Consumo de Combustivel de carro novo é maior?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

por socket » Qui Jul 17, 2008 11:41 pm

BART escreveu:Será q não foi ar q contou na bomba Socket??

Pq te falo q meu carro tava até falhando e coube 43 litros!!!

Rpz... não foi só 1vez não!

E foi em postos diferentes...

Ter ar na bomba é meio #@%&! em postos diferentes ne?
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Marcelo Figueiredo » Ter Jul 29, 2008 2:29 pm

Meu Punto está com 400 km rodados e está fazendo assustadores 5,5 km/l na cidade e 10,75 km/l na estrada, com álcool. NA estrada tudo bem, está até bom. Mas na cidade? 5,5 km/l nem mesmo o meu antigo Palio 1.6 16v fazia...e olha que o bicho bebia direitinho...

Alguém sabe se na concessionária o pessoal melhora isso, mexendo na injeção?

Abraços,
Marcelo Figueiredo
Punto - 1.4 ELX - Preto Vulcano
G20
CD/MP3 Fiat
Aracaju - SE - Brasil
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por pedrosouza » Ter Jul 29, 2008 11:35 pm

Nos primeiros 1500km +- o meu tbm bebia por ai, 5,5 a 6 na cidade com alcool !
Mas agora com quase 5000 to fazendo na gasolina 8,5 e no alcool por volta de 7 a 7,5 !
E com certeza ainda vai melhorar isso ai, mas de qquer forma já está quase no que meu antigo palio bebia !
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda

por Marcelo Figueiredo » Ter Ago 05, 2008 1:44 pm

Aê pessoal,

Rodei hoje uns 140km com gasolina, na estrada e o carro, sempre com o ar ligado, fez impressionantes 14,70km/l (marcava 6,8 no consumo médio).

Adorei. Não andei enfiando o pé, mas fiz média de 73km/h. Foi em uma BR saindo de Aracaju para uma cidade chamada Estância.

Fiz como a revista 4 Patas orientou. Pisar de leve e soltar o acelerador nas descidas. Além disso, botei 30 libras nos pneus.

Gostei muito. Depois vou ver como economiza com o álcool.

Meu carro está com 728km rodados. Espero que melhore ainda mais!!

Um abraço,
Marcelo Figueiredo
Punto - 1.4 ELX - Preto Vulcano
G20
CD/MP3 Fiat
Aracaju - SE - Brasil
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Consumo de Combustivel de carro novo é maior?

por Davi » Sex Out 10, 2008 9:23 pm

Olá pessoal.

Esta é minha primeira participação no Fórum. Antes de mais nada gostaria de parabenizar aos idealizadores e membros pela organização e comprometimento com as informações prestadas neste fórum. Sem dúvida foram muito úteis antes da minha decisão final para a compra do carro.

Adquiri recentemente, na 1ª quinzena de Setembro, meu Punto ELX 1.4. 8)
Tenho acompanhado o consumo dele apenas pelo CB. Tem marcado 5.8 no 2º tanque (A) e 6.5 na kilometragem total (B)
Estou no último quarto do 2º tanque de álcool e acabei de completar 700km rodados. Sendo que dos 700km, 250 foram na estrada com uns 30km subindo a serra (forçando 2ª e 3ª marchas).

Qual seria a conta correta para eu saber como está o consumo? Eu dividi 700 (km) por 60 (litros) e deu 11,6.
Tô achando que a conta correta não é essa.

Outra coisa, um mecânico da consecionaria que comprei o carro me deu as seguintes informações:

1º: (essa eu nunca havia ouvido e achei meio estranha) (:-?)
Segundo ele, todo Punto tem um probleminha no tanque de combustivel.
Os frentistas tem a mania de colocar o bico da mangueira de combustível até o final do tubo de entrada do tanque pra evitar ficar segurando-a no tempo de enchimento. Com isso, a ponta da mangueira aciona um "detector de gás" do marcador
eletronico que acusa "tanque cheio" antes de encher na realidade. Ao final do suposto abastecimento completo, a mangueira dispara e parece que o tanque está cheio, mas fica um pouco de AR na mistura dentro do tanque e essa pressão faz com que o consumo aumente muito. Para a correção desse "erro de leitura" eu deveria, após encher o tanque, fechar a tampa normalmente, dar uma volta no quarteirao, ou ir a outro posto de gasolina, e pedir pra completar. Na hora que abrir a tampa do tanque, supostamente eu iria ouvir uma pressão de ar sair do tanque e deverá caber mais alguns litros.

Será que esta informação procede ou é viagem do mecânico?

2º: (Essa tem no manual, então dá pra acreditar)
Outra dica seria a de realizar a troca das marchas de acordo com o manual, ou seja:
1ª-2ª: 25km/h
2ª-3ª: 40km/h
3ª-4ª: 65km/h
4ª-5ª: 72km/h

3ª: (Essa eu ja havia ouvido falar)
Outra coisa, nunca usar a banguela em nenhum carro que tenha injeção eletronica porque isso provoca aumento de consumo, o seja, o motor fica trabalhando com rotação desproporcional à velocidade e o sensor manda combustivel em quantidade anormal pra queima, enquanto que se mantiver o carro em marcha desacelerada, esse sensor vai cortar o envio de combustivel e assim economizar.

Abraço.
Editado pela última vez por Davi em Sex Out 10, 2008 10:11 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Thales » Sex Out 10, 2008 9:38 pm

Davi escreveu:
3ª: (Essa eu ja havia ouvido falar)
Outra coisa, nunca usar a banguela em nenhum carro que tenha injeção eletronica porque isso provoca aumento de consumo, o seja, o motor fica trabalhando com rotação desproporcional à velocidade e o sensor manda combustivel em quantidade anormal pra queima, enquanto que se mantiver o carro em marcha desacelerada, esse sensor vai cortar o envio de combustivel e assim economizar.

Abraço.

Bem vindo cara, mas não é bem por ai não, carros carburados tbm bebem mais se "colocar na banguela"(descida, tem q explicar pq o povo aq é mau e pervertido), e o consumo aumenta pq é injetado combustivel pra manter o carro ligado ne?!
Se vc dx engatado e em rotação acima do ponto de cut-off, o combusta é cortado, e o motor se mantem ligado devido a inercia, ja q as rodas estao rodando (:D). vai em busca e procura, tem varios topicos falando da danada da banguela e cut-off tbm.

Abraço.
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado

por Davi » Sáb Out 11, 2008 10:43 am

Obrigado pela resposta Thales, vou dar uma procurada sobre a "banguela", ou "ponto-morto", mas as minhas duas dúvidas maiores são:
• Fazer apenas 6km/l com álcool com 700km rodados é normal?
• E esse comentário abaixo do mecânico da autorizada procede ou é invenção dele?
Davi escreveu:1º: (essa eu nunca havia ouvido e achei meio estranha) (:-?)
Os frentistas tem a mania de colocar o bico da mangueira de combustível até o final do tubo de entrada do tanque pra evitar ficar segurando-a no tempo de enchimento. Com isso, a ponta da mangueira aciona um "detector de gás" do marcador
eletronico que acusa "tanque cheio" antes de encher na realidade. Ao final do suposto abastecimento completo, a mangueira dispara e parece que o tanque está cheio, mas fica um pouco de AR na mistura dentro do tanque e essa pressão faz com que o consumo aumente muito. Para a correção desse "erro de leitura" eu deveria, após encher o tanque, fechar a tampa normalmente, dar uma volta no quarteirao, ou ir a outro posto de gasolina, e pedir pra completar. Na hora que abrir a tampa do tanque, supostamente eu iria ouvir uma pressão de ar sair do tanque e deverá caber mais alguns litros.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re:

por Jean CM » Sáb Out 11, 2008 11:45 am

GustavoBH escreveu:
thales escreveu:Isso tbm influência bem viu Spirito, mas em meus alguns anos de eng. eu ja ouvi falar q no começo as peças são muitoooooo justas, em acoplamento perfeito, sem muita folga nos pistões, e com o tempo eles gastam a parede da camisa se tornando mais lisos, ou com menos atrito.

Acho q tem um pouco de lógica isso.

El sabidón !

Papo de Eng. Mas ele está coberto de razão. Diminui a inércia do conjunto. KKKKKK!

- HLX (Azul Vitality)- Kit Convergence - Ar-condicionado automático digital
- Vidros elétricos traseiros - Sensor de estacinamento - Aro Sporting 15"
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re:

por Jean CM » Sáb Out 11, 2008 12:20 pm

socket escreveu:
Dauler escreveu:
André Gusmão escreveu:Fala meu povo, sou novo aqui no fórum e essa é a minha primeira mensagem.
Eu comprei um Punto 1.4 ELX há três meses e estou adorando o carro.
Quanto ao consumo, me espantei um pouco no começo pois já tive 2 Peugeot 206 extremamente econômicos, claro que eram 1.0 né, então nem dava pra comparar com 1.4.
Aqui em São Paulo, no trânsito "maravilhoso" que temos, pelos cálculos que fiz na mão, o meu Punto está fazendo quase 7 Km/l só com álcool.
Nesse último feriado fui pra Angra e gastei o tanque inteiro até lá, fazendo a média de 10 Km/l com álcool. Na volta coloquei só gasolina e vim de Angra a São Paulo gastando apenas metade do tanque, a outra metade gastei rodando quase uma semana por aqui mesmo.
Agora uma coisa que me preocupa é que antes mesmo de entrar na faixa vermelha de reserva do tanque, o computador de bordo já apita informando "Necessário Abastecimento". Pelo que li, o tanque do Punto tem capacidade para 48 litros, mas parece que só cabem 40, é a impressão que me dá.
Quem já tem o carro há mais tempo pode me dar uma opinião a respeito?

Abraços à todos.

André, o tanque do Punto apesar de constar 48, na verdade comporta 43 litros

Baseado em quê vc diz isso?

Já coloquei +- 44,5litros no meu!

Eu Já coloquei 46,8Lts. Assim que sai da concessionária.

- HLX (Azul Vitality)- Kit Convergence - Ar-condicionado automático digital
- Vidros elétricos traseiros - Sensor de estacinamento - Aro Sporting 15"
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Thales » Sáb Out 11, 2008 12:24 pm

Davi escreveu:Obrigado pela resposta Thales, vou dar uma procurada sobre a "banguela", ou "ponto-morto", mas as minhas duas dúvidas maiores são:
• Fazer apenas 6km/l com álcool com 700km rodados é normal?
• E esse comentário abaixo do mecânico da autorizada procede ou é invenção dele?
Davi escreveu:1º: (essa eu nunca havia ouvido e achei meio estranha) (:-?)

Jesus amado, o cara falou isso? heheheheh

O carro bebe msm, mas isso depende do seu trajeto e bla bla bla, nao tem essa de pressao.........q pressão é essa q o mecânico falou?
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem

AnteriorPróximo