Rodas 15 pneus 195 50 p/ 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Re: Trocar 15" 195 60 por 15" 195 50 - DesempenhoXConsumo no 1.4
Eis a questão, estética versus dirigibilidade.
O carro mudou o comportamento, principalmente no que diz respeito ao pique no trânsito e conseguir manter os 100 km/h na estrada sem ter de ficar colocando 4ª marcha em qualquer desnível.
Que o 1.4 não iria andar como um 1.8 isso já era esperado, porém um mínimo de motor tem de ter. No estado original estava empatando (e suspeito que perdendo) com um 1.0.
Belo Antônio ou Patinho Feio enfezado, eis a questão...
O carro mudou o comportamento, principalmente no que diz respeito ao pique no trânsito e conseguir manter os 100 km/h na estrada sem ter de ficar colocando 4ª marcha em qualquer desnível.
Que o 1.4 não iria andar como um 1.8 isso já era esperado, porém um mínimo de motor tem de ter. No estado original estava empatando (e suspeito que perdendo) com um 1.0.
Belo Antônio ou Patinho Feio enfezado, eis a questão...
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Re: Trocar 15" 195 60 por 15" 195 50 - DesempenhoXConsumo no 1.4
E se rebaixar, o visual nao melhora um pouco?
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Re: Trocar 15" 195 60 por 15" 195 50 - DesempenhoXConsumo no 1.4
mkk escreveu:E se rebaixar, o visual nao melhora um pouco?
Se rebaixar um pouco, vai ficar como original e se rebaixar muito, o carro vai arrastar no chão.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: Rodas 15 pneus 195 p/ o 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
ô bicho não to ficando doido não né? li muito rapidamente seu tópico e o q entendi é q vc quer colocar aro 14? Não né, eu que viajei...
Com 17 não percebi diferença de consumo o q percebi foram os barulhos internos, que aumentaram muito devido o carro ficar mais duro!
Com 17 não percebi diferença de consumo o q percebi foram os barulhos internos, que aumentaram muito devido o carro ficar mais duro!

- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Rodas 15 pneus 195 p/ o 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Não, os aros continuam 15, porém os pneus estão 195 50 para testar como muda o desempenho do bichinho.
Não vou trocar para 14, mas considero que a medida ideal para o 1.4 seria 14" 185 60 do ponto de vista economiaxdesempenho, pelo menos para a relação de marchas que a Fiat está usando no 1.4 Fire. Porém iria ficar estranho, pra dizer o mínimo.
Na europa o Punto 1.4 vem com 15" 175/65.
A largura extra do 195 aqui é um dos pontos que ajuda a amarrar o 1.4 fire.
Quem tem 1.8 não precisa se preocupar, o torque do motor cobre essa diferença.
Não vou trocar para 14, mas considero que a medida ideal para o 1.4 seria 14" 185 60 do ponto de vista economiaxdesempenho, pelo menos para a relação de marchas que a Fiat está usando no 1.4 Fire. Porém iria ficar estranho, pra dizer o mínimo.
Na europa o Punto 1.4 vem com 15" 175/65.
A largura extra do 195 aqui é um dos pontos que ajuda a amarrar o 1.4 fire.
Quem tem 1.8 não precisa se preocupar, o torque do motor cobre essa diferença.
Editado pela última vez por csm1970 em Sex Set 26, 2008 9:18 pm, em um total de 1 vez.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Re: Rodas 15 pneus 195 p/ o 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Eu sinceramente não senti tanta diferença quando saí das 15" pra 17"...
E depois qdo andei 1 dia de 14" após ter as 17"...
Mas enfim...
E depois qdo andei 1 dia de 14" após ter as 17"...
Mas enfim...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
Re: Rodas 15 pneus 195 p/ o 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Pois é, felling é difícil de mensurar.
O ideal seria colocar 3 1.4 para comparar. Um com o 15 195 50, um original e um com aro 17.
Ressalto que senti diferença na dirigibilidade, não no desempenho, ou seja, não andou mais por causa dos pneus perfil 50, apenas ficou mais gostoso de dirigir por ter ficado mais esperto, sem ter de esticar tanto as marchas para fazer o carro andar.
De repente é o estilo de dirigir. Eu saí de um 1.8, então não tinha o hábito de puxar as marchas até o fim pra trocar e buscar o torque do motor na alta. A encurtada no câmbio (por menor que seja) que a alteração do pneu para perfil 50 de repente trouxe o comportamento do carro mais para o estilo que eu estava acostumado.
Pra quem já está acostumado ao comportamento do 1.4, talvez a diferença não seja tão perceptível.
O ideal seria colocar 3 1.4 para comparar. Um com o 15 195 50, um original e um com aro 17.
Ressalto que senti diferença na dirigibilidade, não no desempenho, ou seja, não andou mais por causa dos pneus perfil 50, apenas ficou mais gostoso de dirigir por ter ficado mais esperto, sem ter de esticar tanto as marchas para fazer o carro andar.
