Passagem de Marcha Ruidosa
Re: Passagem de Marcha Ruidosa
Adailson escreveu:... " MÁS PARA LUBRIFICAÇÃO DO SUPORTE DO CÂMBIO NÃO É NECESSÁRIO TANTOS HENG HENG OU HONG HONG... BASTA LUBRIFICAR AS ARTICULAÇÕES COM GRAXA À BASE DE LÍTIO, SÓ ISSO."MÁS ISSO AI MOSTRA COMO O PESSOAL DESTE FÓRUM É INTERESSADO E INTELIGENTE.
valeu mesmo, é isso ai amigão!
Amigo, não sou profissional da área e em momento algum vou de encontro a idéia do seu post.
Procuro, assim como você, prestar minha contribuição ao fórum..corroborando a dica.
BART escreveu:Hj fui la no auto centro da FIAT(automax) e o cara estava sem graxa...será? Daí passou um desemgripante, acho q WD40 sei la...e disse q era melhor do que graxa, será?
hehehehehe
Mas que de fato melhorou um pouco mesmo!!!
Desengripante (WD´s 40 da vida) pode até ser melhor, mas é paleativo ....acaba dissipando.
A graxa por outro lado, como o Adailson já havia mencionado, forma uma película.
socket escreveu:Puts...
Beto foi atrás da coisa mesmo...![]()
Pois é socket, fui porque não me convenço de que um carro do valor do Punto tenha um câmbio com trocas como essas.
Se depender da Fiat não melhora....então corro eu atrás.
socket escreveu:Então vc já se deu por convencido de que poderá usar essa SKF?
Ainda não.
Falei com um representante da SKF no sábado e ele não tinha ouvido falar desse tipo de utilização ainda.
Ficou de levantar a informação e retornar.
Fui na Florença e falei com o Chefe de oficina, ele me disse que não usa essa graxa, mas não sabe dizer se tem problema utilizá-la.
Ficou de retornar (...claro que vai!)
Explico o porquê do meu receio:
O que achei relativo à graxa de rolamento e câmbio (ou trambulador) vem associado a desgaste prematuro de peças plásticas e borrachas.
Importante mencionar que se refere a carros da GM....como não sei sobre a composição do conjunto utilizado pela Fiat, não posso afirmar que aconteça o mesmo no Punto.

Segue os links que achei no VectraClube:
http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... &sk=t&sd=a
http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... &sk=t&sd=a
Não questiono aqui se a dica melhora ou não o funcionamento do câmbio...
Minha preocupação é futuras dores de cabeça.
[]´s
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
Bem que eu não falei besteira...
Pelo comentário do usuário aí... pode-se usar vaselina em pasta para lubrificar algumas coisas (não propriamente o cambio)...
Realmente Beto, com um relato desses é de se preocupar...
Vou aguardar o posicionamento do funcionário da SKF...
Pelo comentário do usuário aí... pode-se usar vaselina em pasta para lubrificar algumas coisas (não propriamente o cambio)...
Realmente Beto, com um relato desses é de se preocupar...
Vou aguardar o posicionamento do funcionário da SKF...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
o povo da concessionaria sempre usa desengripante, graxa nunca vi. É melhor passar desenngripante de tempo em tempo do que passar graxa uma vez e daqui certo tempo piorar, já que tem relatos de problemas com uso de graxas.
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
socket escreveu:Bem que eu não falei besteira...
Pelo comentário do usuário aí... pode-se usar vaselina em pasta para lubrificar algumas coisas (não propriamente o cambio)...
Realmente Beto, com um relato desses é de se preocupar...
Vou aguardar o posicionamento do funcionário da SKF...
Recebi o retorno da distribuidora de lubrificantes da Barigui veículos.
Não tem problema nenhum se na área indicada pelas setas não tiver borracha, porque se tiver é problema.

O detalhe não está no sabão de lítio nem no bissulfeto de molibdênio...mas sim no óleo base da graxa.
Se for óleo mineral, este reage com a borracha.
O certo seria a graxa de silicone, quimicamente inerte.
[]´s
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
valmir escreveu:não tinha visto esse tópico ainda, mas muito boa a idéia de tentar melhorar esse câmbio
eu qdo comecri a usar o punto, confesso q sofri um pouco com a 3ª, mas acho q com o tempo peguei o jeito![]()
(qdo eu tinha meu 147, sofri no começo com a 2ª, depois peguei o jeito)
mas ainda hj, as vzs dou uma 'errada' na 3ª, e se esse lance da graxa aí melhorar, vou acabar usando tbm!
e qto aos desengripantes, creio q são uma medida paliativa, resolvem por um curto período, depois...
o meu tb e a terceira que dá uma arranhada.
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
Muito bom esse tópico .. posso dizer que só tenho duas coisas a reclamar do carro ...
A tal terceira marcha e a direção que em baixas rotações fica rangendo ...
Abs
A tal terceira marcha e a direção que em baixas rotações fica rangendo ...
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
Pesquisei um pouco mais e descobri as seguintes opções:
Marca Molykote, concorrente da Kluber (ambas alemãs e muito conceituadas):
As de óleo de silicone:
- DC 33 Medium (NLGI 2) e
- DC 44 Medium (NLGI 3)....R$ 170,00 / 150g ....
!!!!

