[DISCUSSÃO] Preparação Motor E.Torq 1.8 16v

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Preparação 1.8 16v

por VLA » Seg Abr 25, 2011 8:29 am

isso... o SC é movimentado por correia... por isso ele está sempre em atuação desde a marcha lenta, e consequentemente o consumo fica um pouco acima do turbo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: Preparação 1.8 16v

por rafaelsiq » Sáb Abr 30, 2011 9:27 pm

Nos dois primeiros casos que eu considero preparação faltaram coisas essenciais como intercooler para o turbo e pistões e bielas especiais e embreagem de cerâmica pois nenhum desses componentes originais agüentam preparação por muito tempo o que pode ocasionar quebra não só do componente como comprometer a estrutura do motor todo! Por isso antes de começar uma preparação tem que fazer a lição de casa, o arroz com feijão sao pistões e bielas especiais na mão para no próximo passo adicionar a sobrealimentacao. Falo por experiência própria!

Um abraço!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1231
Registrado em: Sex Out 17, 2008 12:27 am
Localização: Barueri

Re: Preparação 1.8 16v

por Mucs » Seg Mai 02, 2011 9:55 am

rafaelsiq escreveu:Nos dois primeiros casos que eu considero preparação faltaram coisas essenciais como intercooler para o turbo e pistões e bielas especiais e embreagem de cerâmica pois nenhum desses componentes originais agüentam preparação por muito tempo o que pode ocasionar quebra não só do componente como comprometer a estrutura do motor todo! Por isso antes de começar uma preparação tem que fazer a lição de casa, o arroz com feijão sao pistões e bielas especiais na mão para no próximo passo adicionar a sobrealimentacao. Falo por experiência própria!

Um abraço!


entendi...eh disso msm q tenho medo, fazer uma coisa e zuar outras logo em seguida =S
vo da uma pesquisada a mais, e axo q, daki um ano qndo minha garantia acabar, jah vai te mais coisas sobre esse motor :)
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 949
Registrado em: Sáb Out 23, 2010 8:11 pm
Localização: Indaiatuba

Re: Preparação 1.8 16v

por rafaelsiq » Seg Mai 02, 2011 11:05 am

To pensando em pegar um bravo etorq e desenvolver um kit turbo pra ele junto ao meu preparador, tudo preparado com inox e alumínio, adoção de fulltech pra rodar com 0,2 bar com boost de 0,5 sem forjar nada! Não parece muito mais tenho certeza absoluata que já atropela o t-jer e anda junto com as sportback... Sem contar que fica praticamente inquebrável!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola
 
Mensagens: 1231
Registrado em: Sex Out 17, 2008 12:27 am
Localização: Barueri

Re: Preparação 1.8 16v

por Takinarios » Seg Mai 02, 2011 2:20 pm

A rafa, eu acho que ai voce vai gastar muito pra pouca potencia em, fazer tudo em inox/aluminio vai uma boa grana.
Pra anda junto com sportback voce fala na estrada né? Ou ta pensando em colocar uma turbina pequena pra cidade?
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 5143
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
Localização: SP

Re: Preparação 1.8 16v

por Takinarios » Seg Mai 02, 2011 2:25 pm

Rev0ltz escreveu:Eu truco!!!
Apenas filtro não dá essa diferença toda não, você acha que o seu carro anda mais por causa do barulho, pode medir no dyno e comprovará a tese.
Chip sozinho também não faz isso tudo não, vai mudar apenas a curva do torque, talvez você ganhe de 2 a 3 cv sendo otimista.

Pra ter um ganho considerável, tem que fazer chip, filtro, cai, escape completo e intercooler sendo otimista você ganhará de 20 a 25 cavalos pra andar perto de um T-jet original, que com toda essa grana gasta, da quase pra comprar um T-jet. Fora a desvantagem de perder a garantia e ter uma programação na central totalmente nova e ainda sem credibilidade. Mesmo que seja DEUS que fale, "eu confio nesse chip eu fiz essa programação" você será o cobaia, enfim, eu não tenho coragem.

Minha opinião. Mas se você está disposto a isso, mande bala e boa sorte e poste os resultados.


Eu ainda acho que um bom remap no etorq da pra ganhar alguns bons cavalos, pois a potencia dele foi diminuida por causa de emissão, nos testes o 1.6 rodava com 130cv e o 1.8 com 145cv +/-.........
A questão é que alguem teria que deixar o carro por um tempo com algum preparador, para o mesmo "aprender" as manhas do etorq e ir testando....
A nascar saiu na frente com remap pro tjet pois um dono deixou o dele lá por 1 ou 2 semanas.
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 5143
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
Localização: SP

Re: Preparação 1.8 16v

por AleGimenes » Seg Mai 02, 2011 2:41 pm

1.6 com 130cv? Onde leu isso? Pode me passar a fonte queria da uma lida... Vlw

Eu acho q com a preparacao q o rafael citou acima nao deixa o bravo andando junto com o sportback nao... Acho q precisaria de um pouquinho mais...
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Set 14, 2010 6:41 pm
Localização: Aldeia da Serra

Re: Preparação 1.8 16v

por Takinarios » Seg Mai 02, 2011 3:09 pm

AleGimenes escreveu:1.6 com 130cv? Onde leu isso? Pode me passar a fonte queria da uma lida... Vlw

Eu acho q com a preparacao q o rafael citou acima nao deixa o bravo andando junto com o sportback nao... Acho q precisaria de um pouquinho mais...


Entra no autossegredos, antes dos etorq serem lançados, quando ainda estavam em testes, fontes internas da fiat falaram que eram essas as potências, porem para ter 5 estrelas numa classificação de motores quanto a emissão, abaixaram a mesma.
Agora não sei se o escape tambem era diferente (provavelmente era).
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 5143
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
Localização: SP

Re: Preparação 1.8 16v

por AleGimenes » Seg Mai 02, 2011 3:14 pm

Vou dar uma lida... Bem interessante o 1.6 com essa potencia "original"... Vlw
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Set 14, 2010 6:41 pm
Localização: Aldeia da Serra

Re: Preparação 1.8 16v

por Ramom » Seg Mai 02, 2011 6:43 pm

1.6 com 130cv!! Caraca, ia ser muito bom apoio totalmente essa!

Bom é que aqui a parada é ter potencia e azar do meio ambiente! hahahaha (nao é critica nao pessoal!)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 953
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes