[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por otavio456 » Seg Ago 25, 2014 10:16 am

Bom dia pessoal,

Segue abaixo a resposta do Giba Escapes:

Bom dia,

O ganho é entre 8 à 10cv e não perde força em baixa, ok?

Att.,
EQUIPE GIBA


Mesmo se o ganho não for tão alto assim, estou pensando em agendar o serviço com eles mais pra frente e postarei resultados da mudança aqui no fórum.

Abraços
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por bOiv8 » Seg Ago 25, 2014 10:18 pm

Obrigado por compartilhar essas informaçoes otavio.

Se fizer nao deixe de nos contar se notou alguma diferença
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por qsboy » Ter Ago 26, 2014 10:48 am

Compraria esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... orting-_JM

Colocaria esse aqui também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pf3600-_JM

Faria um Remap tipo esse:
http://www.potenchip.com.br/videos/deta ... _dyno.html

Aí sim acho que daria uns 10 cv no máximo.
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por otavio456 » Ter Ago 26, 2014 11:58 am

qsboy escreveu:Compraria esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... orting-_JM

Colocaria esse aqui também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pf3600-_JM

Faria um Remap tipo esse:
http://www.potenchip.com.br/videos/deta ... _dyno.html

Aí sim acho que daria uns 10 cv no máximo.


Obrigado pelas recomendações qsboy!

Quanto ao coletor, acredito que seja igual ao que o Giba Escapes irá fazer, dimensionado 4x2x1 porém com flexível de malha + tubos do escape em 2"c/ 2 abafadores absorsivos em aço carbono. O filtro de ar, colocarei o K&N mesmo, pois acredito que seja um dos melhores no mercado.

Queria fazer o remap também, vi excelentes relatos sobre a Nascar Chips aqui de São Paulo, mas ainda fico meio "desconfiado" sobre esses chips de potencia, pois li muitas matérias e entrevistas de engenheiros mecânicos que afirmam a ineficiência desses chips.

De qualquer forma, irei passar o carro original no dinamômetro da Dynojet e depois das modificações, retornarei no mesmo dinamômetro para verificar se houve algum ganho significativo. Pois como nós sabemos, as oficinas que fazem as modificações nos carros tem aquele botão "cliente feliz" em seus dinamômetros (:D), portanto prefiro passar no dinamômetro da Dynojet que não irá mexer nada no meu carro.

Abraços
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por qsboy » Ter Ago 26, 2014 2:21 pm

Espero resposta pois temos o carro com a mesma mecânica.

Bom trabalho no carro.

Abraços
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por otavio456 » Ter Ago 26, 2014 7:59 pm

Obrigado cara!

Assim que eu fizer as modificacoes, eu posto aqui neste topico.

Abracos
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por FábioGattoSSA » Sex Set 26, 2014 6:56 pm

otavio456 escreveu:
qsboy escreveu:Compraria esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... orting-_JM

Colocaria esse aqui também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pf3600-_JM

Faria um Remap tipo esse:
http://www.potenchip.com.br/videos/deta ... _dyno.html

Aí sim acho que daria uns 10 cv no máximo.


Obrigado pelas recomendações qsboy!

Quanto ao coletor, acredito que seja igual ao que o Giba Escapes irá fazer, dimensionado 4x2x1 porém com flexível de malha + tubos do escape em 2"c/ 2 abafadores absorsivos em aço carbono. O filtro de ar, colocarei o K&N mesmo, pois acredito que seja um dos melhores no mercado.

Queria fazer o remap também, vi excelentes relatos sobre a Nascar Chips aqui de São Paulo, mas ainda fico meio "desconfiado" sobre esses chips de potencia, pois li muitas matérias e entrevistas de engenheiros mecânicos que afirmam a ineficiência desses chips.

De qualquer forma, irei passar o carro original no dinamômetro da Dynojet e depois das modificações, retornarei no mesmo dinamômetro para verificar se houve algum ganho significativo. Pois como nós sabemos, as oficinas que fazem as modificações nos carros tem aquele botão "cliente feliz" em seus dinamômetros (:D), portanto prefiro passar no dinamômetro da Dynojet que não irá mexer nada no meu carro.

Abraços



otavio456, tem certeza que o diametro da tubulação do escape do punto sporting 1.8 16v e-torq são de 2" duas pol. ? não é de 2.1/2" não ???
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por Ricardogpn » Qua Out 01, 2014 6:29 pm

Ae galera, tenho uma Strada Sporting 1.8 E torq, pela falta de forúm específico me cadastrei nesse..

Passei no dino original: 133cv
+Filtro race crome: 136cv
+S/ ultimo abafador: 138cv
(+1cv só de tirar o último abafador hehe)

Depois fiz coletor 4x2x1 e escape completo no Paulinho Escapes, em Santo André, R$ 1000,00. O trabalho do coletor ficou muito bom, como pedi! ficou muito bem montado, impressionante pelo preço que cobra. Em corte de giro da pipoco q é uma beleza!! Conselho, se for fazer lá leve uma ponteira legal pq ele não tem
Não passei no Dino, mas é nítido a melhora de média e alta!

Fiz alívio de Volante, tirei cerca de 1 kg! Com escape e volante aliviado o motor ficou bem mais rápido, da pra fazer punta taco agra hehe

Pneus 205/45 R16 Yokoham A.Drive R1 ta fazendo curva pa #@%&!!

Agora ta encostado na oficina pra fazer cabeçote e remap

Assim que ficar pronto posto vídeo
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por Rook » Qua Out 22, 2014 1:21 pm

Galera, já li o tópico inteiro e li muitos relatos interessantes, bom, tenho um Linea 2013 e-torq manual e também busco melhorar a eficiência deste motor devido ao enorme peso que este carro tem de 1.310kg que mata a sua relação peso x potência.

Visando algumas restrições como SEGURO e Garantia, tenho em mente modificações mais específicas como comando de válvulas, um bom trabalho no cabeçote, SIAF para captar um ar mais frio, manta no escapamento e ajuste eletrônico...
Porém só achei o Carlini que fez comando para este motor, mas quem instalou não sei se não teve acerto correto ou o que foi que ocorreu, mas o carro perdeu muito torque em baixa, o que para mim é inadmissível pois tenho outro carro, um Voyage 1995 4 portas prata completo que possui diversas modificações inclusive um comando 272° crane assimétrico com tuchos hidráulicos que teve um ganho considerável de torque dentro da mesma faixa de rotação original, claro, com o devido acerto na injeção que aceitou na boa o comando, lenta perfeita e tudo mais.
Enfim, os antigos tritec tinham comando alternativo para instalar? Alguém conhece ou sabe se são compatíveis?
Quem tem o contato dos fpt de 160cv não consegue esse tipo de informação?

Imagino que são os passos básicos para ser melhorado sem comprometer a durabilidade e segurança de um carro do dia a dia.
Lembrando que é um carro que só foi alimentado com gasolina pódium até então com seus 23.500km, passei a usar militec no motor depois dos 15.000km (depois de amaciar bem).
Atualmente faz média REAL (calculado) de 10,78 km/l. Agora no verão vou começar a utilizar apenas álcool para verificar quanto irá fazer.
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

por Rook » Sex Out 24, 2014 1:38 pm

Alguém já viu este site?
http://www.waymotorworks.com/way-custom ... ished.html

Mandei um e-mail para eles mas ainda não responderam.
Eles tem comando, polias, pistões (1.6), bielas, só falta achar uma admissão e compressor desses motores R50, R52 e R53!
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