[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Fernando Gasparetto » Sex Jan 03, 2014 6:26 pm

andrek escreveu:
Fernando Gasparetto escreveu:Senhores boa tarde.

O motor do meu t-jet quebrou com 8.330 Km. (provavelmente pistão.)
A Fiat (css Paulitália) passou em um scanner e acusou overspeed durante 3 s..... enfim, não justifica a quebra do motor e pelo diagnostico (overspeed) a Fiat
não fará o motor na garantia, ficando por minha conta ($$$$$) o reparo do motor.

:shock: :shock: :shock:

Apenas a título informativo, seu T-Jet estava original ou "mexido" (remap, unichip, filtro, downpipe, turbina, intercooler, ou qualquer outra tranqueira dessas)? Fez a troca de óleo com 6 meses ou 7.500 km? Andava muito "no pau" com o carro? Qual o tipo e a procedência da gasolina utilizada?

Não que nada disso justifique um motor tão novo quebrar, mas é importante para tentarmos identificar algum possível padrão... além disso, se não houve uma redução de marcha MUITO indevida (foi reduzir para 4a marcha, errou, e acabou engatando a 2a... :shock: ), por que raios a injeção permitiu que o carro ficasse tanto tempo (3s) em overspeed? Cadê o corte de injeção para evitar isso? Talvez alguma das eventuais "mexidas" seja a causa para isso...

Enfim, muitas dúvidas... :roll: pode nos esclarecer??? :-D

Obrigado, e boa sorte com o desenrolar do caso, esperemos que a garantia cubra o prejuizo...

Bom vamos lá...
Meu carro tá chipado e tem downpipe. SÓ. !! O corte de giro foi mantido original..
Estava a 80 km/h em terceira marcha.....começou a fazer um barulho metálico no motor....aumentou...eu tirei o pé o carro apagou e não ligou mais.
Não houve redução.....andando normal.
Combustivel.....só uso podium desde 0 km.
Tiraram a vela e tinha um pedaço de pistão enfiado na vela.
Não sei se é do pistão ou outra coisa que subiu.....mas que #@%&!....#@%&!. !!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Sex Jan 03, 2014 11:03 pm

Cada hora que vejo um relato assim sobre o t-jet, me desanima mais em comprar. Me parece um carro do tipo frágil que não se pode fazer nada que já quebra. Não pode arrancar forte se não pode ferrar o cambio, que diga-se de passagem é o calcanhar de Aquiles deste carro. Defeitos bestas que ainda tem desde que o carro fora lançado. É o tipo de carro q compra e não pode fazer nenhuma alteração ate q vença a garantia. Assim fica difícil, eu gosto mto do punto, mas estou ficando desanimado. To ate pensando em pegar um DS3, mesmo q tenha q financiar a diferença.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por andrek » Sáb Jan 04, 2014 1:28 am

Fernando Gasparetto escreveu:
Bom vamos lá...
Meu carro tá chipado e tem downpipe. SÓ. !! O corte de giro foi mantido original..
Estava a 80 km/h em terceira marcha.....começou a fazer um barulho metálico no motor....aumentou...eu tirei o pé o carro apagou e não ligou mais.

Você vai me desculpar a sinceridade, Fernando, mas nesse caso acho que a Fiat está certa em não consertar na garantia. :shock: Sorry...

A montadora leva anos fazendo o projeto de um motor, com um batalhão de engenheiros, para conciliar variáveis complicadas e antagônicas como desempenho, economia, torque em baixa, potência em alta, emissões, durabilidade, suavidade, etc - além de, é claro, custo de produção e de manutenção. Ela dá garantia em cima do produto que ela produziu... quando alguém faz chip, downpipe, remap, filtro e sei lá mais o que, está deturpando e desvirtuando o projeto original. Como num efeito dominó, as consequências podem ser muito maiores do que se pensa. Não tem como esperar que a garantia cubra algo assim...

Tenho certeza que foi o seu caso, infelizmente... o chip interferiu de forma inesperada no corte de injeção, que não atuou como deveria, permitindo que o motor trabalhasse em overspeed... fora o downpipe, que altera o padrão termodinâmico original do conjunto motor / escape, e pode causar efeitos imprevisíveis... deu no que deu...

É por essas e outras que vejo com muita desconfiança esses "ups"... reparou que foi a primeira pergunta que eu fiz quando li seu relato? Sabia que seria muito improvável acontecer algo assim num motor originalzinho, ainda mais um tão novo como o seu!

