ÓLEO 100% SINTÉTICO x ÓLEO SEMI SINTÉTICO

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: ÓLEO 100% SINTÉTICO x ÓLEO SEMI SINTÉTICO

por mlhz » Ter Mar 03, 2015 8:38 pm

Sintético pode trabalhar com temperatura mais alta sem perder suas características. Bem como suporta por mais tempo (durabilidade) alterações na temperatura.

Se mantida a viscosidade ambos vão apresentar o mesmo desempenho em termos dinâmicos.

Eu uso havoline 5w30 100% sintetico. Troco a cada 5mkm junto do filtro.
Marcus Lahoz

Punto Blackmotion
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Sáb Mar 07, 2015 7:53 pm

Coloquei o Motul 5w40 8100 X-cess no meu t-jet...nao sei porque diabos a fiat recomenda utilizar 15w40 semi-sintético nesse carro. Fazem um esportivo onde os fluídos são todos "simples" sem características diferenciadas pra uso esportivo.

No meu carro troquei todos os fluídos(câmbio, freio, arrefecimento )pelos da motul, exceto o da direção hidráulica que não faz diferente.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por CADRI » Qui Abr 16, 2015 2:07 am

Febezza escreveu:Coloquei o Motul 5w40 8100 X-cess no meu t-jet...nao sei porque diabos a fiat recomenda utilizar 15w40 semi-sintético nesse carro. Fazem um esportivo onde os fluídos são todos "simples" sem características diferenciadas pra uso esportivo.

No meu carro troquei todos os fluídos(câmbio, freio, arrefecimento )pelos da motul, exceto o da direção hidráulica que não faz diferente.

Mandou bem na escolha do lubrificante!!!
Febezza, só alguns complementos do óleo 'Motul' que você escolheu!

Lubrificante que melhora a potência e a resposta do motor. Proteção reforçada contra o desgaste para conseguir uma
maior longevidade do motor. Proteção ótima mesmo sob condições extremas de condução (auto-estrada e trajetos urbanos curtos). Intervalos mais longos entre as trocas de óleo.

Aplicação: Lubrificantes para motor
Tipo de Motor: 4 Tempos
Qualidade: 100% Sintético
Relação de Produtos: Gama Auto
Viscosidade: 5W40
ACEA Padrões: ACEA A3/B4
API Padrões: API SN/CF
Aprovações OEM : OPEL GM LL-B-025 ; MB-Approval 229.5 ; BMW LL-01 ; PORSCHE A40 ; VW 502 00 / 505 00 ; Renault RN 0710 / 0700 ; GM-Opel LL B-025 (Diesel) ; 'FIAT' 9.55535-H2 ; FIAT 9.55535-M2 ; FIAT 9.55535-N2 ; PSA B71 2296

Até!
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Febezza » Sáb Abr 18, 2015 2:58 am

Eu cuido MUITO bem do meu t-jet, dou valor ao que tenho é quando possível sou uso do melhor. Alguns acham absurdo o valor que pago no óleo (R$285,00 galão de 5l), porém tenho a certeza de estar utilizando algo realmente bom pro meu motor.

Pensem bem, óleo semi-sintetico(mineral com base sintetica) em um motor turbo que mesmo em uso normal já esquenta pra burro, imaginem em uso esportivo.

Só aos entusiastas que o óleo Motul competition com base Ester não é pra usar no dia-a-dia, é um óleo onde se utiliza em uso esportivo MESMO, o pessoal fala o termo "cozinhar", pois depois é necessário efetuar a troca.

No meu t-jet utilizo os seguintes fluidos/aditivos

-Óleo do motor = Motul 8100 X-cess 5w40
-Óleo do câmbio = Motul 75w140 competition
-Aditivo do radiador Motul Inugel Optimal + aditivo Mocool (250ml)
-Fluido de freio Pentosin Super DOT 4 Plus

Só algumas OBS:
1) Optei pelo 75w140 pro câmbio pois este fluido muda a sua cor, mostrando necessidade de sua troca, mas podem utilizar o Gear300 75w90.
2) ia colocar o fluido de freio Pentosin Racing DOT 5.1, porém o próprio mecânico disse que não havia necessidade, pois só compensa utilizar MESMO o 5.1 se for realmente utilizar o carro em trackday e afins.

Qualquer dúvida, critica ou elogios, estamos aí.

(>:D<)
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por CADRI » Dom Abr 19, 2015 12:15 pm

Febezza escreveu:Eu cuido MUITO bem do meu t-jet, dou valor ao que tenho é quando possível sou uso do melhor. Alguns acham absurdo o valor que pago no óleo (R$285,00 galão de 5l), porém tenho a certeza de estar utilizando algo realmente bom pro meu motor.

Pensem bem, óleo semi-sintetico(mineral com base sintetica) em um motor turbo que mesmo em uso normal já esquenta pra burro, imaginem em uso esportivo.

Só aos entusiastas que o óleo Motul competition com base Ester não é pra usar no dia-a-dia, é um óleo onde se utiliza em uso esportivo MESMO, o pessoal fala o termo "cozinhar", pois depois é necessário efetuar a troca.

No meu t-jet utilizo os seguintes fluidos/aditivos

-Óleo do motor = Motul 8100 X-cess 5w40
-Óleo do câmbio = Motul 75w140 competition
-Aditivo do radiador Motul Inugel Optimal + aditivo Mocool (250ml)
-Fluido de freio Pentosin Super DOT 4 Plus

Só algumas OBS:
1) Optei pelo 75w140 pro câmbio pois este fluido muda a sua cor, mostrando necessidade de sua troca, mas podem utilizar oGear300 75w90..
2) ia colocar o fluido de freio Pentosin Racing DOT 5.1, porém o próprio mecânico disse que não havia necessidade, pois só compensa utilizar MESMO o 5.1 se for realmente utilizar o carro em trackday e afins.

Qualquer dúvida, critica ou elogios, estamos aí.

(>:D<)

Boa tarde Febezza! Concordo plenamente com você, temos que cuidar bem de nossas joias! (=D>)
Estou com uma dúvida? O óleo do câmbio para meu Punto 1.6 16v 2011, pedi 75w85 sintético, será que poderia trocar por um Gear300 75w90 :?:

Já o óleo do motor, estou querendo trocar por Pentosin 5w30 100% sintético.
Fluído de freios utilizo o Dot 4 da ATE( alemão ).

Valeu!
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Febezza » Dom Abr 19, 2015 6:37 pm

Pode usar sem problemas esse óleo no câmbio e, o do motor também vai estar bem servido. Esse pentosin é o que o pessoal utiliza nas Porsches na oficina oonde levo o meu ponto.

Acho que compensaria vc tambem colocar o fluido de freio pentosin, não que o ATÉ seja ruim, mas por pouca diferença coloca um superior.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por CADRI » Seg Abr 20, 2015 10:09 am

Febezza escreveu:Pode usar sem problemas esse óleo no câmbio e, o do motor também vai estar bem servido. Esse pentosin é o que o pessoal utiliza nas Porsches na oficina oonde levo o meu ponto.

Acho que compensaria vc tambem colocar o fluido de freio pentosin, não que o ATÉ seja ruim, mas por pouca diferença coloca um superior.

Valeu Febezza!

Vou seguir suas orientações!
Abraço.
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por jfortes » Ter Abr 21, 2015 2:54 pm

Estive olhando o site da Fiat hoje, pro punto é usado nas concessionárias o Sintético Selena.

Quanto tem ficado o custo por litro deste óleo?
Som Instalado...
TW 1" HAT Imagine 6 / Fullrange 2,5" Vifa NE85W / Midbass 6,5" HAT Imagine 6 / Subwoofer OZ Audio OZ 250L / Amp TW / Sub: Precision Power PCX-440 / Amp Fulls / Mids: SD 400.4 EVO
Cabos RCA Technoise / Cabos de Audio: Absolute Acoustics / Furukauwa CAT5e
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por CADRI » Qua Jun 24, 2015 9:28 pm

Febezza escreveu:Pode usar sem problemas esse óleo no câmbio e, o do motor também vai estar bem servido. Esse pentosin é o que o pessoal utiliza nas Porsches na oficina oonde levo o meu ponto.

Olá Febezza,blz?
Segui sua dica! E troquei o óleo de câmbio do meu Punto por:
- 'Motul Gear 300 75W90' (100% SINTÉTICO). o câmbio ficou bem mais macio!!!

Já no cárter fiz uma limpeza antes da troca do óleo com:
- 'liqui Moly Engine Flush', para limpeza do cárter.( poderia ter utilizado o Motul engine clean ). o motor ficou bem mais silencioso!!!

já o óleo de cárter, coloquei o 'Selènia Perform 5W-30' pois paguei super barato...mas como fiz o flush, só vou rodar 1.000km depois vou colocar o '8100 Eco-clean' 5w30 da Motul!
Em Piracicaba tem uma troca de óleo com toda linha da 'Motul e Pentosin', com preço excelente!!!

Mais uma vez, obrigado Febezza!!!
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por bondstrike » Qui Jun 25, 2015 1:06 am

CADRI escreveu:

Olá Febezza,blz?
Segui sua dica! E troquei o óleo de câmbio do meu Punto por:
- 'Motul Gear 300 75W90' (100% SINTÉTICO). o câmbio ficou bem mais macio!!!

Já no cárter fiz uma limpeza antes da troca do óleo com:
- 'liqui Moly Engine Flush', para limpeza do cárter.( poderia ter utilizado o Motul engine clean ). o motor ficou bem mais silencioso!!!

já o óleo de cárter, coloquei o 'Selènia Perform 5W-30' pois paguei super barato...mas como fiz o flush, só vou rodar 1.000km depois vou colocar o '8100 Eco-clean' 5w30 da Motul!
Em Piracicaba tem uma troca de óleo com toda linha da 'Motul e Pentosin', com preço excelente!!!

Mais uma vez, obrigado Febezza!!!

Quanto sai o litro e qual a loja cadri? Sou de pira tbm...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

AnteriorPróximo