[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por cellintel » Qua Set 04, 2013 11:53 am

É isso ai ferranda! ;)
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Botelho » Qua Set 04, 2013 2:08 pm

So penso que nego devia marcar um encontro nacional em um dyno e tirarmos essas medições de forma "padronizada" e sistemica.


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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por toledo9 » Qua Set 04, 2013 2:35 pm

Botelho escreveu:So penso que nego devia marcar um encontro nacional em um dyno e tirarmos essas medições de forma "padronizada" e sistemica.


Enviado de meu GT-N8000 usando o Tapatalk 2



Já e difícil marcar encontro estadual , imagina que nego vai sair de BH e viajar 600km pra um encontro em SP por exemplo :mrgreen:

Mas você esta certo , seria ótimo tirar a prova dos 9 em um dina único
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Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por overspeed » Qua Set 04, 2013 11:23 pm

Sem querer me intrometer na "briga", mas o motor não quer saber quem mandou vir X de combustivel, Y de ponto ou Z% na valvula que controla a pressão... pouco importa se foi Unichip ou se a ECU foi modificada para tal...

Quanto a adição de alcool... bom ele funciona como um antidetonante, se o chip foi feito levando em conta isto com a adequação de enriquecimento necessário vai funcionar bem (eu não faria por motivos de repetibilidade, é dificil vc sempre manter a mesma proporção alcool-gasolina qdo vai abastecer)

Qto ao intercooler, é um FATO qto mais frio o ar entrar, mais potencia vc terá... qto maior o intercooler mais tempo ele leva pra saturar, obvio que o aumento de tamanho faz com que ocorra um aumento no LAG (mas não no boost threshold) então ele sempre será bem vindo em casos de aumento de potência.

Como disseram...cada dino tem uma certa particularidade, até porque são inerciais, ou seja medem a aceleração de uma massa (inércia), os dinas da fabrica são diferentes, vc trava a rotação que quer medir (no caso de potencia máxima) e ai abre a borboleta 100% e ele manterá a rotação e vc pode então medir a potência que ele estará segurando para que a rotação não aumente...por este fato o peso do rolo num inercial ja começa a dar diferença, medição em marchas distintas tbm da valores diferentes por motivos obvios.


Por ultimo... maior potencia de pico não significa que terá melhor desempenho pois o motor não fica estatico numa mesma rotação e sim viaja dentro dos regimes de troca de marcha, portanto a potencia média é que conta

veja o exemplo do meu carro, com overbooster desligado e pressão fixa em 0,8bar e depois com overbooster e pressão de 0,7bar: obvio que com menos potencia de pico, mas maior de média o desempenog MASSACRA o anterior:

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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Qui Set 05, 2013 12:55 am

Ferranda escreveu:Rafael.
Acho saudável a troca de informações.
Entendi o que o Takina falou a respeito do dinamômetro.
Se vce pegar o mesmo veiculo e no mesmo dia levar em 3 dinamômetros de rolo diferentes, você terá números de potencia e torque diferentes.
Nunca vi em nenhum dinamômetro de rolo um laudo de aferição do equipamento! :wink:
Mercadologicamente, é muito melhor pra fiat divulgar que o Tjet tem 180cv. (Sendo que cavalaria nunca me alegrou muito. Gosto é de motor "torcudo"). :lol:

Isso que ele quis dizer quando afirmou que no carro dele com 190 cv e andou mais forte que um outro com 200cv....
Pois os dois não foram medidos no mesmo dinamômetro, possivelmente se o carro dele fosse medido no mesmo dinamômetro dos 200cv, possivelmente viria 210 cv. :wink:

Por fim, pode ter certeza que a grande maioria das pessoas do forum são pessoas em busca de amizade e boas rizadas.
Conheço o Takina pessoalmente, (assim como teria prazer de te conhecer). E posso afirmar que a intenção dele é das melhores.
Esse deve ser o espirito saudável que deve imperar.
Muitas vezes podemos ler algo que pode soar "agressivo" , porem devemos nos desarmar. Algo escrito informalmente em um fórum pode muitas vezes ser interpretado de forma errônea.