Se você aceitar um conselho de amigo, conserta o T-Jet nos padrões originais; o carro vai perder alguns poucos décimos de segundo numa puxada, mas a durabilidade no longo prazo compensa... :wink:

Abraços e boa sorte no desenrolar dos fatos!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por ututy » Sáb Jan 04, 2014 2:10 am

andrek escreveu:
Fernando Gasparetto escreveu:
Bom vamos lá...

Você vai me desculpar a sinceridade, Fernando, mas nesse caso acho que a Fiat está certa em não consertar na garantia. :shock: Sorry...

A montadora leva anos fazendo o projeto de um motor, com um batalhão de engenheiros, para conciliar variáveis complicadas e antagônicas como desempenho, economia, torque em baixa, potência em alta, emissões, durabilidade, suavidade, etc - além de, é claro, custo de produção e de manutenção. Ela dá garantia em cima do produto que ela produziu... quando alguém faz chip, downpipe, remap, filtro e sei lá mais o que, está deturpando e desvirtuando o projeto original. Como num efeito dominó, as consequências podem ser muito maiores do que se pensa. Não tem como esperar que a garantia cubra algo assim...

Tenho certeza que foi o seu caso, infelizmente... o chip interferiu de forma inesperada no corte de injeção, que não atuou como deveria, permitindo que o motor trabalhasse em overspeed... fora o downpipe, que altera o padrão termodinâmico original do conjunto motor / escape, e pode causar efeitos imprevisíveis... deu no que deu...

É por essas e outras que vejo com muita desconfiança esses "ups"... reparou que foi a primeira pergunta que eu fiz quando li seu relato? Sabia que seria muito improvável acontecer algo assim num motor originalzinho, ainda mais um tão novo como o seu!

Se você aceitar um conselho de amigo, conserta o T-Jet nos padrões originais; o carro vai perder alguns poucos décimos de segundo numa puxada, mas a durabilidade no longo prazo compensa... :wink:

Abraços e boa sorte no desenrolar dos fatos!

amigo , me desculpe mas os "ups" quando bem feitos e bem pensados so acrescentam no carro . o time de engenheiros e afins pensam no carro para uma "massa" e nao para cada individuo , onde muitos , nessa parte eu me incluo, preferem esportividade (que ja nao e la grandes coisas em nossos TJET ) a uma vida mais longa do motor (logicamente padroes aceitaveis ) e consumo. Nao e um downpipe que ira destruir o conjunto do motor / escape assim como o chip , que na verdade ate melhora pois ele e exclusivo para o seu motor e nao apenas um mapa global aplicado a todos motores da linhagem . No caso do amigo, eu arriscaria dizer que foi algum erro no acerto do chip , mas acho estranho entrar em over a 80 km/h de terceira
marcha onde o corte de injeçao nao se faria necessario , logo mesmo que o chip tenha tirado esse corte ele estaria dentro dos padroes normais . Alem de que ele foi o primeiro caso que vejo de TJET com motor por fazer , se tem algo bom nesse projeto e o motor que ja vem com algumas peças forjadas , ficando o grande problema pro cambio do carro (que se tratado com carinho tambem aguenta os ups ) ainda arriscaria , mesmo sem saber dizer o porque, que o carro dele sofreu com mistura pobre e fez o kabom do motor .
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por andrek » Sáb Jan 04, 2014 8:44 am

ututy escreveu:amigo , me desculpe mas os "ups" quando bem feitos e bem pensados so acrescentam no carro.

Talvez eu tenha me expressado mal... não acho que o fato de fazer os "ups" VAI com certeza prejudicar a durabilidade do motor, mas certamente PODE prejudicar... não tenho dúvida de que foi isso que aconteceu com nosso amigo Fernando, infelizmente... :(

Ganhar alguns décimos de segundo numa arrancada, na minha opinião, não vale esse risco, pois caso algo saia errado com o "up" e o pior aconteça, o prejuízo é grande... esse era o meu ponto. Claro que cada um tem a sua opinião, e todo o direito de modificar seu carro, mas é importante estar atento para possíveis consequências. :shock:

Além disso, como expliquei antes, acho que a Fiat está certa em não consertar o carro na garantia nesse caso, pois se o carro estivesse original o problema certamente não teria acontecido.

Abraços
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por andrek » Sáb Jan 04, 2014 8:54 am

Febezza escreveu:Cada hora que vejo um relato assim sobre o t-jet, me desanima mais em comprar. Me parece um carro do tipo frágil que não se pode fazer nada que já quebra. Não pode arrancar forte se não pode ferrar o cambio, que diga-se de passagem é o calcanhar de Aquiles deste carro. Defeitos bestas que ainda tem desde que o carro fora lançado. É o tipo de carro q compra e não pode fazer nenhuma alteração ate q vença a garantia. Assim fica difícil, eu gosto mto do punto, mas estou ficando desanimado. To ate pensando em pegar um DS3, mesmo q tenha q financiar a diferença.

Meu caro, passei 3 anos namorando a ideia de comprar um T-Jet, desde quando ele foi lançado até a chegada do novo modelo - que eu achei muito bonito e não resisti mais... nesse ínterim, pesquisei muito sobre o carro, inclusive aqui no clube, e vi que o motorzinho é muito bom e resistente (não é à toa que equipa carros de marcas Premium da Fiat, como Lancia Delta, Alfa Romeo MiTo e Alfa Romeo Giulietta), e que a esmagadora maioria dos casos de problemas nesse motor são decorrência dos famigerados "ups", como é o caso relatado aqui pelo nosso amigo Fernando. Não dá para culpar o motor, o carro ou a Fiat por isso...

Quanto ao câmbio, concordo plenamente que é subdimensionado por carro, ele deveria ter a mesma caixa de 6 marchas do Bravo T-Jet e do Abarth Punto europeu. E, mais uma vez, se já é crítico com o motor original, imagina com os tais "ups"...

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Febezza » Sáb Jan 04, 2014 1:10 pm

Mas o que vem ao caso é: vc adquiri um carro esportivo, tem que usa-lo como se fosse um carro turbo adaptado mal dimensionado qu pode estourar o cambio. Carro esportivo, ainda mais turbo, as chances do dono querer fazer um up são grandes, já que quem adquiri um carro do tipo esportivo quer um pouco pouco mais daquilo que no carro propõe. Pegue por exemplo os jetta tsi, quantas pessoas fazem o stage 1 neles, aumenta bastante a potencia do carro e não tem relato d pau em qlqr tipo de componente. Não to dizendo que o t-jet é. Ruim, mas q é. Um carro frágil em alguns requisitos, e vc não pode usar de forma esportiva mesmo pois pode ferrar com o cambio, que já uma pica q a fist já devia ter resolvido, #sqn
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por sarjun » Sáb Jan 04, 2014 1:48 pm

Se alguém tiver a curiosidade, basta acessar o site reparadorfiat.com.br e verificar no menu de catálogo de peças da Fiat. Compare o código das peças dos câmbios dos Fiat equipados com motores GM 1.8 com o código das peças internas do câmbio do Punto T-Jet. São as mesmas peças. Notem principalmente os aneis sincronizadores da 3ª e 4ª marchas, que são os mesmos até para a linha Palio motor Fire 1.4. Então, torque maior do 1.4 16v turbo, calçado com rodas 17", receita para quebras prematuras, se o proprietário não andar sempre à passeio, e não arrancando forte em algumas saídas de sinais, em tentativas de engate mais rápido. Os sincronizadores são os primeiros a ir pro saco. Podem apostar. Fica aí a dica.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Sáb Jan 04, 2014 1:53 pm

Cara...Jetta, Civic SI quebram sim..e não é pouco ! Só não ficam falando...

Si quebra muito porque se girar acima de determinado valor a bomba de óleo cai a pressão, quebra porque rende o máximo com mistura no limite de rico e com alguma atividade no sensor de detonação... jetta tem casos de quebra até 100% original devido por exemplo a presença de enxofre em demasia (agora em Janeiro o valor diminuiu na nossa gasolina)...não é coisa exclusiva de TJet (e tbm de Marea turbo do qual sou proprietário).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sáb Jan 04, 2014 4:01 pm

overspeed escreveu:Cara...Jetta, Civic SI quebram sim..e não é pouco ! Só não ficam falando...

Si quebra muito porque se girar acima de determinado valor a bomba de óleo cai a pressão, quebra porque rende o máximo com mistura no limite de rico e com alguma atividade no sensor de detonação... jetta tem casos de quebra até 100% original devido por exemplo a presença de enxofre em demasia (agora em Janeiro o valor diminuiu na nossa gasolina)...não é coisa exclusiva de TJet (e tbm de Marea turbo do qual sou proprietário).

Verdade, inclusive alguns casos de cambio DSG dos Jettas tsi.
Mecatronica desses cambios é sensivel e custa a bagatela de 18K
Já o cambio completo, passa dos 30K
Sei porque no meu A3 que é o mesmo powertrain, já deu "pau".
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo