CONSUMO punto 1.4

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: CONSUMO punto 1.4

por Takinarios » Sex Abr 23, 2010 8:54 pm

bcam86 escreveu:poxa :(

Acabei de comprar o meu Punto ELX 1.4 Creative 1, tem 1 mês só... 350km rodados, e a média do primeiro tanque inteiro de gasolina foi de 6.7km/L...
A média agora do segundo tanque de gasolina já começou, e está uns 8.2km/L....

Ando na maioria do tempo com ar condicionado.. as vezes sem..

Será que é pq eu ando pisando mt ? :?

Provavelmente :P
Velha Guarda
Velha Guarda

por JRFabbi » Sex Abr 23, 2010 9:26 pm

Acabei de comprar o meu Punto ELX 1.4 Creative 1, tem 1 mês só... 350km rodados, e a média do primeiro tanque inteiro de gasolina foi de 6.7km/L...

8.2km/l na gasolina?
Essa é quase a média do meu T-Jet e isso quando ando meio rápido, tranquilo chega a fazer 9km/l fácil e em estrada até 11km/l. :shock:
Imagem
Saiu da concessionária com: Skydome | Ar-Digital | Alarme original | Insulfilm G20
Atual: Skydome automático | Farol projetor Angel-Eyes | Regulagem elétrica para farol
Próximos Ups: SMS para WinMo
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Marlus » Sáb Abr 24, 2010 11:31 pm

pessoal, me ajudem, o meu punto tem 2000 km rodados, mas faz 8km/l (gasolina), na cidade. e é pq eu só ligo o ar às vezes quando o calor tá grande. não sei o q eu faço. eu acho isso um absurdo!!
me digam dicas de como fazer com q ele economize, pq pra mim isso não é normal. tem gente dizedno q ele faz 14!! como é q pode??
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Fofa Charmosa » Sáb Abr 24, 2010 11:37 pm

O meu tá fazendo em torno de 11.5 na gasolina e com o ar ligado.
Imagem Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por bcam86 » Dom Abr 25, 2010 7:04 pm

opa!!
o meu (como citei acima) que fazia 6.7km/l na cidade, esse fds me surpreendeu!

Fiz uma viagem p/ canoa quebrada (Ceará) este fim de semana, e fui com ar, algumas pisadas, mas a maior parte do tempo a uns 110km/h.
O resultado foi: 12km/l (com ar na estrada - usando gasolina, tanque cheio e duas pessoas no carro)

Achei bom demais pois estava já preocupado. Eu presumo que a média do meu carro estava tão ruim pq andei pisando mt (já que havia acabado de comprar o carro e estava no primeiro tanque de gasosa ainda)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Kronno » Seg Abr 26, 2010 4:32 pm

Takinarios escreveu:

Uma coisa posso te garantir... eu tava andando igual uma B.I-XA com o pé levinho.. comecei a ficar estressado com a média ridícula de 6,7 na gasolina (1.4 fire) e andei dando umas socadas no pé.. não exageradamente.. mais diminui a frescura... sabe qual o resultado ? A média ta a mesma... fora momentos que ela melhorou até 0.3 pontos ( mais econômico) quando pisei mais...e o trajeto é EXTAMANETE O MESMO! Da pra entender ?? Ou o PC de bordo ta doido ou eu que to vendo o negocio de cabeça pra baixo.
Outra coisa pra galera que usa o CUTOFF: Me explica uma coisa: Como um motor em 3ª Marcha sem o pé no acelerador (indo no suposto cutoff) a quase 60 Km por hora descendo uma ladeira bem inclinada com o motor quase pulando pra fora do carro por causa da força do peso do carro empurrando o giro pra cima, pode fazer o computador ir marcando no consumo instantâneo gradativamente (17/1...25/1...37/1............ 50/1???????) O motor ta explodindo como ????? Com a gasolina do reservatório de partida a frio??? Que motor se mantem com uma alimentação minúscula dessa em alto giro??? Que engenharia milagrosa é essa? Nem na banguela, com o motor completamente solto e sem aceleração faz isso no PC de bordo, não passa de 20/1 (pelo menos o meu).
Minha conclusão é: Como o consumo médio é calculado em cima de todo consumo instantâneo do percurso dividido pela kilometragem tb naquele percurso ( se não me engano é assim)... Quando esse CUTOFF vai la em 50/1 o resultado do calculo vai ser qual??? Um melhor rendimento pelo fato de la no meio da medição ter uma série de 50/1...40/1...60/1...10000/1 (rsrs) o que eleva a média, e é isso que quem inventou esse negocio quer... que a gente ache que o carro que não ta fazendo mais de 8/1 esteja fazendo 10,11 resultado desse “macetinho”.

Eu posso ta completamente equivocado e falando besteira... ou meu carro com 660 Km rodado pode ta doidão, mais se alguém tiver uma explicação pros fatos acima, eu vou adorar saber... porque até então, eu to achando que esse negocio de cutoff é pura enganação.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bauken » Seg Abr 26, 2010 4:58 pm

Kronno, o Cutoff é um modo de operação do motor onde a IE corta completamente o fornecimento de combustível do motor, ou seja, se vc estiver descendo uma ladeira sem pisar no acelerador a 2000RPM ou a 6000RPM, o fornecimento de combustível é o mesmo! Zero! O CB do Punto nessas situações marca 50/l, pois esse é o máximo que ele marca. A escala dele fica entre 4/l e 50/l.

Quando vc está descendo uma ladeira com o câmbio desengrenado(banguela), a IE fornece combustível para o motor girar a +-900RPM. Sendo assim, o carro andando desengrenado gasta mais que em Cutoff. Nessas situações o CB pode marcar qualquer valor entre 4/l e 50/l, dependendo da velocidade em que o carro se encontra.

A média de consumo leva em consideração os períodos de Cutoff sim, pois o carro percorreu alguma distância sem gastar combustível! Não é macete, é tecnologia! hehehe Inclusive eu já calculei manualmente a média do meu, e sempre fica muito próxima da média do CB! A diferença que dá pode ser pq nem sempre o frentista enche o tanque até o mesmo ponto.

Abraço!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Kronno » Seg Abr 26, 2010 5:12 pm

bauken escreveu:Kronno, o Cutoff é um modo de operação do motor onde a IE corta completamente o fornecimento de combustível do motor, ou seja, se vc estiver descendo uma ladeira sem pisar no acelerador a 2000RPM ou a 6000RPM, o fornecimento de combustível é o mesmo! Zero! O CB do Punto nessas situações marca 50/l, pois esse é o máximo que ele marca. A escala dele fica entre 4/l e 50/l.

Quando vc está descendo uma ladeira com o câmbio desengrenado(banguela), a IE fornece combustível para o motor girar a +-900RPM. Sendo assim, o carro andando desengrenado gasta mais que em Cutoff. Nessas situações o CB pode marcar qualquer valor entre 4/l e 50/l, dependendo da velocidade em que o carro se encontra.

A média de consumo leva em consideração os períodos de Cutoff sim, pois o carro percorreu alguma distância sem gastar combustível! Não é macete, é tecnologia! hehehe Inclusive eu já calculei manualmente a média do meu, e sempre fica muito próxima da média do CB! A diferença que dá pode ser pq nem sempre o frentista enche o tanque até o mesmo ponto.

Abraço!

Sim.. tudo bem.. concordo, mais me explica como um motor fica aceso sem alimentação nenhuma de combustivel? combustivel zero? Só nas velas ? rsrs... isso que nao me entra na cabeça! rsrs
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por thales_sr » Qui Abr 29, 2010 11:13 am

Sim.. tudo bem.. concordo, mais me explica como um motor fica aceso sem alimentação nenhuma de combustivel? combustivel zero? Só nas velas ? rsrs... isso que nao me entra na cabeça! rsrs

Motor não é fogão... Ele não fica aceso... Ele GIRA.

Simples assim... Quando tem algo pra fazer ele girar (a inércia do carro), a injeção não injeta nada, a força faz o percurso inverso: ao invés de o motor girar as rodas, são as rodas que giram o motor.
À medida que vai chegando perto da rotação de marcha lenta (uns 900 rpm), a central começa a injetar combustível pra o motor não parar de girar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Kronno » Qui Abr 29, 2010 12:43 pm

thales_sr escreveu:

Motor não é fogão... Ele não fica aceso... Ele GIRA.

Simples assim... Quando tem algo pra fazer ele girar (a inércia do carro), a injeção não injeta nada, a força faz o percurso inverso: ao invés de o motor girar as rodas, são as rodas que giram o motor.
À medida que vai chegando perto da rotação de marcha lenta (uns 900 rpm), a central começa a injetar combustível pra o motor não parar de girar.

OK, Apesar de achar a parte do fogão completamente desnecessária.
Sou leigo, não sou burro, e usei o termo “ACESO” pra indicar “ATIVIDADE NO MOTOR” e não a possibilidade de aproveitar o motor do meu carro pra fazer uma feijoada.

Mesmo assim não posso deixar de agradecer a explicação técnica, que foi muito bem vinda.

Obrigado

Abrsç
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo