[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Barrika13 » Qui Set 12, 2013 6:28 pm

Rafael Valente,

Tudo bem?

Só para ver se eu entendi o que você disse.

Qual o motivo do seu T-jet original ter 180 cv e 24 kgfm de torque?

Acompanhei um seminário da Copa Linea, e vi que bicos e turbinas são trocados para gerarem a potência de 260 cv...o que eles mantem são os componentes internos do motor originais...

O assessor técnico da Fiat levou um Bravo T-jet para o Galpão da Fullpower para acertar no dino...juntamente com profissionais de preparação....colocando uma turbina Garret roletada maior, eliminando o catalisador e usando piggyback da HIS ele conseguiu chegar a 210 cv no limite dos bicos originais...

Sei que você é profissional do ramo, e longe de mim duvidar de você, porém mexo a tempos com carro turbo...tinha um Corsa 2009 turbinado...então aprendi bastante coisa em anos de estudo e curiosidade e acho seus resultados muito bons para pouca coisa.

Será que o dino que você passou não está "auxiliando" o resultado? Tentou medir em outro dino?

Meu Corsa tinha diferença de até 40 cavalos entre dinamometros que medi...Dynotech, dynomet...etc

Como disse não estou aqui para duvidar, uma vez que aprecio seus posts, vídeos, explicações...etc.

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rvalente » Qui Set 12, 2013 6:35 pm

Barrika13 escreveu:Rafael Valente,

Tudo bem?

Acompanhei um seminário da Copa Linea, e vi que bicos e turbinas são trocados para gerarem a potência de 260 cv...o que eles mantem são os componentes internos do motor originais...

O assessor técnico da Fiat levou um Bravo T-jet para o Galpão da Fullpower para acertar no dino...juntamente com profissionais de preparação....colocando uma turbina Garret roletada maior, eliminando o catalisador e usando piggyback da HIS ele conseguiu chegar a 210 cv no limite dos bicos originais...

Sei que você é profissional do ramo, e longe de mim duvidar de você, porém mexo a tempos com carro turbo...tinha um Corsa 2009 turbinado...então aprendi bastante coisa em anos de estudo e curiosidade e acho seus resultados muito bons para pouca coisa.

Será que o dino que você passou não está "auxiliando" o resultado? Tentou medir em outro dino?

Meu Corsa tinha diferença de até 40 cavalos entre dinamometros que medi...Dynotech, dynomet...etc

Como disse não estou aqui para duvidar, uma vez que aprecio seus posts, vídeos, explicações...etc.

Abraços

É válido duvidar sem problema, com certeza assim que chegar na configuracao final, vou passar em mais do que 1 dyno... Existem diferenças sim... Temperatura, pressao barometrica do dia e etc...

40 cvs de um dyno para outro é muito grotesco... uma coisa é bem certa, o meu Tjet tá puxando mais do q o Juke 1.6T... testei diversas vezes contra na brincadeira... o Juke tem aferido 190cv e 25 kilos de torque, logo, acima de 190HP o T-JET está.

Beleza?!

Abs!
rvalente

por toledo9 » Qui Set 12, 2013 6:37 pm

rvalente escreveu:
cassioferraz escreveu:
rvalente escreveu:Vai não :mrgreen: Pode ficar traaaaannnquilo... kkkkkkk ainda vem mais... e nao vai abrir bico! :formatura:

Te atesto que a turbina aguenta 230cv com regulagem correta! e o motor 250cv com boa durabilidade ( 100k km )

Como tenho meus contatos com Designers e Engenheiros da FIAT, tudo fica mais fácil. :formatura:

Abs!

Quanto ao motor, nao é meu questionamento, agora vou discorda da turbina, mas nao aguenta 230cv nem na lua, ja acompanhei muitas preparações mantendo turbina original, tanto aqui no brasil como la fora, e olha que fazem escape, ic, filtro, chip, para render 190cv, os que conseguem chegar nos 200 sao raros, e como falei aumenta se o perigo de quebra. Na copa Linea usam garret gt1548, se a turbina original desse contar como vc fala nao iriam a trocar.

Copa Linea opera em 284CV, 230 SIM é Possivel e como sempre, hei de provar... aguarde... para melhorar, nao vou passar no Dyno de rolo, vou ligar direto ao Dyno de Motor que tenho acesso na Fabrica da Nissan... alí, a medição é perfeita.

Abraços!

Copa Linea usa outro rotor na turbina .....que alias essa loja aqui vende similar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... pgrade-_JM

Mas seja la o que voce for fazer , tomara que de certo. Vai ser uma lenda um T-jet de 230cv sem up de turbo :mrgreen:
T-jet / skydome /Ar digital

Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rvalente » Qui Set 12, 2013 6:38 pm

Um Fato curioso de testes foi esse experimento que fiz com um amigo meu filmando lá em Bananal, cidade 50km distante da Fabrica de Resende da Nissan...