De repente é o estilo de dirigir. Eu saí de um 1.8, então não tinha o hábito de puxar as marchas até o fim pra trocar e buscar o torque do motor na alta. A encurtada no câmbio (por menor que seja) que a alteração do pneu para perfil 50 de repente trouxe o comportamento do carro mais para o estilo que eu estava acostumado.
Pra quem já está acostumado ao comportamento do 1.4, talvez a diferença não seja tão perceptível.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Re: Rodas 15 pneus 195 p/ o 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Novo teste de consumo com álcool, com a combinação 15" 195 50, porém abaixo de forte chuva em alguns trechos e com a pista molhada o tempo todo, andando a 100/110 km/h.
CB: 9,2 km/l
Bomba x trecho percorrido: 10,45 km/l
VM: 88 km/h
No teste anterior, no mesmo trecho, usando álcool e fazendo a mesma média 100/110 km/h, porém com o tempo seco.
CB 9,2 km/h
Bomba x trecho percorrido: 10,60 km/l
Fez praticamente a mesma média no molhado com 15" 195 50 que com 15" 195 60 (originais) no seco.
Fica uma pergunta:
Dirigir com chuva aumenta o consumo de combustível?
CB: 9,2 km/l
Bomba x trecho percorrido: 10,45 km/l
VM: 88 km/h
No teste anterior, no mesmo trecho, usando álcool e fazendo a mesma média 100/110 km/h, porém com o tempo seco.
CB 9,2 km/h
Bomba x trecho percorrido: 10,60 km/l
Fez praticamente a mesma média no molhado com 15" 195 50 que com 15" 195 60 (originais) no seco.
Fica uma pergunta:
Dirigir com chuva aumenta o consumo de combustível?
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Re: Rodas 15 pneus 195 50 p/ 1.4 - EstéticaXEconomiaXDesempenho
Novos números
Teste na estrada, com a combinação 15" 195 50, andando a 100/110 km/h.
CB: 10,3 km/l multiplicando por 0,93 para descontar a alteração no diâmetro das rodas+pneus = 9,57 km/l
Bomba x trecho percorrido: 11,8 km/l multiplicando por 0,93 para descontar a alteração no diâmetro das rodas+pneus = 10,97 km/l
VM: 86 km/h
No teste anterior, no mesmo trecho, usando álcool e fazendo a mesma média 100/110 km/h, com os pneus e rodas originais.
CB: 9,2 km/h
Bomba x trecho percorrido: 10,60 km/l
VM: Não anotada, porém a tocada foi a mesma
Uma melhora de 4% no consumo, pequena, porém significativa, pois indica que o carro rodou mais solto.
Somando com a melhora no comportamento do carro no trânsito, ficando mais esperto e gostoso de dirigir, cumpre o objetivo do teste.
Conclusão final:
Alterar o pneu original de perfil 60 para perfil 50 (mantendo o aro 15") deixa o carro mais esperto sem aumentar o consumo de combustível estrada/cidade (pelo contrário, mostrando uma tendência de melhora no consumo).
Agora para realmente tirar a prova do comportamento do carro, só fazendo a prova com um 1.4 equipado com rodas e pneus originais de outro dono para um comparativo.
No meu o conjunto 15" 195 50 permanece. Pode não ter ficado lindo (os adeptos mais ferrenhos do tunning vão torcer o nariz), mas eu prefiro um esperto "feio" do q um bonito manco.
Teste na estrada, com a combinação 15" 195 50, andando a 100/110 km/h.
CB: 10,3 km/l multiplicando por 0,93 para descontar a alteração no diâmetro das rodas+pneus = 9,57 km/l
Bomba x trecho percorrido: 11,8 km/l multiplicando por 0,93 para descontar a alteração no diâmetro das rodas+pneus = 10,97 km/l
VM: 86 km/h
No teste anterior, no mesmo trecho, usando álcool e fazendo a mesma média 100/110 km/h, com os pneus e rodas originais.
CB: 9,2 km/h
Bomba x trecho percorrido: 10,60 km/l
VM: Não anotada, porém a tocada foi a mesma
Uma melhora de 4% no consumo, pequena, porém significativa, pois indica que o carro rodou mais solto.
Somando com a melhora no comportamento do carro no trânsito, ficando mais esperto e gostoso de dirigir, cumpre o objetivo do teste.
Conclusão final:
Alterar o pneu original de perfil 60 para perfil 50 (mantendo o aro 15") deixa o carro mais esperto sem aumentar o consumo de combustível estrada/cidade (pelo contrário, mostrando uma tendência de melhora no consumo).
Agora para realmente tirar a prova do comportamento do carro, só fazendo a prova com um 1.4 equipado com rodas e pneus originais de outro dono para um comparativo.
No meu o conjunto 15" 195 50 permanece. Pode não ter ficado lindo (os adeptos mais ferrenhos do tunning vão torcer o nariz), mas eu prefiro um esperto "feio" do q um bonito manco.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 40
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 9:27 pm
- Localização: Florianópolis
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes