TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
rodrigosh deveras muito interessante seu ponto de vista, até por que a principal função da 5a marcha seria ajudar o consumo e reduzir o ruído nas viagens, apesar dos fiats utilizarem uma 5 marcha de velocidade e não um comum 4+E...
Numa situação de desempenho eu só usaria a 5a depois de ter levado a 4a ao limite...
alguém sabe quanto custa a engrenagem da 5a marcha dos 1.6 16v?
Numa situação de desempenho eu só usaria a 5a depois de ter levado a 4a ao limite...
alguém sabe quanto custa a engrenagem da 5a marcha dos 1.6 16v?
- Piloto de Atari
Eu nao teria esta coragem.
- Motorista de Auto Escola
Quando estava olhando um tjet pra comprar pensei em trocar o cambio tbm, ainda tenho isso em mente quando tiver um punto tjet. Não sei em que site eu vi, mas foi um italiano que vi que o cara postou que o cambio usa é o M32( o mesmo usado no cruze manual), aí pensei em achar um cambio desse e por no punto.
- Piloto de Atari
Pessoal, uma informação esclarecedora sobre este assunto veio para mim através de um ex-funcionário da FIAT.
Em suma, não é possível realizar a adaptação do câmbio C635 de 6 marchas (Bravo T-Jet) para o Punto T-Jet. Porquê não, se o Abarth EVO usa ?
A questão é que mesmo o nosso Punto T-Jet com visual EVO, é feito ainda com a base usada no Grande Punto. Não tem espaço, estruturalmente falando, para colocar este câmbio.
O Abarth Punto europeu (2 portas) foi todo reformulado em termos de estrutura. Tanto que até a suspensão traseira usada no Abarth EVO é independente tipo multilink, configuração que também não se consegue aplicar no nosso Punto.
Ou seja, o câmbio pode até ser plug-n-play no motor e diferencial, mas uma modificação mais extensa ali terá que ser feita para encaixá-lo....será que compensa ?
Sei que é um banho de água fria na galera que pensa em fazer este projeto, mas acredito que vai salvar muito tempo e dinheiro de quem desejava fazer esta troca.
Em suma, não é possível realizar a adaptação do câmbio C635 de 6 marchas (Bravo T-Jet) para o Punto T-Jet. Porquê não, se o Abarth EVO usa ?
A questão é que mesmo o nosso Punto T-Jet com visual EVO, é feito ainda com a base usada no Grande Punto. Não tem espaço, estruturalmente falando, para colocar este câmbio.
O Abarth Punto europeu (2 portas) foi todo reformulado em termos de estrutura. Tanto que até a suspensão traseira usada no Abarth EVO é independente tipo multilink, configuração que também não se consegue aplicar no nosso Punto.
Ou seja, o câmbio pode até ser plug-n-play no motor e diferencial, mas uma modificação mais extensa ali terá que ser feita para encaixá-lo....será que compensa ?
Sei que é um banho de água fria na galera que pensa em fazer este projeto, mas acredito que vai salvar muito tempo e dinheiro de quem desejava fazer esta troca.

Alguém trocou a quinta macha?
Pesquisei um pouco e cheguei a algumas conclusões:
1 - Trocar somente a 5 macha é muito fácil. Mas, ficaria um buraco muito grande entre a 4 e 5 do TJet.
2 - O ideal e viável seria trocar a 3, 4 e 5 do TJet pelas do punto 1.4.
Minha embreagem está um pesada, logo logo eu terei que troca-la. Quando o fizer, irei trocar a 3, 4 e 5. Para se ter uma ideia do ganho, a 4000 rpm, o Tjet está a 137km/h. Com o novo escalonamento, a mesma velocidade seria atingida a 3400 rpm. Daria para economizar um combustível e deixar a viagem mais agradável.
Minha única dúvida é que um mecânico da CC disse que o cambio do TJet tem componentes forjados. Eu não acredito nisso. Para mim, a única diferença entre o cambio do TJet e os demais é o óleo que usa.
1 - Trocar somente a 5 macha é muito fácil. Mas, ficaria um buraco muito grande entre a 4 e 5 do TJet.
Minha embreagem está um pesada, logo logo eu terei que troca-la. Quando o fizer, irei trocar a 3, 4 e 5. Para se ter uma ideia do ganho, a 4000 rpm, o Tjet está a 137km/h. Com o novo escalonamento, a mesma velocidade seria atingida a 3400 rpm. Daria para economizar um combustível e deixar a viagem mais agradável.
Minha única dúvida é que um mecânico da CC disse que o cambio do TJet tem componentes forjados. Eu não acredito nisso. Para mim, a única diferença entre o cambio do TJet e os demais é o óleo que usa.
- Piloto de Atari
Rafaelbf84 escreveu:Alguém trocou a quinta macha?
Para ter certeza se pode mudar as peças entre o câmbio do 1.4 e o do T-Jet é só pegar o código e consultar a aplicação. Fiz isso na engrenagem da 5a marcha e ela é a mesma até do Brava, Marea, Linea, ou seja, não deve ser forjada.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Darei minha primeira contribuição!
Hoje eu troquei a 5 marcha do meu T-Jet.
O par de engrenagens originais é 37/34 dentes (0,919). Troque pelo 37/31 (0,838).
Existe a relação 39/31 (0,795), não optei por esta por que iria perder muito a agilidade do carro em 5 marcha e ficar um buraco entre a 4 e 5.
Este é o par que coloquei. Paguei R$250 pelo o par e R$50 de mão de obra.
Tudo no lugar.
Ainda não andei muito no carro, mas minhas primeiras impressões são:
- O giro do motor está mais baixo em 5 marcha à antes. O que eu queria.
- O carro perdeu um pouco a aceleração em 5 marcha, mas nada demais, acho que ainda dá para fazer ultrapassagens e subir morros de quinta. Qualquer coisa, mando uma 4 marcha.
- Creio que minhas viagens serão mais agradáveis e econômicas. Poderei viajar sem passar de 4000 RPM.
Fazendo uns cálculos e cheguei na tabela abaixo.
A primeira linha é a RPM, a segunda é a velocidade do carro com a 5 marcha original, a terceira linha é a velocidade agora.
1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000
34 52 69 86 103 120 137 155 172 189 206 223 240
38 57 75 94 113 132 151 170 188 207 226 245 264
Lembrando que:
- A velocidade máxima teórica do punto com 152HP é 223 km/h.
- A potência máxima se dá a 5500 RPM. Ou seja, ainda ficou curto!
Hoje eu troquei a 5 marcha do meu T-Jet.
O par de engrenagens originais é 37/34 dentes (0,919). Troque pelo 37/31 (0,838).
Existe a relação 39/31 (0,795), não optei por esta por que iria perder muito a agilidade do carro em 5 marcha e ficar um buraco entre a 4 e 5.
Este é o par que coloquei. Paguei R$250 pelo o par e R$50 de mão de obra.

Tudo no lugar.

Ainda não andei muito no carro, mas minhas primeiras impressões são:
- O giro do motor está mais baixo em 5 marcha à antes. O que eu queria.
- O carro perdeu um pouco a aceleração em 5 marcha, mas nada demais, acho que ainda dá para fazer ultrapassagens e subir morros de quinta. Qualquer coisa, mando uma 4 marcha.
- Creio que minhas viagens serão mais agradáveis e econômicas. Poderei viajar sem passar de 4000 RPM.
Fazendo uns cálculos e cheguei na tabela abaixo.
A primeira linha é a RPM, a segunda é a velocidade do carro com a 5 marcha original, a terceira linha é a velocidade agora.
1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000
34 52 69 86 103 120 137 155 172 189 206 223 240
38 57 75 94 113 132 151 170 188 207 226 245 264
Lembrando que:
- A velocidade máxima teórica do punto com 152HP é 223 km/h.
- A potência máxima se dá a 5500 RPM. Ou seja, ainda ficou curto!
- Piloto de Atari
Rafael alguma novidade em relação a essa engrenagem? é do Punto 1.6? quais engrenagens de outros carros da fiat "casam" com a instalação?
- Piloto de Atari
MUITO interessante rafael...
vou aguardar mais relatos, tb acho o carro curto demais, isso q moro em serra.
Imagine se morasse no mato grosso q não tem desnivel, kkkk
vou aguardar mais relatos, tb acho o carro curto demais, isso q moro em serra.
Imagine se morasse no mato grosso q não tem desnivel, kkkk
Novo dono de um Punto Preto Sporting 2008, feliz por enquanto
ronnyere escreveu:Rafael alguma novidade em relação a essa engrenagem? é do Punto 1.6? quais engrenagens de outros carros da fiat "casam" com a instalação?
Ronnyere, muitos carros da fiat têm o casamento de diversos pares de engrenagens. O câmbio pode mudar, mas as engrenagens não.
Sei que os puntos têm o mesmo câmbio, só muda as relações. No T-Jet é usado óleo sintético ao semi-sintético das outras versões, acredito que seja pelo torque maior do motor.
Fiz uma planilha onde coloquei todas as quatro 5 marchas usadas nos Puntos.
A do T-jet é a 0,919.
Blackmotion e Sporting é a 0,872.
Essence é a 0,838. E a que eu coloquei.
1.4 ELX é a mais longa, 0,795.
Para saber certinho qual par de engrenagens é o que você quer é só olhar os números escritos nela e dividir um pelo o outro. No meu caso, eu coloque o par 37/31. 31 / 37 = 0,838.

Lembrando que a rotação de potência máxima do T-Jet é 5500 RPM.
- Piloto de Atari