E uma opção com óleo semi-sintético:
- PG 75.
Falei direto com o representante da marca.
Para a utilização em câmbio e trambulador ele me disse que tanto faz a DC 33 como a PG 75, então comprei um pouco dessa PG 75 (mais em conta).
De todas, foi a que teve mais atributos relacionados a finalidade de uso.
A Volvo utiliza essa graxa na linha de montagem.
A graxa que as concessionárias Fiat usam não é a MRM-2 (azul), esta é utilizada somente no Linea e Stilo Dualogic.
O chefe de oficina justifica que o Dualogic precisa de engates mais "macios"...
...(fiquei quieto porque tava pendidno um pouco da graxa)
Me deram um pouco da Zeta 2(branca), a base de zinco, que é a que eles usam nos demais carros (Palios, Puntos e demais)

O detalhe é que essa graxa é a mesma que usam nas portas e demais dobradiças.
Depois dessa.... achei melhor não!
Optei fugir do óleo mineral (Tutela) e do preço do óleo de silicone (que é quase impossível de achar
) e resolvi ir de Molykote semi-sintético.

Limpei bem com algumas espumas (ou esponjas, socket, caso prefira
).
Depois de removida a graxa antiga (quase tudo)... nova graxa, sem exageros.


Gostei do resultado, reduziu o barulho do câmbio, além de ter deixado bem mais suave.
Deu trabalho, mas no meu caso, que o câmbio tava ruim....melhorou bastante.
Quase lembra o meu antigo Polo, sem exageros.
PS: Não faz milagres com o buraco da 3ª !!
[]´s
Marca Molykote, concorrente da Kluber (ambas alemãs e muito conceituadas):
As de óleo de silicone:
- DC 33 Medium (NLGI 2) e
- DC 44 Medium (NLGI 3)....R$ 170,00 / 150g ....


E uma opção com óleo semi-sintético:
- PG 75.
Falei direto com o representante da marca.
Para a utilização em câmbio e trambulador ele me disse que tanto faz a DC 33 como a PG 75, então comprei um pouco dessa PG 75 (mais em conta).
De todas, foi a que teve mais atributos relacionados a finalidade de uso.
A Volvo utiliza essa graxa na linha de montagem.
A graxa que as concessionárias Fiat usam não é a MRM-2 (azul), esta é utilizada somente no Linea e Stilo Dualogic.
O chefe de oficina justifica que o Dualogic precisa de engates mais "macios"...

Me deram um pouco da Zeta 2(branca), a base de zinco, que é a que eles usam nos demais carros (Palios, Puntos e demais)

O detalhe é que essa graxa é a mesma que usam nas portas e demais dobradiças.
Depois dessa.... achei melhor não!
Optei fugir do óleo mineral (Tutela) e do preço do óleo de silicone (que é quase impossível de achar


Limpei bem com algumas espumas (ou esponjas, socket, caso prefira

Depois de removida a graxa antiga (quase tudo)... nova graxa, sem exageros.


Gostei do resultado, reduziu o barulho do câmbio, além de ter deixado bem mais suave.
Deu trabalho, mas no meu caso, que o câmbio tava ruim....melhorou bastante.
Quase lembra o meu antigo Polo, sem exageros.
PS: Não faz milagres com o buraco da 3ª !!
[]´s
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
Hoje, após ler esse tópico, removi a coifa do meu câmbio e notei que no caso do meu não possui nenhum tipo de graxa, nem nada .. passei o dedo e está seco seco ..
Agora estou vendo qual produto irei comprar para passar ali e ver se dá uma melhorada ...
Beto ..
Onde achou e quanto pagou na PG 75 ???
Abração
Agora estou vendo qual produto irei comprar para passar ali e ver se dá uma melhorada ...
Beto ..
Onde achou e quanto pagou na PG 75 ???
Abração
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
peacewarrior escreveu:Hoje, após ler esse tópico, removi a coifa do meu câmbio e notei que no caso do meu não possui nenhum tipo de graxa, nem nada .. passei o dedo e está seco seco ..
Agora estou vendo qual produto irei comprar para passar ali e ver se dá uma melhorada ...
Beto ..
Onde achou e quanto pagou na PG 75 ???
Abração
Quanto tempo tem seu carro?
Não era para estar seco não....
Acho que para SP você pode encontrar nesta:
http://www.lubrificantes-sp.com/
Se não achar ligue na distribuidora (somente pessoa jurídica) e pergunte onde:
http://www.lubrificantes.net/mol-001.htm
(11) 4191-4584
Te adianto que se não tiverem, pedem pelo menos 7 dias para enviar, nada do outro mundo....
É difícil de achar essas graxas, porque não tem muita saída (pelo precinho dá pra entender).
A minha dica é que você tente conseguir uma amostra...eles quase sempre tem.
[]´s
Editado pela última vez por Beto em Qua Fev 18, 2009 9:00 am, em um total de 1 vez.
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Re: Passagem de Marcha Ruidosa
ELX 1.4 comprado em agosto do ano passado
Valeu pelas dicas
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