Motor batido

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Motor batido

por fruter » Qua Dez 01, 2010 12:01 am

Bem que história...

Não tenho duvidas que o motor partiu devido a má montagem de fábrica ou outra coisa relacionada com o mesmo... o motor nunca partiria por essa causa "excesso de rotação" pico de 7500 rpm's ... provavelmente o motor está de origem, portanto o carro deve ter corte antes das 7500 rpm's de certeza mesmo eu não conhecendo esse motor, cá na Europa temos o motor 1.8 do HGT com 140 cv de Potencia máxima...mesmo que esse carro tenha feito 7500 rpm's então mais uma vez a falha é da construtora, pois devia ter o corte de rotação accionado...

Um carro com tão pouca quilometragem jamais partiria se estivesse em boas condições, cá em Portugal existe uma Linha telefónica da Fiat/Itália que apoia o consumidor e obriga a concessionária a tratar dos assuntos com pena de poder fechar por não resolver os problemas dos clientes, cá em Portugal a Fiat proibiu já uma das maiores concessionárias de Portugal a importar carros Fiat devido a mau funcionamento e incapacidade de resolver problemas, espero que essa linha telefónica também exista no Brasil...é uma vergonha para a marca partir um motor tão novo
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Re: Motor batido

por Ferranda » Qua Dez 01, 2010 11:02 am

Fruter.

Passar dos 6500rpms (rotação de corte) não significa falha do sensor.
Poderia ter ocorrido um erro numa reduzida que fizesse o motor ultrapassar essa rpm.
Porem o excesso de 1000rpms da rotação maxima, no mais poderia causar empenamento de valvula (valvulas flutuando e choque com o pistão).
Nunca o bloco quebrar e carter furar.

Isso de furar o bloco, só aconteceu uma vez comigo, em um monza 1.8 com 350.000kms que o motor batia mais que motor a ar. Rsrsrsrsrs :)

Abçs
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Re: Motor batido

por VLA » Qua Dez 01, 2010 3:46 pm

tenso isso heim!!!

quando o motor travou, voce chegou a olhar o nivel do oleo e do liquido do arrefecimento? houve vazamento durante ou após o motor parar de funcionar?

essa tal rpm de 7500 foi no ato do problema ou foi anterior ao fato?

qual o custo se vc tiver que arcar com o reparo?
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Re: Motor batido

por calarga » Qua Dez 01, 2010 4:51 pm

Isso tá cheirando orelhada de mecanico da CC...
Cara.. contrata um engenheiro mecânico e pede um laudo por fora.. e entra na justiça!
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Re: Motor batido

por Rush » Qui Dez 02, 2010 11:23 am

Ferranda escreveu:Fruter.

Passar dos 6500rpms (rotação de corte) não significa falha do sensor.
Poderia ter ocorrido um erro numa reduzida que fizesse o motor ultrapassar essa rpm.
Porem o excesso de 1000rpms da rotação maxima, no mais poderia causar empenamento de valvula (valvulas flutuando e choque com o pistão).
Nunca o bloco quebrar e carter furar.

Isso de furar o bloco, só aconteceu uma vez comigo, em um monza 1.8 com 350.000kms que o motor batia mais que motor a ar. Rsrsrsrsrs :)

Abçs


Ferranda, dá sim... Como o pistào não é plano (tem um leve rebaixo), quando a "tulipa" da valvula bate nele ela geralmente é forçada não só por compressão, mas a suprficie irregular do pistão tenta "entortar" a valvula e geralmente quebra na junção com a haste, porque as duas são unidas ali por um processo parecido com soldagem (via atrito). Ai com uma tulipa inteira de valvula batendo no cilindro, é possivel sim quebrar por completo o pistão, a ponto de não sobrar quase nada.
Ja vi uma pericia técnica num motor GM da Blazer da Policia Militar de MG que não sobrou nenhum pedaço de pistão maior q 5cm... hehehhe E foi causado por um atropelamento de valvula (so que nesse motor a trava da valvula falhou e ela ficou boba... ai o pistão foi dar um beijinho nela e deu no que deu).
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Re: Motor batido

por Vinicius.CE » Qui Dez 02, 2010 12:51 pm

Como eu já disse, o motor novo custa 15 pilas!
Antes de tomar alguma atitude, vou levar o carro para outra concessionária. Como relatei em outro tópico, logo q peguei o carro senti q ele estava com pouca potência e não ultrapassava nem a pau 180km/h, levei para uma cc em fortaleza, mexeram no veículo e ele ficou voando, depois disso, não rodou nem 500km e deu no que deu. A idéia de contratar um engenheiro mecânico para fazer um laudo é uma boa, vou aguardar o resultado nessa outra cc, q foi onde mexeram no carro.
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Re: Motor batido

por MrWhite » Qui Dez 02, 2010 4:17 pm

15.000 em um motor é covardia hein???
passa la nos desmanchers que ja devem ter algum e-torq ja "batido";;;

abcs
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Re: Motor batido

por fruter » Qui Dez 02, 2010 5:12 pm

Existe linha Fiat ou não ?
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Re: Motor batido

por JRFabbi » Qui Dez 02, 2010 8:13 pm

Sim, existe aqui também!
É um caso, abrir um chamado no "0800" da Fiat e também relatar tudo isto por e-mail pra que fique bem comprovado o problema!

Uma "errada" dessas no câmbio (reduzida causando o pico excessivo de rotação) deixaria marcas mecânicas também (além dos sensores da injeção), nas engrenagens da caixa de câmbio!

Lendo o tópico também acho que deve ter havido alguma cagada em alguma "manutenção" do motor, e pelo fato do carro ficar "parado" durante a semana um vazamento de óleo seria fácilmente identificado (deixaria óleo onde ele fica parado), alguém fez bobagem quando mexeu no motor e deu no que deu...
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Re: Motor batido

por shadowcps » Qui Dez 02, 2010 8:38 pm

mas é o que venho dizendo desde o inicio, para registrar a reclamação na FIAT... Foi kgada na CC ou até mesmo na linha de montagem. Isso acontece e as fabricas não são infalíveis. E iria mais além: ja comunicaria 'a FIAT de que estaria mandando email para revistas especializadas de grande circulação nacional...
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