[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por overspeed » Qui Fev 20, 2014 6:15 pm

Novidades, após 2 carros da pra ter dados sólidos com gráficos para dar credibilidade:
(obs: são 3 carros diferentes, todos 2013 e na podium)

1° grafico
Carro 100% original, mediu de 145 a 148cv (o mais importante não é o valor em si mas a ordem de grandeza que ficou próxima ao divulgado pela FIAT = 152cv)
Imagem

2° grafico
Carro do Vinera
Downpipe catless
filtro cônico
acerto totalmente conservador, perfeito pra quem quer melhor desempenho, mas não abre mão de excelente confiabilidade
Imagem

Importante frizar que a 4.400RPM chegou a ter 27cv de ganho em relação ao original

3° grafico
Carro do Fernando
Downpipe catless
coletor de escape de canos
K&N inbox
bicos abertos cerca de 15%
motor forjado (taxa original) devido ao problema que teve no passado
acerto conservador (bem menos conservador do que o anterior), perfeito para aliar desempenho com pouca agressividade
Imagem

4° grafico
Carro do Fernando
(mesmo setup)
unica diferença foi a agressividade nas curvas de combustivel - este é extremamente agressivo e requer uso de Podium.
Imagem

5° grafico
Comparação Punto T-Jet OEM x Carro do Fernando (mais agressivo)
Imagem
Observa-se que a 5.000RPM chega a ganhar mais de 40cv !!!! e que após 5.500 mesmo com melhor fluxo do DP e coletor de canos a turbina estrangula e começa a perder eficiência diminuindo o ganho
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcão_Abarth » Qui Fev 20, 2014 7:17 pm

(=D>) bacana demais a comparação!!!

Impressionante como em todo dino em que já vi passarem o T-Jet original (GG e EVO), o torque é sempre o mesmo: 24 kgfm.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por H.oliveira » Sex Fev 21, 2014 11:18 am

Over, nos dois primeiros setups é possível usar gasolina aditivada ou comum? A perda é grande em relação à podium?

Meu maior receio em remapear é ter que usar somente Podium, além do custo, aqui em BH são poucos postos que tem. Em viagem nem se fala...
Punto T-Jet Branco Branchisa (Downpipe, escape 2,5", filtro, remap Overspeed, rodas 18", molas Eibach e em breve mais...!)

viewtopic.php?f=57&t=22198&start=120
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por overspeed » Sex Fev 21, 2014 12:49 pm

No primeiro setup (161cv) pode usar comum (de boa qualidade) a vontade
No segundo setup preferencialmente Podium (mas o carro tem outros upgrades pra ter esta potência) com alguma redução do desempenho na comum.
No terceiro setup só podium mesmo (mas o carro tem outros upgrades para ter esta potência).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por H.oliveira » Sex Fev 21, 2014 2:18 pm

Então pra ter qualquer coisa cima dos 161cv teria que usar podium?

Com intercooler maior vc acredita que viria quanto a mais em cada setup?
Punto T-Jet Branco Branchisa (Downpipe, escape 2,5", filtro, remap Overspeed, rodas 18", molas Eibach e em breve mais...!)

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por overspeed » Sex Fev 21, 2014 2:46 pm

Não é assim que funciona né ? kkk num tem um "degrau"... qto mais potência maior tendência a detonação e maior necessidade de enriquecimento e usar menos ponto...

Intercooler não acredito ser o ponto fraco do sistema... nestes dois ai que observei o log a temperatura não passou dos 55°C... tudo bem que numa estrada deve subir bastante em dias quentes... mas não creio ser o "gargalo"

Antes disso creio que melhorar o escape (fazer em 2,5") deve melhorar algo mais sensível... o grande problema é que a turbina esta no seu limite... pra ganhos maiores do que este só esmo substituindo ela, bicos e tudo mais em volta que seja necessário.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por H.oliveira » Sex Fev 21, 2014 5:12 pm

Entendi. Acabei não me expressando bem... A dúvida é qual é o máximo que se pode tirar rodando na gasolina comum? Como no meu caso, downpipe sem catalisador, escape 2,5" e filtro cônico?

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sex Fev 21, 2014 6:38 pm

Over....
(=D>)

Vce mostrou algo muito importante para quem busca realidade na informação.
Conheço o dinamometro da Dynos.... Felizmente esse não "inventa" números. :wink:
Sempre quando faço alterações, levo lá para um antes e depois para confirmar.

No meu, rendeu quase a mesma coisa 172cv com Downpipe, filtro, escape, acerto. Lembro que o dia estava 1/2 frio.. e deu uma "ajudinha" kkkk

Apresentou o que sempre expomos a longa data!
Ganhos de 10-15% com downpipe e filtro.... Mais que isso, só com alterações mais hard's.
Não adianta.... Já está no limite, tirar "leite de pedra" não é fácil. :lol:

Parabéns
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por overspeed » Sex Fev 21, 2014 6:59 pm

H.Oliveira

infrlizmente meu scanner não marca qto ocorre de atraso de ponto, mas acho q da pra ir além dos 161 se for ser um pouco mais agressivo no acerto.

Ferranda

na verdade ganha muito mais de potencia média q é o q conta... Como disse chega a ganhar 27cv ali nos 4400 e é muito mais importante numa aceleração e no dia a dia do q a potencia ganha de "pico".
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sex Fev 21, 2014 7:20 pm

overspeed escreveu:H.Oliveira

infrlizmente meu scanner não marca qto ocorre de atraso de ponto, mas acho q da pra ir além dos 161 se for ser um pouco mais agressivo no acerto.

Ferranda

na verdade ganha muito mais de potencia média q é o q conta... Como disse chega a ganhar 27cv ali nos 4400 e é muito mais importante numa aceleração e no dia a dia do q a potencia ganha de "pico".

Concordo plenamente...
Eu pessoalmente não gosto de carros com picos de potencia "agudos" ou seja, carros que tem um lag longo até os 4500rpms e despejam 400cv em rotações elevadas... Para mim, são carros pouco funcionais no dia a dia... Uma pisada no meio da curva e pronto, e a frente tá no barranco. :lol:
O grande beneficio de alterar o tjet, é conseguir mais torque. Isso é o que faz o carro ficar mais gostoso de dirigir.

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo