Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
VLA escreveu:uma pergunta que me faço, é que se havia um problema no projeto do potenciometro e a peça ja foi alterada, porque os problemas voltam a acontecer, mesmo por quem ja fez a troca da peça??? vejo carros 09/10 relatando esse problema em diversos foruns, nao só puntos, mas todos os fiat´s que usam motor powertrain 1.8 8v (de origem gm).
No meu caso, (HLX 09/10, tirado em 15/05/2009), o problema apareceu com 12.500Km. O mecânico (muito bom, o que não é regra na Fiat, disse: "estranho, o seu é mais novo, costuma dar mais nos 2007/2008..."
Demorou para a peça chegar e só foi trocada com 17.000. Está com 31.000 e até agora não voltou a encher.
P.S. no meu caso, trocou o potenciômetro msm, não só 'arruela' ou coisa assim, fiquei observando o serviço...
- Piloto de Atari
Iae galera, alguém mais conseguiu a troca do potenciometro sem pagar nada por isso na autorizada da FIAT?
O meu ta com isso, já limparam o bico do carro, etc e nada resolve.. esses caras ficam enrolando a gente!
Será que é melhor comprar o potenciomentro e colocar numa mecanica normal mesmo ? Sai bem mais barato, caso a concessionaria nao quiser trocar grátis!
O que acham?
Valeu
O meu ta com isso, já limparam o bico do carro, etc e nada resolve.. esses caras ficam enrolando a gente!
Será que é melhor comprar o potenciomentro e colocar numa mecanica normal mesmo ? Sai bem mais barato, caso a concessionaria nao quiser trocar grátis!
O que acham?
Valeu
- Piloto de Atari
diegodf escreveu:Iae galera, alguém mais conseguiu a troca do potenciometro sem pagar nada por isso na autorizada da FIAT?
O que acham?
Valeu
Cara não tem essa da concessionária não querer pagar. Vai lá armado até os dentes, igual eu fiz.
Primeiro passo: entra no site da FIAT e procura o SAC (chat on-line) e abre a reclamação citando que você sabe do problema de fabricação da peça e da enrolação da concessionária em te empurrar a limpeza de bico.
Segundo passo: Salva o histórico da conversa no WORD e ameaça entrar na justiça
Terceiro passo: Espere a concessionária te ligar e avisa que você não quer deixar o carro e exija a troca imediata da peça.
No meu caso eles viram que já tinha a arruela no potenciometro então trocaram toda a peça completa....disseram se o problema continuar para voltar e trocar todo corpo de borboleta na faixa.
Eu troquei na Paulitália (São Caetano) com o chefe de manutenção Ezequiel.
Não deixa barato, eles são safados, exija os seus direitos.
- Piloto de Atari
O meu com uns 14milkm teve o mesmo problema mas, como estava na "garantia" trocaram na boa. Pelo o que li neste tópico o problema volta a ocorrer. RECALL pago pelo propriOTÁRIO a cada 20mil km não dá. A Toyota só fez o recall do Corolla depois que a Band meteu lenha neles no ar, talvez tenhamos que fazer um abaixo assinado ou sei lá o quê, pra se tocarem.
HLX 1.8
Cinza Scandium
Quase Completo
Cinza Scandium
Quase Completo
- Piloto de Atari
Levei meu carro ontem, fiquei dentro da oficina enchendo o saco do mecânico pra trocar a peça toda, mas não teve jeito... Eles disseram que o procedimento da Fiat é esse: primeiro colocam a arruela, depois se houver reclamação de novo, trocam a peça toda...
A arruela que colocam, não é bem uma gambiarra... Depois que colocam a peça fica igualzinha à original do modelo novo, por isso não me aborreci tanto. Mas se der problema de novo vou lá, já me disseram que trocam a peça toda!
A arruela que colocam, não é bem uma gambiarra... Depois que colocam a peça fica igualzinha à original do modelo novo, por isso não me aborreci tanto. Mas se der problema de novo vou lá, já me disseram que trocam a peça toda!
- Piloto de Atari
Tive o mesmo problema, a concessionaria Auto Zema me atendeu muito bem! Porem primeiro troquei a borboleta e depois o potenciometro, mesmo apos acabar a garantia o segundo citado a concessionaria trocou devido ja conhecer o problema que enfrentava antigo.
- Piloto de Atari
Meu punto (1.8 2008) Estava falhando muito a 3 meses já. Eu já sabia que era o potenciometro, mas como estava com pouco dinheiro para trocar algumas peças, não tinha ido a oficina. Fui até a concessionaria e o rapaz falou que tinha que trocar as velas, limpeza d bico bla bla bla. Fui numa mecanica de um conhecido, troquei as velas (já estavam na hora mesmo) e aproveitei e troquei minha correia dentada (que também estava na hora, 70000km). Quando voltei a concessionaria falei com outro mecanico. Ele simplesmente perguntou se eu já tinha trocado velas e etc. Eu falei que sim. ele perguntou tambem se eu jah havia feito a limpeza de TBI, tambem respondi que sim (havia feito tambem). Por fim ele só retirou o potenciometro, limpou novamente, verificou se estava bem encaixado (pois é um dispositivo eletrônico) e por fim ligou a central de meu carro numa central e zerou com os parâmetros de fábrica. Ficou NOVO em folha!
Resumindo, faça uma limpeza de TBI e do corpo de borboleta e potenciometro e depois zere a central. Este procedimento foi feito de graça na Fiat
Resumindo, faça uma limpeza de TBI e do corpo de borboleta e potenciometro e depois zere a central. Este procedimento foi feito de graça na Fiat
- Piloto de Atari
Meu carro Punto HLX 1.8 2008 começou a ter as mesmas falhas de aceleração, que não mantinha uma marcha lenta entre 2.000 e 3.000 giros, conforme relatado por outros usuários aqui do PuntoClube, já sabendo do problema depois de ter lido aqui e ter feito mais pesquisas pela internet, levei meu carro a concessionária Barigui aqui em Curitiba dia 15/06/2010(Estréia do Brasil na Copa).
Expliquei o problema ao atendente, eu disse que já sábia do defeito, pois tinha visto no PuntoClube, ele apenas perguntou como eram a falhas, relatei o que acontecia, e ele confirmou que seria esse mesmo o problema (do Potenciômetro) e me pediu 30 dias, pois alegou não ter a peça em estoque.
Ontem dia 29/06/2010 (14 dias depois), recebi uma ligação do atendente me avisado que já havia recebido peça.
Hoje dia 30/06/2010, fui cedo até a concessionária e em uma hora e meia, foi feita a substituição da peça, foi cobrada a mão de obra R$ 100,00, a peça não teve custo, eles falam que é “cortesia”.
Complementado, na última revisão, a mais ou menos 6 meses atrás tive um outro problema de aviso de porta aberta do porta-malas que aparecia insistente no painel, o mecânico da concessionária achou o problema que era no sensor interno da fechadura do porta-malas. A princípio eles queriam me cobrar pela peça e o serviço, “bati o pé” e falei que não, pois era “Vício de Fabricação”, depois de discutir eles abriram a tal da “campanha” interna e fizeram à substituição da fechadura alguns dias depois sem custo nenhum. Depois descobri aqui no PuntoClube que houve outros casos do mesmo defeito.
Expliquei o problema ao atendente, eu disse que já sábia do defeito, pois tinha visto no PuntoClube, ele apenas perguntou como eram a falhas, relatei o que acontecia, e ele confirmou que seria esse mesmo o problema (do Potenciômetro) e me pediu 30 dias, pois alegou não ter a peça em estoque.
Ontem dia 29/06/2010 (14 dias depois), recebi uma ligação do atendente me avisado que já havia recebido peça.
Hoje dia 30/06/2010, fui cedo até a concessionária e em uma hora e meia, foi feita a substituição da peça, foi cobrada a mão de obra R$ 100,00, a peça não teve custo, eles falam que é “cortesia”.
Complementado, na última revisão, a mais ou menos 6 meses atrás tive um outro problema de aviso de porta aberta do porta-malas que aparecia insistente no painel, o mecânico da concessionária achou o problema que era no sensor interno da fechadura do porta-malas. A princípio eles queriam me cobrar pela peça e o serviço, “bati o pé” e falei que não, pois era “Vício de Fabricação”, depois de discutir eles abriram a tal da “campanha” interna e fizeram à substituição da fechadura alguns dias depois sem custo nenhum. Depois descobri aqui no PuntoClube que houve outros casos do mesmo defeito.
- Piloto de Atari
Meu punto começou com esse problema, levei na concessinária, limparam os bicos e trocaram o filtro de combustível, resolveu por um tempo, mas voltou o problema, levei novamente, aí vieram com o relato de que o potenciometro estava com problema, estava com dúvidas, mas vendo todos esses relatos estou crente de que realmente é essa peça, pedi a mesma já que não tinha, agora vamos aguardar.
- Piloto de Atari
Sou proprietário de um Punto Sporting 1.8 e venho sofrendo com esse mesmo problema de vocês.
Como meu veículo não estava na garantia levei ao meu mecânico particular que realizou troca das velas. O problema voltou um mês após o procedimento então resolvi levar à FIAT daqui de Volta Redonda-RJ.
Expliquei todo o meu problema e os mesmos alegaram que era defeito no potenciômetro e me cobraram R$400,00 pela troca do mesmo. Autorizei a troca.
Após algumas horas recebo nova ligação da Concessionária onde o mecânico responsável queria falar comigo. No telefone ele havia me dito se eu levara meu veículo a outro mecânico e eu afirmei que sim. Ele então me informou que o potenciômetro havia sido soldado no corpo de borboleta e que não seria possível efetuar a troca apenas do potenciômetro alegando que seria necessário trocar todo o kit potênciômetro + corpo de borboleta e que esse kit custaria R1.006,00 mais caro, totalizando R$1.600,00 com a mão de obra. Fui informado pelo mecânico que eles possuiam 1 peça no estoque e que faria a troca no mesmo dia pois o outro veículo que estava para receber essa peça realizaria um serviço de pintura e ficaria na concessionária por mais tempo.
Fiquei horrorizado e pesquisei sobre o assunto na internet e descobri que esse erro é comum nos motoros 1.8 da FIAT. Liguei para o 0800 da FIAT e o mesmo entrou em contato com a concessionária para relatar o problema e que eu receberia uma ligação deles. Estou aguardando o retorno da concessionária, mas me recuso a pagar R$1600,00 por um problema que não é meu.
Vamos ver como será o desfecho dessa história... mas lutarei até o amargo fim pelos meus direitos.
Como meu veículo não estava na garantia levei ao meu mecânico particular que realizou troca das velas. O problema voltou um mês após o procedimento então resolvi levar à FIAT daqui de Volta Redonda-RJ.
Expliquei todo o meu problema e os mesmos alegaram que era defeito no potenciômetro e me cobraram R$400,00 pela troca do mesmo. Autorizei a troca.
Após algumas horas recebo nova ligação da Concessionária onde o mecânico responsável queria falar comigo. No telefone ele havia me dito se eu levara meu veículo a outro mecânico e eu afirmei que sim. Ele então me informou que o potenciômetro havia sido soldado no corpo de borboleta e que não seria possível efetuar a troca apenas do potenciômetro alegando que seria necessário trocar todo o kit potênciômetro + corpo de borboleta e que esse kit custaria R1.006,00 mais caro, totalizando R$1.600,00 com a mão de obra. Fui informado pelo mecânico que eles possuiam 1 peça no estoque e que faria a troca no mesmo dia pois o outro veículo que estava para receber essa peça realizaria um serviço de pintura e ficaria na concessionária por mais tempo.
Fiquei horrorizado e pesquisei sobre o assunto na internet e descobri que esse erro é comum nos motoros 1.8 da FIAT. Liguei para o 0800 da FIAT e o mesmo entrou em contato com a concessionária para relatar o problema e que eu receberia uma ligação deles. Estou aguardando o retorno da concessionária, mas me recuso a pagar R$1600,00 por um problema que não é meu.
Vamos ver como será o desfecho dessa história... mas lutarei até o amargo fim pelos meus direitos.
- Piloto de Atari