(>:D<)


Grande Ferranda, é exatamente isso.
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por lupa_luispaulo » Qui Set 05, 2013 1:02 am

Takinarios escreveu:
Ferranda escreveu:Rafael.
Acho saudável a troca de informações.
Entendi o que o Takina falou a respeito do dinamômetro.
Se vce pegar o mesmo veiculo e no mesmo dia levar em 3 dinamômetros de rolo diferentes, você terá números de potencia e torque diferentes.
Nunca vi em nenhum dinamômetro de rolo um laudo de aferição do equipamento! :wink:
Mercadologicamente, é muito melhor pra fiat divulgar que o Tjet tem 180cv. (Sendo que cavalaria nunca me alegrou muito. Gosto é de motor "torcudo"). :lol:

Isso que ele quis dizer quando afirmou que no carro dele com 190 cv e andou mais forte que um outro com 200cv....
Pois os dois não foram medidos no mesmo dinamômetro, possivelmente se o carro dele fosse medido no mesmo dinamômetro dos 200cv, possivelmente viria 210 cv. :wink:

Por fim, pode ter certeza que a grande maioria das pessoas do forum são pessoas em busca de amizade e boas rizadas.
Conheço o Takina pessoalmente, (assim como teria prazer de te conhecer). E posso afirmar que a intenção dele é das melhores.
Esse deve ser o espirito saudável que deve imperar.
Muitas vezes podemos ler algo que pode soar "agressivo" , porem devemos nos desarmar. Algo escrito informalmente em um fórum pode muitas vezes ser interpretado de forma errônea.

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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Botelho » Sex Set 06, 2013 4:23 pm

http://www.gnttype.org/techarea/turbo/turboflow.html
https://www.google.com.br/url?sa=t&sour ... e2cuvEen4g


Vou deixar isso aqui.
Quem quiser ler, fique a vontade.
Quem quiser continuar falando besteira de escape dimensionado...coletor...intercooler...fique a vontade também.
Agora vou falar só uma coisa...cadê a matemática dos preparadores "conceituados"?



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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Fernando Gasparetto » Sex Set 06, 2013 5:41 pm

Botelho escreveu:http://www.gnttype.org/techarea/turbo/turboflow.html
https://www.google.com.br/url?sa=t&sour ... e2cuvEen4g


Vou deixar isso aqui.
Quem quiser ler, fique a vontade.
Quem quiser continuar falando besteira de escape dimensionado...coletor...intercooler...fique a vontade também.
Agora vou falar só uma coisa...cadê a matemática dos preparadores "conceituados"?



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Botelho, bem legal esses dados. Agora resumindo......
Entendo bem pouco de inglês.... :lol:
Vou fazer o downpipe....mas fica a dúvida. Qual diamêtro correto ??
Todo mundo instala de 2,5', é isso mesmo ?

Abçs
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por rvalente » Sex Set 06, 2013 7:16 pm

Instale 2.5 e se arrempenda amargamente de perder torque em baixa... MANTENHA A DESGRAÇA DO ESCAPE PÓS DOWNPIPE INTACTO!!! Não sei o que Brasileiro tem contra manter o escapamento original (~X() (~X() (~X() ( deve achar que engenheiro automotivo é tudo burro e dimenssiona tudo errado para prejudicar o usuário final ) (~X() (~X() (~X() ... gosta de torrar dinheiro onde nao precisa! Pensem gente! Quer ronco, muda o final e pronto! (>:D<)
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Botelho » Sex Set 06, 2013 8:59 pm

rvalente escreveu:Instale 2.5 e se arrempenda amargamente de perder torque em baixa... MANTENHA A DESGRAÇA DO ESCAPE PÓS DOWNPIPE INTACTO!!! Não sei o que Brasileiro tem contra manter o escapamento original (~X() (~X() (~X() ( deve achar que engenheiro automotivo é tudo burro e dimenssiona tudo errado para prejudicar o usuário final ) (~X() (~X() (~X() ... gosta de torrar dinheiro onde nao precisa! Pensem gente! Quer ronco, muda o final e pronto! (>:D<)

Escutem o tio valente

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