Por exemplo... nesse teste, vai dar para ver o Surge da Turbina na aceleração, bem como em Baixa o carro ficou uma *&%$# ( até 2500 RPM ) após isso ele fica animal e em conjunto com o ruido da turbina é um tesão, porem, resolvi tirar, pois aumenta o consumo e me tira a pouca elasticidade do motor em baixa, nao uso o motor acima de 2500 RPM na cidade, seria vantagem na estrada...

Mesmo utilizando um Bellmouth, nao obtive o resultado esperado para a baixa....

Espero que gostem.

Abraços!
rvalente

por Ferranda » Qui Set 12, 2013 6:43 pm

Imagem

Vamos se ater aos fotos...
Medição antes da alteração.... 180 CV
Medição com unichip ... 201cv
Diferença 11,6%

Isso é o normal de acontecer.... :wink:

A medição do meu tjet deu 146 cv antes das alterações
Após as alterações (Chip + downpipe) foi pra 165cv
Diferença de 13%.
Aí até diferenças climaticas alteram as medições. Afinal de contas, o que separa a medição do antes e depois muitas vezes são meses.

Isso que importa...
Como já foi dito anteriormente, cada dinamometro tem uma particularidade.
O importante é saber o quanto deu de diferença .
Senão vai ficar parecendo discussão de criança, pra saber quem tem o "pipi" maior :lol:

Claro que se vce retirar o motor do seu punto e colocar na bancada, vai dar um valor de potencia maior....
Na bancada, retira-se todos os itens que roubam potencia + Bombas de dh,alternador, bomba d'agua e etc (a refrigeração vem por linha externa).

Concordo com o amigo que disse acima, na Europa com combustível 98RON, a turbina IHI chega chorando num ganho de 30%.
Se voce levar em conta que seu carro marcou 180cv original, ele vai pra 230cv nesse dinamometro.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Barrika13 » Qui Set 12, 2013 6:45 pm

rvalente escreveu:
Barrika13 escreveu:Rafael Valente,

Tudo bem?

Abraços

É válido duvidar sem problema, com certeza assim que chegar na configuracao final, vou passar em mais do que 1 dyno... Existem diferenças sim... Temperatura, pressao barometrica do dia e etc...

40 cvs de um dyno para outro é muito grotesco... uma coisa é bem certa, o meu Tjet tá puxando mais do q o Juke 1.6T... testei diversas vezes contra na brincadeira... o Juke tem aferido 190cv e 25 kilos de torque, logo, acima de 190HP o T-JET está.

Beleza?!

Abs!

Beleza!

Fico feliz em saber desse potencial todo do T- Jet sem grandes alterações!

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rvalente » Qui Set 12, 2013 7:08 pm

Ferranda escreveu:Concordo com o amigo que disse acima, na Europa com combustível 98RON, a turbina IHI chega chorando num ganho de 30%.
Se voce levar em conta que seu carro marcou 180cv original, ele vai pra 230cv nesse dinamometro.

Gostei da abordagem do Amigo Ferranda... Chegou num ponto interessante... Digo que nao precisa ir até a Europa para ter acesso a Combustíveis bons hein! (:D)

Acho que voce está chegando no fundo do mistério! :mrgreen: Disserte mais sobre...

Abraços!
rvalente

por Ferranda » Qui Set 12, 2013 8:43 pm

rvalente escreveu:
Ferranda escreveu:Concordo com o amigo que disse acima, na Europa com combustível 98RON, a turbina IHI chega chorando num ganho de 30%.

Gostei da abordagem do Amigo Ferranda... Chegou num ponto interessante... Digo que nao precisa ir até a Europa para ter acesso a Combustíveis bons hein! (:D)

Acho que voce está chegando no fundo do mistério! :mrgreen: Disserte mais sobre...

Abraços!

Como disse... 230 cv nesse dinamometro que marcou 180cv no seu original.
Porem me atenho aos 12% de ganho.
Um motor "gold" com 160cv já é bastante, com esse ganho (12%) já iriam pra otimos 180cv
Se fosse tão simples, qual é a logica do kit esseesse :?: :wink:

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por rvalente » Qui Set 12, 2013 8:50 pm

Nao... estou me referindo a combustível... esquece o dino... ele está correto... a Gasolina que tem algo diferente...
rvalente

por Ferranda » Qui Set 12, 2013 9:28 pm

Não conheço gasolina premium >95 RON sem chumbo no Brasil.
A gasolina avigas 100LL (Low lead) Famosa gasolina azul não é a mais indicada.
Mesmo tendo baixa quantidade de chumbo tetraetila, já é suficiente pra "danar" velas, catalisador e etc.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo