[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v
Re: Preparação 1.8 16v
isso... o SC é movimentado por correia... por isso ele está sempre em atuação desde a marcha lenta, e consequentemente o consumo fica um pouco acima do turbo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Nos dois primeiros casos que eu considero preparação faltaram coisas essenciais como intercooler para o turbo e pistões e bielas especiais e embreagem de cerâmica pois nenhum desses componentes originais agüentam preparação por muito tempo o que pode ocasionar quebra não só do componente como comprometer a estrutura do motor todo! Por isso antes de começar uma preparação tem que fazer a lição de casa, o arroz com feijão sao pistões e bielas especiais na mão para no próximo passo adicionar a sobrealimentacao. Falo por experiência própria!
Um abraço!
Um abraço!

Link para o tópico do carro...
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=18405&p=362530#p362530
- Instrutor de Auto Escola
rafaelsiq escreveu:Nos dois primeiros casos que eu considero preparação faltaram coisas essenciais como intercooler para o turbo e pistões e bielas especiais e embreagem de cerâmica pois nenhum desses componentes originais agüentam preparação por muito tempo o que pode ocasionar quebra não só do componente como comprometer a estrutura do motor todo! Por isso antes de começar uma preparação tem que fazer a lição de casa, o arroz com feijão sao pistões e bielas especiais na mão para no próximo passo adicionar a sobrealimentacao. Falo por experiência própria!
Um abraço!
entendi...eh disso msm q tenho medo, fazer uma coisa e zuar outras logo em seguida =S
vo da uma pesquisada a mais, e axo q, daki um ano qndo minha garantia acabar, jah vai te mais coisas sobre esse motor

- Piloto de Auto Escola
To pensando em pegar um bravo etorq e desenvolver um kit turbo pra ele junto ao meu preparador, tudo preparado com inox e alumínio, adoção de fulltech pra rodar com 0,2 bar com boost de 0,5 sem forjar nada! Não parece muito mais tenho certeza absoluata que já atropela o t-jer e anda junto com as sportback... Sem contar que fica praticamente inquebrável!

Link para o tópico do carro...
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=18405&p=362530#p362530
- Instrutor de Auto Escola
A rafa, eu acho que ai voce vai gastar muito pra pouca potencia em, fazer tudo em inox/aluminio vai uma boa grana.
Pra anda junto com sportback voce fala na estrada né? Ou ta pensando em colocar uma turbina pequena pra cidade?
Pra anda junto com sportback voce fala na estrada né? Ou ta pensando em colocar uma turbina pequena pra cidade?
- Velha Guarda
Rev0ltz escreveu:Eu truco!!!
Apenas filtro não dá essa diferença toda não, você acha que o seu carro anda mais por causa do barulho, pode medir no dyno e comprovará a tese.
Chip sozinho também não faz isso tudo não, vai mudar apenas a curva do torque, talvez você ganhe de 2 a 3 cv sendo otimista.
Pra ter um ganho considerável, tem que fazer chip, filtro, cai, escape completo e intercooler sendo otimista você ganhará de 20 a 25 cavalos pra andar perto de um T-jet original, que com toda essa grana gasta, da quase pra comprar um T-jet. Fora a desvantagem de perder a garantia e ter uma programação na central totalmente nova e ainda sem credibilidade. Mesmo que seja DEUS que fale, "eu confio nesse chip eu fiz essa programação" você será o cobaia, enfim, eu não tenho coragem.
Minha opinião. Mas se você está disposto a isso, mande bala e boa sorte e poste os resultados.
Eu ainda acho que um bom remap no etorq da pra ganhar alguns bons cavalos, pois a potencia dele foi diminuida por causa de emissão, nos testes o 1.6 rodava com 130cv e o 1.8 com 145cv +/-.........
A questão é que alguem teria que deixar o carro por um tempo com algum preparador, para o mesmo "aprender" as manhas do etorq e ir testando....
A nascar saiu na frente com remap pro tjet pois um dono deixou o dele lá por 1 ou 2 semanas.
- Velha Guarda
1.6 com 130cv? Onde leu isso? Pode me passar a fonte queria da uma lida... Vlw
Eu acho q com a preparacao q o rafael citou acima nao deixa o bravo andando junto com o sportback nao... Acho q precisaria de um pouquinho mais...
Eu acho q com a preparacao q o rafael citou acima nao deixa o bravo andando junto com o sportback nao... Acho q precisaria de um pouquinho mais...

- Piloto de Autorama
AleGimenes escreveu:1.6 com 130cv? Onde leu isso? Pode me passar a fonte queria da uma lida... Vlw
Entra no autossegredos, antes dos etorq serem lançados, quando ainda estavam em testes, fontes internas da fiat falaram que eram essas as potências, porem para ter 5 estrelas numa classificação de motores quanto a emissão, abaixaram a mesma.
Agora não sei se o escape tambem era diferente (provavelmente era).
- Velha Guarda
Vou dar uma lida... Bem interessante o 1.6 com essa potencia "original"... Vlw

- Piloto de Autorama
1.6 com 130cv!! Caraca, ia ser muito bom apoio totalmente essa!
Bom é que aqui a parada é ter potencia e azar do meio ambiente! hahahaha (nao é critica nao pessoal!)
Bom é que aqui a parada é ter potencia e azar do meio ambiente! hahahaha (nao é critica nao pessoal!)
- Velha Guarda